quarta-feira, 1 de junho de 2011

Um em cada seis policiais de Santa Catarina estão à beira da Exaustão

O serviço policial, por mais que o profissional esteja acostumado à rotina, necessita de constante expectativa e atenção, pois qualquer descuido pode valer a vida própria ou de terceiros. Uma atitude brusca de um cidadão que passa por uma guarnição PM gera susto e posturas que exigem algum esforço cognitivo – mesmo que apenas seja um despretensioso cumprimento.
Ao mesmo tempo, situações de risco iminente existem, sem falar daquelas em que o policial precisa gerenciar conflitos aparentemente simples, mas que exigem flexibilidade emotiva e poder de convencimento. Ao tentar negociar o término duma briga entre marido e mulher, um pouco da incompreensão existente entre o casal é absorvida pelo policial, o “algodão entre os cristais”.
Junte-se a isso a necessidade de serviços extras, inclusive os informais, os chamados “bicos”, que chegam a ser mais exigentes em carga horária e dedicação do que o serviço das próprias corporações em que os policiais atuam. Para completar os ingredientes da receita, some-se a cobrança dos superiores e da sociedade, a falta de reconhecimento, a injustiça funcional, onde nem sempre os melhores são privilegiados, e a precariedade das condições de trabalho.
O resultado da soma de todos esses fatores, e alguns outros, o senso comum já dizia há muito tempo: estresse. “A profissão policial é uma das mais estressantes que existem!”, ouvimos muito falar. Um estudo relevante vem ratificar este diagnóstico no âmbito das polícias de Santa Catarina, onde foi observado que pelo menos 01 em cada 06 policiais vivem em níveis elevados de estresse (à beira da exaustão):
FLORIANÓPOLIS - O nível de estresse nos servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP) está à beira da exaustão, segundo um estudo que será divulgado no próximo dia 18. Na última semana, a reportagem teve acesso a parte dos números do Mapeamento de Fontes de Estresse.
O estudo mostrou que 15% dos trabalhadores da SSP sofrem desse mal. É praticamente um em cada seis servidores. O catalisador desse problema é a hora extra feita para complementar o salário.

Leia mais…

Abaixo, um quadro demonstrativo da situação específica em cada corporação policial:

Este tipo de estudo devia ser realizado em todas as corporações policiais brasileiras – já seria um início de administração do problema, que carece de medidas urgentes de amenização, afinal, não se pode conceber que policiais estejam em situação emocional tão instável, quando na sua atuação é exigido o papel de moderador.
Vejamos quais ações serão adotadas pelo Governo de Santa Catarina, que tem a chance de se tornar referência na área.

Fonte: Abordagem Policial.

3 comentários:

  1. Bom dia, policiais e bombeiros!
    É, o governo já decidiu 15% e pronto.
    Não vou falar aki no desprestígio do governador para com a tropa pm/bm, não vou falar no nefasto carioca nepomuceno, nem em assuntos correlatos!
    Vou falar de GREVE!
    Há meses venho dizendo que esta luta só poderá ser vencida SE nós sairmos do ostracismo e divulgarmos pra população a nossa situação!!!
    O governador vai às tvs oficiais e diz que nosso SOLDO é R$ 1890,00, e A COMISSÃO E O MEU DEPUTADO NÃO BOTAM UM CARRO DE SOM NAS RUAS PRA DIZER SÓ A VERDADE?!?!
    Temos que entrar em greve!
    Mas antes disso, temos que anunciar ao "povo do Acre" que o governador MENTE descaradamente!
    Que o salário do pm é o SOLDO: ATUALMENTE MENOS QUE UM SALÁRIO MÍNIMO!!!!
    Nossa maior propaganda está diariamente nos jornais: a violência está explodindo e atingindo até mesmo aqueles que se posicionam contra nosso movimento!
    Repito: vamos pra greve, mas VAMOS AVISAR A POPULAÇÃO UMA SEMANA ANTES!!!
    Panfletagem!
    Carro de som!
    Deputado nas ruas de microfone nas mãos e junto com a comissão!
    Lugar de Deputado não é na Assembléia é nas ruas junto da sua categoria!!!
    Durante no mínimo 5 dias antes de entrarmos em greve!
    Vamos
    Sem isso não conseguiremos!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso ae amigo, apoio vc em todas suas conjecturas!!!

    ResponderExcluir
  3. a falta de respeito e dignidade não é só no Acre mesmo, só falta dizer que o gov de lá é PTista também.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.