Cangalha, segundo a enciclopédia digital Wikipédia, é uma forquilha de madeira de madeira usada de cada lado do lombo de animais de carga para pendurar carga, de ambos os lados o dorso da cavalgadura.
Nos quarteis “cangalha” é o termo utilizado para designar a situação em que um militar mais moderno é promovido no lugar de um outro bem mais antigo. Também denominada de “catrepe” a “cangalha” causa um grande desconforto na caserna e não é novidade nas corporações militares acreanas. A Polícia e Corpo de Bombeiros Militar estão cheios de histórias onde militares que tinham um “padrinho” forte ou, como se diz na gíria militar, um “peixe” e por esse motivo foram promovidos sem respeitar o tempo de serviço ou mesmo os méritos pessoais daqueles que estão no posto ou na graduação a muito mais tempo.
Como o blog havia informado, mesmo com as inumeras tentativas de colocar em descrédito nossa matéria, estamos prestes a testemunhar mais alguns casos de “cangalhas” na polícia militar, patrocinadas pelo governo da Frente Popular. Na próxima sexta-feira, 24, durante a formatura geral que ocorrerá em frente ao comando geral da PMAC, estarão sendo promovidos ao posto de tenente coronel, com data retroativa, os majores Ricardo e Espindola. Os dois oficiais promovidos tem pouco mais de três anos no posto de Major, ou seja acabaram de completar o tempo minimo para a promoção, o interstício. Os dois oficiais passarão à frente dos Majores Juvenal (mais de 8 anos no posto), Jaurí e Marques (ambos com mais de 7 anos no posto). Acrescenta-se a isso o fato das promoções terem sido realizadas pelo critério de merecimento, que deveriam levar em conta a pontuação obtidas pelos militares que estão em condições de serem promovidos. Ocorre que os recém promovidos tiveram uma pontuação menor do que aqueles que levaram a “cangalha”.
Espindola que é cumpadre da Tenente Coronel Margarete, chefe do gabinete Militar do Governador Tião Viana – PT, está comandando o 1o BPM. Ricardo é assessor do Coronel Anastácio, comandante Geral da PMAC.
Conheço bem os 5 oficiais, comandei-os e fui comandado por outros. São excelentes pessoas, dedicados e competentes profissionais. Mas desculpem... ESSA SACANAGEM NÃO ACABA NUNCA? ISSO É UM DESPRETÍGIO AOS MAIS ANTIGOS E GERA UM INSATISFAÇÃO NO SEIO DOS OFICIAIS. Nenhum Comandante tem coragem de provocar mudanças da lei de promoções de oficiais? Espera-se que Cel Anastácio, homem de confiança do Governo, possa ficar na história da corporação propondo extipar da lei as promoções por merecimento.
ResponderExcluirCom certeza, Maj JuvenaL ficará desmotivado e deixará o Cmdo do 3º BPM. Que pena, já que executava com seu pessoal belo trabalho de policiamento. QUE DEUS O CONFORTE!
PQP!!! É GREVE CONTRA O DESCASO DO GOVERNO E CONTRA ESSA FULEIRAGEM. ISSO TEM QUE ACBAR! ACORDEM MILICIANOS! COMO JÁ DIZIA GABRIEL O PENSADOR - ATÉ QUANDO VAI FICAR LEVANDO PORRADA? ATÉ QUANDO VAI FICAR COMO SACO DE PANCADAS? MAS POR OUTRO LADO ESSES OFICIAIS PRECISAM DEVENDER-SE A SI MESMOS, AGORA ELES PRECISAM FICAR AO NOSSO LADO E MOSTRAR SUA INDGNAÇÃO. CHEGA PÔRRAAAAAAA!!!!! ST ROMEU.
ResponderExcluirEnquanto na PM existir promoção por merecimento vai existir essa putaria, alguém tem que acabar com isso e o movimento tem que começar pelos próprios oficiais, esta na hora, pelos menos os infastifeito, apoiarem os praças nos movimentos, afinal somos todos militares, é a divisão que nos enfraquece.
ResponderExcluirATENÇÃO PESSOAL:Tão querendo terminar de matar os velhinhos do CAS! Colocaram os mesmos no PO do arraial comunitário,vão colocá-los no PO do carnaval em Brasiléia e possívelmente no PO da expoacre.Por favor,esses coitados estão precisando de ajuda,pelo amor de deus, esses pobres "velinhos",não aguentam mais tanto serviço! Cadê os "novinhos" senhores comandantes?
ResponderExcluirESTATUTO DO IDOSO.
POIS É A PROMOÇÃO VAI ACONTECER E DAÍ?
ResponderExcluirCOMO FALAVA UM CERTO CMT GERAL DO PASSADO
"QUEM NÃO TEM PADRINHO MORRE PAGÃO"
ELE ESTAVA ERRADO?
JUVENAL BAIXA O TREM DE POUSO QUE MERECIMENTO NÃO É TRABALHO E PEIXADA...
ResponderExcluirVejem só, fui mais antigo em todos os cursos que fiz com alguns colegas, más quando foi data de promoção... e por estar trabalando em RP 24 X 24Hs, não fui promovido, sendo eu o 8º, enquanto que o 26º da turma foi agraciado só pq é parente de um oficial. Hoje esse oficial está sentindo na pele o significada. Um dia um colega falou dentro da sala de aula, "na PM o que é certo está errado e o que está errado é certo. Hoje e sempre que assisto essa sacanagem, concordo com ele, quem trabalha não tem reconhecimento quando quem dita as normas é a política. Até quando nossa PMAC vai continuar com essa enchorrada de meteóros? VERGONHA CARÁ!!
ResponderExcluiro certo e errado e o errado e certo olha a cambada de janeleiro que nem concurso faz e ainda quer cobrar nobatalhão, tudo peixe
ResponderExcluirE daí? Quem se dá bem mesmo são os lambe-botas. E olha que muitos "novinhos" da PM e BM já estão sendo treinados para serem os lambe-botas do futuro. O exemplo está sendo dado, e aprende quem quer.
ResponderExcluirProfecia previsivel: prevejo que isso nunca acabará, pelo contrário só piorará!!!
ResponderExcluirMAUS TEMPOS PARA O MILITARISMO!!!
ALGÚEM TEM CORAGEM DE DISCORDAR?
DUVIDO
O pior de tudo isso é que ainda querem pagar para os praças que o que rege a PMAC é a hierarquia e a disciplina. A hierarquia foi pros pau a muito tempo.
ResponderExcluirInfelizmente isso sempre vai acontecer.Enquanto houver promoções por merecimento(puxa-saquismo,baba-ovismo,etc e tal),muitos serão prejudicados.Desde quando este PT dos infernos,com os encapetados Vianas com toda essa cambada de comunistas assumiram este estado,o que se ver é so maracutaia.E isso acontece em todos os seguimentos.No Executivo,no Judiciário,no Ministério Público,imprensa(essa se duvidar é a pior.Na verdade é uma ´´BOSTA``mesmo) e principalmente a Polícia Militar.Oficiais honrados nesta polícia ainda existem,porém os poucos que restam estão a beira da estinção.Tive a felicidade de trabalhar com o Maj Ricardo,uma pessoa seria,até então um homem honrado,mas se isso for verdade é sacanagem com os demais oficiais.
ResponderExcluirApesar de ser gente boa, Espíndola sempre foi peixe forte, vejam: CFS na PMDF, seleção "qi"; CFO Especial na PMPA, seleção convite aos peixes JAIR e "panelinha"(da mesma turma: Vasconcelos, D'avila, etc...) Agora promoção a TC por merecimento e ser afilhado dos Vianas.
ResponderExcluirINFELISMENTE ESSAS COISAS AINDA PERPETUAM NA NOSSA CORPORAÇÃO.QUEM REALMENTE TRABALHA NÃO É VALORIZADO,SÓ QUE TEM VEZ É QUEM VIVE PUXANDO SACO E NO AR CONDICIONADO.ISSO ME DEIXA PROFUNDAMENTE DESESTIMULADO E TRISTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirANTIGÃO.
todos no QI, Ricardo, Espindola, Davila, Vasconcelo, concurso fajuto todos indicados é um aquario essa PM, cade a Justiça?
ResponderExcluir