quarta-feira, 15 de junho de 2011

EDITORIAL do site AC24Horas: As botas devem brilhar pelo zelo, não por subserviência.

A nota de solidariedade ao sub-comandante da Policia Militar do Acre, coronel Paulo Cezar Rocha dos Santos, assinada pelo coronel Anastácio, comandante da PM Acre, na qual tenta desqualificar o trabalho jornalístico deste veículo, o único do Acre a levar o fato ao conhecimento público, do acidente sofrido pelo oficial em questão, esquece de esclarecer assuntos Básicos, como:

Porque o coronel, um fiscal da lei, estava além da velocidade permitida para circulação na via, fato que ocasionou o acidente e a consequente derrubada de um poste de energia elétrica?
Porque não foram divulgadas informações sobre o teste do bafômetro, se ele foi feito ou não?
Porque o coronel Anastácio esqueceu de dizer a opinião pública se o coronel estava embriagado ou não?
Porque um oficial que ocupa tão importante função pública tem em seu prontuário, no DETRAN, duas infrações GRAVÍSSIMAS, por avanço de sinal vermelho?
Porque o coronel Anastácio não divulgou nota à opinião pública quando seus comandados foram acusados de agredir cidadãos de bem que se divertiam com familiares nas proximidades da Arena da Floresta;
Porque o coronel não admitiu publicamente que falhou como comandante quando perdeu o controle sobre sua tropa, sendo preciso o Governo do Estado convocar a Força Nacional para garantir a segurança no Acre?
Como homem público, o coronel, que tirou o pijama para voltar a vida pública, deveria se preocupar em fazer esclarecimentos à opinião pública sobre a APURAÇÃO TRANSPARENTE dos fatos. Deveria se preocupar em zelar pelo bom nome da Gloriosa Policia Militar, deixando claro que os militares, principalmente os oficiais que gozam de melhor preparação, não são trinados para colocar em risco a população e sim para servi-la.
Sobre a ação militar que a nota se refere, este site cobriu o evento e o trabalho da policia não foi tão longo e cansativo quando a afirmativa. Alias, quem estava a frente da operação era o Capitão Geovane, conforme matéria jornalística aqui divulgada.
Coronel, para comandar é preciso liderar. Liderança não é um produto que vem como “bônus”quando se “ganha”uma nomeação política.
Adimira a este veículo “a coragem de defesa” do coronel Anastácio, que entrou e saiu da Policia Militar sem ser notado, sem nunca ter participado de uma movimento em favor de praças e que agora se arvora em “arauto da moralidade”.
Este site tem um compromisso com a verdade e disso não abre mão!
As botas devem brilhar pelo zelo, não por subserviência.
A direção

Leia nota do Comando da Policia Militar do Acre
NOTA DE SOLIDARIEDADE E ESCLARECIMENTO
O Comandante Geral e os Oficiais da Polícia Militar do Estado do Acre vêm a público prestar o apoio incondicional ao Sr. Coronel PM Paulo Cezár Rocha dos Santos, Subcomandante Geral da PMAC, em face das matérias jornalísticas tendenciosas em que se sugestiona a possibilidade ingestão de bebida alcoólica como causa determinante do acidente de trânsito do qual esse oficial foi vítima, ocorrido no dia 11 de junho deste ano, na BR-364.
Decerto, a sua história de vida e a sua conduta pessoal e profissional, para aqueles que desfrutam do seu convívio e conhecem o seu grau de comprometimento com a causa militar, já seriam bastante para concluirmos pela improcedência das ardilosas insinuações, mas, para os céticos, os fatos que ora trazemos a esclarecimento da população em geral falaram mais alto.
Neste ponto, deve-se mencionar, com base do que se extrai do Boletim de Acidente de Trânsito, produzido pelo Departamento de Polícia Rodoviária Federal, instituição federal da mais alta credibilidade, registrado sob número de Ocorrência 922983, de lavra da autoridade competente sob a via, que não foi observado vestígio de ingestão de álcool que se possa relacionar a causa do acidente.
Assim sendo, esclarecemos que a verdade real dos fatos prende-se a perda da visibilidade temporária do referido Oficial, provocada pelo ofuscamento decorrente da luz alta dos veículos que se deslocavam em sentido contrário, o que impediu sua percepção quanto à aproximação da rotatória situada em frente à Vila Santa Cecília, o que, não obstante a tentativa de frenagem, com rastro de 06 (seis) metros, não foi bastante  para evitar a saída de pista e o consequente sinistro.
De outro modo, frisamos ainda que, dentre os fatores que contribuíram para a ocorrência do acidente, certamente não se pode descartar o seu alegado estado de fadiga e sonolência oriundo de suas atividades laborativas junto à Policial Militar (já que naquela data havia participado da tentativa de contenção de uma invasão de posse na Av. Amadeo Barbosa e acompanhamento de uma invasão no Ramal Bom Jesus), levando a desorientação quanto a sua exata localização, fazendo-o crer que ainda estava por se aproximar da rotatória do Belo Jardim no momento do acidente.
Com a certeza de sua conduta ilibada e a extrema confiança que credita-se à sua pessoa, o Comandante Geral reafirma que o respeito, a admiração e reconhecimento de todos pela retidão com a qual se pauta, tanto na sua vida profissional quanto na pessoal, permanecem inabalados; na oportunidade em que emprestamos nossos votos de solidariedade e estima de pronta recuperação, movidos por um sentimento de promoção de justiça a sua dedicação a esta Corporação.
Boa sorte, companheiro! O esperamos em breve e firme em nossa nobre causa policial militar de servir e proteger a sociedade acreana, ainda que com o sacrifício da própria vida.

Rio Branco, Acre, 14 de junho de 2011.

José dos Reis Anastácio - Cel PM
Comandante Geral da PMAC

10 comentários:

  1. O ONUS SOFRIDO POR QUEM OCUPA UM CARGO OU TEM UMA FUNCAO RELEVANTE NA HIERARQUIA ADMINISTRATIVA EM QUALQUER DAS "CELULAS" DO ESTADO É ESSE E O CEL PAULO CEZAR VAI "APANHAR" MUITO, PRINCIPALMENTE DESSES VEÍCULOS DE COMUNICACAO DE NOSSO ESTADO, QUE ESSES SIM SAO SUBSERVIENTES E SÓ "LUTAM" OU ESCREVEM EM CAUSA PRÓPRIA OU EM CAUSA DE CERTOS COVARDES, IRMAO DE UM MARGINAL, QUE POR SER DEPUTADO COMPRA CERTAS MATERIAS COMO ESSA. QUANTO VC PAGOU DEPUTADO EBER MACHADO PRA FAZER ESSA MATERIA? DEFENDENDO SEU IRMAO MARGINAL? COM A FICHA CORRIDA MAIOR QUE UM ROLO DE PAPEL HIGIENICO NOVO E MAIS SUJA QUE UM ROLO DE PAPEL HIGIENICO USADO. CONTINUE PASSANDO A MAO NA CABECA DESSE BANDIDO, AFINAL ESSA VIRTUDE DEVE SER DE FAMILIA.
    O CEL PAULO CEZAR FOI UM VERDADEIRO COMANDANTE E FICOU DO LADO DE SEUS COMANDADOS, QUE AGIRAM EM ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL E PARA CUMPRIR A LEI SOFRERAM INJUSTA AGRESSAO DAQUELE VAGABUNDO E DO RESTO DE SUA QUADRILHA, JA QUE AQUILO NAO PODE SER CHAMADO DE FAMILIA E O CHEFE DESSA QUADRILHA SE CHAMA EBER MACHADO!

    ResponderExcluir
  2. Vamo deixar de frescura!
    Chega dessa merd* de reunião/encontro e num sei mais o quê!
    Deputado, convoque a tropa e faça uma arrastão no Centro da Cidade de Rio Branco, com carro de som e microfone, dizendo pra população que o salário do PM/BM é o soldo e atualmente é MENOR QUE UM SALÁRIO MÍNIMO!
    FAÇA ISSO POR CINCO DIAS!
    Que é que tá acontecendo, porra?!
    Começamos pedindo 117%, agora já tem nego (e branco) dizendo que 20% mais risco de vida tá bom demais?!
    Somos homens ou moleques?!
    Esse governo não aguenta 1 hora sem polícia nas ruas!
    O homem que tem medo de governo, vale menos que um rato, pois os governos são para oprimir, E OS HOMENS, PARA RESISTIR!!!!!!!!!
    SEM RECUAR, SEM CAIR, SEM TEMER, VAMOS PRA CIMA DESSES FDPs PETISTAS!!!!

    ResponderExcluir
  3. A cada dia fica mais vívida e translúcida a relação de peleguismo e subserviência entre os comandantes da PM/BM e o governo.
    "Nota de solidariedade e esclarecimento"?
    Isso é uma piada!
    Estão solidários a um servidor público que destruiu irresponsavelmente patrimônio de outrem alugado à PMAC? Quem vai arcar? Quem vai ser PUNIDO?
    Aliás a nota não esclarece NADA!
    Nem diz que o veículo é ALUGADO!
    É por causa dessas e de outras que o "militarismo político", de ocasião, de oportunidade, de faz-de-conta, está ruindo sobre a cabeça dos que pensam que comandam!
    Que moral terão pra cobrar qualquer coisa dos subordinados?!
    Quem cobra tem que SER exemplo, e não é isso que estamos vendo nos últimos 12 anos na PMAC/CBMAC!
    Estão criando precedentes perigosos em uma organização que se diz militar.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo editorial do AC24Horas, esse é o papel que o cidadão espera de um veículo de comunicação - que mostre, que peça investigação - infelizmente todos os outros veículos foram comprados e rezam pela cartilha do governo.

    A nota do comandante da PM é triste e em nada explicativa, o soneto ficou pior que a emenda, o coronel perdeu uma oportunidade de ficar calado.

    Na verdade não era nem para ter abandonado o pijama e voltado a vestir a farda, que por sinal ele não honra, pois não cuida de seus filhos, que vivem a mingua, com pires na mão e ele, o coronel, lambendo as botas do governo.

    A propósito, como eu não sou adepto de álcool etílico, deixo uma dica aos que gostam dessa prática, em caso de irresponsavelmente beber e depois inventarem de dirigir, e acontecer um acidente, aleguem que o mesmo se deu por sonolência devido a intensa fadiga laboral.

    Chega né, já passou da medida...
    Cale a boca coronel!
    Exoneração incontinenti.

    ResponderExcluir
  5. como é que um comandante se presta a um papel desses, querer justificar um acidente com tamanha irresponsabilidade. usar de uma nota oficial para tentar justificar que no alto escalão do governo vai tudo bem, é brincadeira. Se fosse no meu carro, um saco de gelo drink e um copo, significaria bebida ao volante. Me ajUUUUUUUUde!!!

    ResponderExcluir
  6. Temos um comandante sem escrupulos , sem dignidade e irresponsavél, como é que um pai de familia se submete a tamanha irrespossabilidade de defender um cara que mostrou que tambem não tam responsabilidade nenhuma que se comporta igual a um civil que é tao criticado quando pego no transito por menos disso, eu mesma ja fui chamada atençoa por esse irresposavel por causa do cinto de segurança agora vem ele em um carro alugado pro governo em uso da policia com copo e gelo drink e o comadante se presta a esse papel de dizer que ele nao estava alcolizado , acho ele estava trazendo pra mim esse copo e gelo.

    ResponderExcluir
  7. CAROS AMIGOS DA CIATRAN SE PREPAREM PARA AS PIADINHAS QUANDO SOLICITAREM AOS MOTORISTAS O TESTE DO ETILÔMETRO. AGORA EU PERGUNTO: O QUE FAZER COM A OPERAÇÃO ÁLCOOL ZERO QUANDO O PRÓPRIO MENTOR DELA DIRIGE EMBRIAGADO? RESPONDAM ISSO PARA OS MOTORISTAS ACREANOS.

    ResponderExcluir
  8. NOTÍCIA QUENTE - BAIXARIA NA CIA AMBIENTAL
    Parece que os ânimos lá pela CIA AMBIENTAL andam bastante quente. Informantes dão conta que pela manhã do dia 14 o MAJ PM Douglas, comandante da Cia, quase deu uns tapas no SD PM Geazi e ainda humilhou o Ten PM K. Albuquerque perante o efetivo. Os caras contaram que o tal major chegou a encostar os dedos no rosto do SD PM e que ainda proferiu vários palavrões e insultos ao efetivo. Disem que o SGT PM J. Normando foi humilhado e que o major ainda ameaçou todo o efetivo disendo que eles estavam proibidos de comentar o assunto no BOPE, talvez porque ele saiba que cometeu crime militar.

    ResponderExcluir
  9. NOVAS MANIAS
    GELO DRINK + COPO = INVASÃO DE TERRA
    GELO DRINK + COPO = INSÔNIA
    GELO DRINK + COPO = RASPADILHA DE UISQUE
    GELO DRINK + COPO = OPERAÇÃO ÁLCOOL ZERO DA POLÍCIA MILITAR PARA LASCAR OS POBRES O TESTE DO ETILÔMETRO ENQUANTO ELES ENCHEM A CARA PORQUE ESTÃO ESTRESSADOS.

    ResponderExcluir
  10. Nova maneira de fazer POLITICA15 de junho de 2011 às 20:40

    Hahahahahaha,
    Esse cmt geral é um bricante, olha só a última frase: ainda que com o sacrifício da própria vida! De onde ele retirou isso acredito que foi do juramento do SD PM, por que no juramento do oficial não se fala em sacrificio da vida! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.