quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cangalha à vista

Cangalha, segundo a enciclopédia digital Wikipédia, é uma forquilha de madeira de madeira usada de cada lado do lombo de animais de carga para pendurar carga, de ambos os lados o dorso da cavalgadura.
Nos quarteis “cangalha” é o termo utilizado para designar a situação em que um militar mais moderno é promovido no lugar de um outro bem mais antigo. Também denominada de “catrepe” a “cangalha” causa um grande desconforto na caserna e não é novidade nas corporações militares acreanas. A Polícia e Corpo de Bombeiros Militar estão cheios de histórias onde militares que tinham um “padrinho”  forte ou, como se diz na gíria militar, um “peixe” e por esse motivo foram promovidos sem respeitar o tempo de serviço ou mesmo os méritos pessoais daqueles que estão no posto ou na graduação a muito mais tempo.
Como o blog havia informado, mesmo com as inumeras tentativas de colocar em descrédito nossa matéria, estamos prestes a testemunhar mais alguns casos de “cangalhas” na polícia militar, patrocinadas pelo governo da Frente Popular. Na próxima sexta-feira, 24, durante a formatura geral que ocorrerá em frente ao comando geral da PMAC, estarão sendo promovidos ao posto de tenente coronel, com data retroativa, os majores Ricardo e Espindola. Os dois oficiais promovidos tem pouco mais de três anos no posto de Major, ou seja acabaram de completar o tempo minimo para a promoção, o interstício. Os dois oficiais passarão à frente dos Majores Juvenal (mais de 8 anos no posto), Jaurí e Marques (ambos com mais de 7 anos no posto). Acrescenta-se a isso o fato das promoções terem sido realizadas pelo critério de merecimento, que deveriam levar em conta a pontuação obtidas pelos militares que estão em condições de serem promovidos. Ocorre que os recém promovidos tiveram uma pontuação menor do que aqueles que levaram a “cangalha”.
Espindola que é cumpadre da Tenente Coronel Margarete, chefe do gabinete Militar do Governador Tião Viana – PT, está comandando o 1o BPM. Ricardo é assessor do Coronel Anastácio, comandante Geral da PMAC.

15 comentários:

  1. Cap PM R/R Mário23 de junho de 2011 06:59

    Conheço bem os 5 oficiais, comandei-os e fui comandado por outros. São excelentes pessoas, dedicados e competentes profissionais. Mas desculpem... ESSA SACANAGEM NÃO ACABA NUNCA? ISSO É UM DESPRETÍGIO AOS MAIS ANTIGOS E GERA UM INSATISFAÇÃO NO SEIO DOS OFICIAIS. Nenhum Comandante tem coragem de provocar mudanças da lei de promoções de oficiais? Espera-se que Cel Anastácio, homem de confiança do Governo, possa ficar na história da corporação propondo extipar da lei as promoções por merecimento.
    Com certeza, Maj JuvenaL ficará desmotivado e deixará o Cmdo do 3º BPM. Que pena, já que executava com seu pessoal belo trabalho de policiamento. QUE DEUS O CONFORTE!

    ResponderExcluir
  2. PQP!!! É GREVE CONTRA O DESCASO DO GOVERNO E CONTRA ESSA FULEIRAGEM. ISSO TEM QUE ACBAR! ACORDEM MILICIANOS! COMO JÁ DIZIA GABRIEL O PENSADOR - ATÉ QUANDO VAI FICAR LEVANDO PORRADA? ATÉ QUANDO VAI FICAR COMO SACO DE PANCADAS? MAS POR OUTRO LADO ESSES OFICIAIS PRECISAM DEVENDER-SE A SI MESMOS, AGORA ELES PRECISAM FICAR AO NOSSO LADO E MOSTRAR SUA INDGNAÇÃO. CHEGA PÔRRAAAAAAA!!!!! ST ROMEU.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto na PM existir promoção por merecimento vai existir essa putaria, alguém tem que acabar com isso e o movimento tem que começar pelos próprios oficiais, esta na hora, pelos menos os infastifeito, apoiarem os praças nos movimentos, afinal somos todos militares, é a divisão que nos enfraquece.

    ResponderExcluir
  4. ATENÇÃO PESSOAL:Tão querendo terminar de matar os velhinhos do CAS! Colocaram os mesmos no PO do arraial comunitário,vão colocá-los no PO do carnaval em Brasiléia e possívelmente no PO da expoacre.Por favor,esses coitados estão precisando de ajuda,pelo amor de deus, esses pobres "velinhos",não aguentam mais tanto serviço! Cadê os "novinhos" senhores comandantes?


    ESTATUTO DO IDOSO.

    ResponderExcluir
  5. POIS É A PROMOÇÃO VAI ACONTECER E DAÍ?
    COMO FALAVA UM CERTO CMT GERAL DO PASSADO
    "QUEM NÃO TEM PADRINHO MORRE PAGÃO"
    ELE ESTAVA ERRADO?

    ResponderExcluir
  6. JUVENAL BAIXA O TREM DE POUSO QUE MERECIMENTO NÃO É TRABALHO E PEIXADA...

    ResponderExcluir
  7. Vejem só, fui mais antigo em todos os cursos que fiz com alguns colegas, más quando foi data de promoção... e por estar trabalando em RP 24 X 24Hs, não fui promovido, sendo eu o 8º, enquanto que o 26º da turma foi agraciado só pq é parente de um oficial. Hoje esse oficial está sentindo na pele o significada. Um dia um colega falou dentro da sala de aula, "na PM o que é certo está errado e o que está errado é certo. Hoje e sempre que assisto essa sacanagem, concordo com ele, quem trabalha não tem reconhecimento quando quem dita as normas é a política. Até quando nossa PMAC vai continuar com essa enchorrada de meteóros? VERGONHA CARÁ!!

    ResponderExcluir
  8. o certo e errado e o errado e certo olha a cambada de janeleiro que nem concurso faz e ainda quer cobrar nobatalhão, tudo peixe

    ResponderExcluir
  9. E daí? Quem se dá bem mesmo são os lambe-botas. E olha que muitos "novinhos" da PM e BM já estão sendo treinados para serem os lambe-botas do futuro. O exemplo está sendo dado, e aprende quem quer.

    ResponderExcluir
  10. Profecia previsivel: prevejo que isso nunca acabará, pelo contrário só piorará!!!
    MAUS TEMPOS PARA O MILITARISMO!!!

    ALGÚEM TEM CORAGEM DE DISCORDAR?

    DUVIDO

    ResponderExcluir
  11. O pior de tudo isso é que ainda querem pagar para os praças que o que rege a PMAC é a hierarquia e a disciplina. A hierarquia foi pros pau a muito tempo.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente isso sempre vai acontecer.Enquanto houver promoções por merecimento(puxa-saquismo,baba-ovismo,etc e tal),muitos serão prejudicados.Desde quando este PT dos infernos,com os encapetados Vianas com toda essa cambada de comunistas assumiram este estado,o que se ver é so maracutaia.E isso acontece em todos os seguimentos.No Executivo,no Judiciário,no Ministério Público,imprensa(essa se duvidar é a pior.Na verdade é uma ´´BOSTA``mesmo) e principalmente a Polícia Militar.Oficiais honrados nesta polícia ainda existem,porém os poucos que restam estão a beira da estinção.Tive a felicidade de trabalhar com o Maj Ricardo,uma pessoa seria,até então um homem honrado,mas se isso for verdade é sacanagem com os demais oficiais.

    ResponderExcluir
  13. Apesar de ser gente boa, Espíndola sempre foi peixe forte, vejam: CFS na PMDF, seleção "qi"; CFO Especial na PMPA, seleção convite aos peixes JAIR e "panelinha"(da mesma turma: Vasconcelos, D'avila, etc...) Agora promoção a TC por merecimento e ser afilhado dos Vianas.

    ResponderExcluir
  14. INFELISMENTE ESSAS COISAS AINDA PERPETUAM NA NOSSA CORPORAÇÃO.QUEM REALMENTE TRABALHA NÃO É VALORIZADO,SÓ QUE TEM VEZ É QUEM VIVE PUXANDO SACO E NO AR CONDICIONADO.ISSO ME DEIXA PROFUNDAMENTE DESESTIMULADO E TRISTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ANTIGÃO.

    ResponderExcluir
  15. todos no QI, Ricardo, Espindola, Davila, Vasconcelo, concurso fajuto todos indicados é um aquario essa PM, cade a Justiça?

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.