sexta-feira, 17 de junho de 2011

Governo desrespeita militares e não marca reunião para negociação salarial

A ver navios. Assim pode ser considerada a situação dos militares. A reunião marcada pelo líder do governo Moisés Diniz (PCdoB) junto à equipe de governo para definir a agenda de negociação para a próxima semana não foi das melhores para policiais militares e membros do Corpo de Bombeiros. De acordo com membros da comissão militar, a categoria ficou sem data certa.

- Fomos recebidos pelo sub do sub secretário. Nos falaram que o comandante geral da PM é que deverá marcar a reunião, disse o militar.

 Isso é uma resposta clara para a categoria de que o governo está inflexibilizando o diálogo e desafiando os militares. Informações dão conta de que o endurecimento governista se dá devida a liderança que os militares estão tendo nas manifestações.

Inoperante
Os posicionamentos dos clubes de cabos e soldados e sargento subtenentes estão deixando a desejar. O primeiro, por exemplo, faz tempo que não se envolve em reuniões e não levou qualquer representante nas manifestações do dia 4, 13, 14 de Maio e 14 de junho. Quanto ao Clube de sargentos e subtenentes a atuação tem demonstrado algumas fendas no movimento e levado à desagregação da categoria.

Necessidade de se reinventar
Os militares precisam agora reinventar novas formas de luta. Diante do cenário, a categoria poderá sofrer perdas irreparáveis caso não consiga se reorganizar imediatamente para pressionar o governo por melhorias salariais. De acordo com membros da comissão, a assembléia geral do dia 28 ainda está de pé e poderá trazer reviravoltas dentro das instituições militares.



cONFIRA A ATA DA REUNIÃO

REUNIÃO GOVERNO X SINDICADOS PARA DEFINIÇÃO DA nova AGENDA PARA CONTINUIDADE DAS NEGOCIAÇÕES: SOMENTE OS MILITARES ESTADUAIS NÃO TIVERAM DATA PRÉ-DEFINIDA.

Durante o fim da manhã desta sexta-feira, conforme acordado com o Líder do Governo, Deputado Moisés Diniz, na sala de reuniões da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, representantes dos sindicatos ouviram do Assessor do Assessor Especial Francisco Afonso Nepomuceno, Sr. Paulo Sá, a publicação das datas de reuniões para discussão de pauta salarial com o Governo. Todas as datas a partir de segunda-feira, exceto a dos militares estaduais. Segundo o Assessor do Excelentíssimo Assessor Especial Nepomuceno Carioca, a data de negociação dos militares estaduais será definida pelo Comandante-Geral da PMAC e comunicada aos representantes das associações castrenses. Justificou dizendo que à exceção dos militares estaduais, as outras categorias já vinham negociando diretamente na SAI, naquela mesma sala de reuniões.
Tal fato gerou profundos protestos, principalmente por parte do SGT BM Francisco Jusciner (Presidente da APRABMAC). Ele aduziu, dentre outras argumentações, o fato dos Comandantes-gerais não deterem poder sobre a Fazenda Pública, para deliberar sobre impacto na folha e no orçamento. Até mesmo representantes de outros sindicatos se indignaram com a indefinição e manifestaram apoio e reprovação imediata à inexistência da data, especialmente o SPATE (sindicato ligado à saúde). Francisco Jusciner também asseverou a título meramente ilustrativo que 3 sindicatos que sequer compareceram tiveram datas previamente agendadas (SINDAP, ISE e SINDSAD). “Não é ao fato da ausência de outros sindicatos que me aporto, porque isso não nos diz respeito, mas a não definição da agenda de categoria que está legalmente presente.”
Segundo o Tesoureiro da APRABMAC (SD BM Abrahão Púpio) “o problema real não é o miliciano negociar primeiro ou por último, mas sim o Governo não ter previamente em mãos o calendário de negociação de categoria trabalhista tão importante para a sociedade, especialmente nas áreas de segurança pública e defesa civil”. Disse ainda, “Infelizmente, novamente o Governo denotou a impressão de não dar a devida atenção para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Ou seja, nós nem precisaríamos ter vindo, pois saímos como chegamos em relação a datas, objetivo maior do encontro de hoje”, desabafou o militar.
O Sargento PM João Jácome fez contato com o Coronel PM Anastácio com o objetivo de saber a data de negociação com a categoria, mas até a noite desta sexta-feira ainda não tinha retornado a ligação prometida.
De toda sorte, no dia 28 de julho, a partir das 8h da manhã, em frente à Assembléia Legislativa, haverá Assembléia-Geral coletiva com todas as categorias trabalhistas, ocasião na qual serão informadas sobre o que se trouxe de conquista ou não deste processo.
Ademais, ponto positivo na reunião desta segunda foi a adesão oficial do Sindicato dos Médicos (SINDMED) ao movimento coletivo de reivindicação.

Veja as datas de negociação com outras categorias:

SPATE: segunda-feira, 10h, na SAI;
URBANITÁRIOS: terça-feira, 11h, na SAI;
SINDECAF e outros congêneres: terça-feira, 12h, na SAI;
SINTESAC: segunda-feira, 15h;
IAPEN (SINDAP): 16h, segunda-feira (ausente na reunião);
SINPOL: 17h, segunda-feira;
ISE: terça-feira, 10h (ausente na reunião);
SINDSAD: terça-feira, 11h (ausente na reunião);
SINDMED: terça-feira, 15h;
SINDICATO DOS GESTORES: terça-feira, 16h.

Entretanto, apesar das dificuldades e dos meandros acentuados, a Comissão de Negociação dos Militares está atenta a tudo e continua firme e com esperança de boas conquistas ao final deste processo, logicamente, desde que respaldada pela confiança e engajamento da base, dos representados. Compareceram à reunião de hoje, além dos 3 (três) militares supracitados, os sargentos PM Isaque e Leorne.

8 comentários:

  1. Vou repetir novamente, AGORA É GREVE! Vamos logo procurar saber as bases do habeas corpus que foi concedido aos militares do RJ, para nós nos ampararmos também.

    O governo já deu por várias vezes sinal de que não vai negociar, eles estão muito preocupados com a nossa liderança maior (Deputado Major Rocha), e esquecendo dos militares.

    Fique o governo sabendo que eles terão ainda muito tempo para se preocupar com o nosso Deputado. Ainda vão perder muito sono.

    Já deu, o governo segue nos enrolando há seis meses.

    Encerrem as negociações dia 28, por favor, e vamos agir como homens.

    ResponderExcluir
  2. minha opinião é que " de alguma forma temos que conscientizar a grande maioria dos nossos companheiros; já foi falado que a nossa vitória é do tamanho da nossa luta; enquanto muitos continuarem com esse caráter de parasita não vamos chegar a lugar algum; temos que adotar uma postura mais enérgica, se continuarmos assim ""um tanto quanto estáticos"" esperando só pelo suor e pelo sangue do sgt jusciner e do sd abrahão seremos esmagados pelo governo, senhores... vamos dar nossa cara à tapa também!!! faço um apelo a grande massa a comparecerem a grande assembléia no dia 28, lá decidiremos nossos rumos"
    só pra redundar
    "nossa vitória é do tamanho de nossa luta" (autor desconhecido)

    sd bm Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Senhores, temos uma atitude a tomar, e um passo de cada vez à frente, e nenhum passo atrás: GREVE !

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, policiais e bombeiros!
    E agora? Será que ainda não deu pra entender que o governo está faltando com o respeito com a nossa categoria?!
    O que é que tá faltando pro Major Rocha assumir a luta para a qual foi ELEITO? Vamos pra RUA, Deputado! Nenhum governo agüenta uma única hora sem a polícia nas ruas! Mas vamos avisar a população
    Vou falar de GREVE!
    Há meses venho dizendo que esta luta só poderá ser vencida SE nós sairmos do ostracismo e divulgarmos pra população a nossa situação!!!
    O governador vai às tvs oficiais e diz que nosso SOLDO é R$ 1890,00, e A COMISSÃO E O MEU DEPUTADO NÃO BOTAM UM CARRO DE SOM NAS RUAS PRA DIZER SÓ A VERDADE?!?!
    Temos que entrar em greve!
    Mas antes disso, temos que anunciar ao "povo do Acre" que o governador MENTE descaradamente!
    Que o salário do pm é o SOLDO: ATUALMENTE MENOS QUE UM SALÁRIO MÍNIMO!!!!
    Nossa maior propaganda está diariamente nos jornais: a violência está explodindo e atingindo até mesmo aqueles que se posicionam contra nosso movimento, mesmo assim os pracinhas dão a resposta e prendem dezenas de criminosos todos os dias!
    Repito: vamos pra greve, mas VAMOS AVISAR A POPULAÇÃO UMA SEMANA ANTES!!!
    Panfletagem!
    Carro de som!
    Deputado nas ruas de microfone nas mãos e junto com a comissão!
    Lugar de Deputado não é na Assembléia é nas ruas junto da sua categoria!!!
    Durante no mínimo 5 dias antes de entrarmos em greve!
    Vamos !
    Arrocha, Deputado!

    ResponderExcluir
  5. Quando alguém escreve neste blog que “nossas conquistas são do tamanho das nossas lutas”, não há melhor tradução para senso de responsabilidade individual e coletiva; compromisso consigo mesmo, com a categoria e principalmente com dias melhores para sua família; coragem de enfrentar os governantes algozes do futuro da população cujos sintomas da falência político-administrativa explodem diariamente “na cara” daqueles que optaram seguir a carreira policial.
    Devemos examinar nossas consciências e nos perguntarmos que futuro queremos para nós e nossas famílias. Devemos considerar se numa Democracia verdadeira, os governantes ameaçam e aos cidadãos trabalhadores só resta o temor... Devemos nos perguntar se a nossa participação e engajamento em uma luta traz algum benefício de curto, médio e longo prazos. Devemos nos perguntar se é válido lutar pelo que acreditamos.
    Se após essa análise as respostas que sua consciência apresentar não forem cristalinas como a água que sacia sua sede e duras como um diamante translúcido, você está morto! Sequer leu este texto! Sequer respirou! Sequer amou! Sequer existiu! Sequer odiou! Sequer se arrepiou quando viu seus companheiros acampados em frente ao QCG! Descanse em paz! Os mortos não lutam porque é tempo de descanso!
    Por outro lado se você está vivo e só “admite ser subjugado pela sua tirania da sua consciência” (Ghandi), compareça à Assembléia do dia 28/06/2011 e vamos redefinir nosso futuro! Aí a gente vai ver o quanto os opressores são frágeis. SEM RECUAR, SEM CAIR, SEM TEMER!
    Um abraço a todos os que vivem!

    ResponderExcluir
  6. SEU LUNGA DIZ: E agora JOSÉ ??? Ou vai ou Rocha???

    ResponderExcluir
  7. OU VAI, OU ROCHA !!! KAKAKAKAKAKA

    ResponderExcluir
  8. EU JÁ SABIA!
    Só se colhe o que se planta.
    Deixemos assim como está, sendo enganados e fingirmos acreditar nas meras mentiras do governo.
    Até os militares do Acre são preguiçosos para lutarem por seus direitos... Têm que levar é cacetada mesmo, pois, é assim que gostam.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.