quinta-feira, 7 de abril de 2011

Porque não era oficial

Soldado nomeado como chefe de seção é exonerado do cargo de assessor de imprensa da PMAC

SD Raiele Barbosa
Menos de três semanas. Esse foi o tempo que durou o soldado Raiele Barbosa, à frente da Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Acre (PMAC). A exoneração aconteceu nessa semana e foi motivada por fortes pressões militares internas e externas.
De acordo com informações de um oficial da PM acriana, a nomeação não foi bem vista por um grupo de oficiais que passou a tecer fortes críticas ao comandante geral. Segundo os opositores, o comando estava dando péssimo exemplo para as demais instituições militares do Brasil, além de ofertar internamente a possibilidade de o oficialato ser criticado pelas praças que possuem formações especializadas nos mais diversos setores.
"Eu disse que tirava minhas estrelas do ombro se o soldado ficasse muito tempo na função. Não tive por porque tirá-las", comentou o oficial que nos informou sobre o caso.

Pressões externas

Nosso informante garantiu que o comando foi pressionado também por oficiais de outros estados.
“O que os oficiais alegaram era que a PM do Acre estava ferindo um dos princípios das policias militares do Brasil, a hierarquia, fazendo com que a disciplina também fosse ameaça”, disse.
O militar não quis divulgar maiores detalhes sobre quem pressionou. Entretanto, o Blog 4 de Maio conseguiu apurar que oficiais de Minas Gerais e São Paulo se manifestaram.

Apoio

Mas se houve pressões para exonerar, o comandante geral, José dos Reis Anastácio, também foi elogiado por deputados estaduais dos mais diversos estados do Brasil. Os parlamentares, que em sua maioria foram praças, viram que aquela atitude representava um divisor de águas e serviria para acenar o mesmo pensamento para as demais instituições.

Boicote

Enquanto esteve como chefe de seção, Raiele Barbosa conseguiu dinamizar os serviços da Assessoria de Imprensa da PM, fazendo com os jornais locais publicassem, em duas semanas, o que muitos oficiais não conseguiram em seis meses.
O militar apresentou pelo menos três projetos, sendo um para um programa de Rádio, outro para TV e um terceiro para a produção de um informativo institucional. Este último projeto quase sairia a custo zero para a PM. Em todos os projetos, o militar foi “boicotado” e pouca ou nenhuma atenção lhe foi dada.
“O soldado Raiele não foi exonerado por incompetência, mas porque não era oficial. Qualquer jornalista sabe que produzir um programa de rádio ou de TV não é fácil. Também não é fácil produzir um informativo a custo quase zero. Estamos diante da hierarquia suplantando a competência”, declarou o deputado Major Rocha, que está se formando em jornalismo pela Universidade Federal do Acre (UFAC).
Quem assumiu a Assessoria de Comunicação foi o capitão José Rosemar de Andrade de Messias, que vai acumular funções, já que responde também por uma chefia no Primeiro BPM.

24 comentários:

  1. Pelo jeito a meritocracia perdeu para a incompetência outra vez!!!

    ResponderExcluir
  2. Na PM é assim, coisas boas duram bem pouco.

    ResponderExcluir
  3. O comandante geral não aguentou a pressão!!

    ResponderExcluir
  4. CAPITÃO MORRIMENTO 20117 de abril de 2011 às 08:02

    Vão gostar de Mixaria e Status assim na China !
    Exoneraram o trabalhador competente para colocarem algum CANALHOCRATA qualquer, destes que não sabem nem escrever, quanto mais, FALAR.
    Tá dominado... Tá tudo dominado !
    “O que os oficiais alegaram era que a PM do Acre estava ferindo um dos princípios das policias militares do Brasil, a hierarquia, fazendo com que a disciplina também fosse ameaça”, disse.
    Feridos estão os nossos sonhos, feridos estão os nossos filhos, ferida está a nossa Honra....
    Com algumas exceções...
    Desgraçados todos vocês !

    ResponderExcluir
  5. O que me deixou entrigado foi a intervenção das polícias de MG e SP. Cuidem de suas PM que cuidamos da nossa PMAC. As pressões internas tudo bem, mas de outra PM é inadimissível.
    Já sabíamos que a desculpa seria a HIERARQUIA e até a disciplina.
    Espera-se que o novo Assessor de imprensa, por sinal gente boa, solicite designar um outro oficial para ASSESSORÁ-LO, já que é função de oficial e não de Sd. É assim que querem?

    ResponderExcluir
  6. quem perde não é o barbosinha e sim a pm

    ResponderExcluir
  7. é dificil comentar um fato dessa natureza sem po um palavrão. vai tomar no c.....

    ResponderExcluir
  8. Diante dos fatos, que mostra coerência do Sr. Comandante Geral da PM do Acre e a arrogancia dos que o levaram a exonerar o Praça, da Chefia, deixa claro que, muitos superiores hierárquico, preferem mater-se em funções que os declara incompetente, do que serem humildes nas suas limitações. E uma pena, que o Comandante não teve coragem para sustentar sua decisão. Mas, nesse caso, é nítida a fragilidade dos comandantes, onde deveria haver, não existe comando. No Corpo de Bombeiros é muito pior, uma vez que as decisões são tomadas pelo "Ajudante de Ordem" do Comandante. Isso é assunto para depois.

    ResponderExcluir
  9. TEM MILITAR QUE ELOGIA O COMANDO DESTE POLICIA, MAS QUALQUER PRESSÃO DE SEUS SUBORDINADOS(OFICIAIS)ELE AFROUXA.

    ResponderExcluir
  10. Aposto se algum dia a PM do AC vai ter algum "poder" de interferir em algo na PM de SP e MG.

    Canalhas!

    ResponderExcluir
  11. Tema mais é que tirar o sd de lá. Deixa esses oficiais se fd...

    ResponderExcluir
  12. Pare com isso CAP Mário!!!
    O CAP Messias gente boa!!!
    É no mínimo cômico!!!
    Janeleiro e perseguidor, certamente ele é!!!

    ResponderExcluir
  13. o CAP MEZICA NÃO,COM CERTEZA ELE FOI UM DOS QUE CRITICARAM O SD.,NO 1BPM ELE TEM UNANIMIDADE DE ANTIPATIA,QUE TAL ELE FICAR SÓ NA ASSESSORIA DE IMPRENSA,MUITOS COLEGAS DO 1ºBPM IRIAM GOSTAR.

    ResponderExcluir
  14. Foi uma grande besteira, ato impensado do Cmt G. Se não tinha autoridade de resistir as pressões, por que nomeou a Praça. Com certeza não ouvira seu EMG, caso tivesse não estaria passando por esse vexame.

    ResponderExcluir
  15. Pena que na PM quando uma coisa começa a dar certo, vem um infeliz e mete o nariz... Barbosa, você sim é profissional, correto e integro. Até imagino o "Falso Messias" assessorando o saco do Cmt Geral pra ver se sai Major agora....

    ResponderExcluir
  16. Atiçar minha curiosidade não vale, então trate de contar tudo, tudinho mesmo sobre às decisões tomada pelo ajudante de ordem do CBMAC, ok?

    ResponderExcluir
  17. Aos oficiais que tinham prometido retirar suas estrelas de cima dos ombros, fiquem tranquilos nunca existiram necessidades para isso até pelo fato dessas estrelas não significarem NADA!!! Muito menos é sinal de competência, então nada importa se com estrelas ou SEM, o que importa é capacidade e esse NOBRE PRAÇA demonstrou em apenas três semanas que tem de sobra. Agora senhores estrelados vocês o resto da história da PMAC para provar que entendem alguma coisinha de competência. Há vale para as demais sessões!!!!

    ResponderExcluir
  18. Sabem o que vai acontecer agora? O de sempre. O oficial que vai subistituir o Barbosa, vai chama-lo para trabalhar com ele, o Barbosa vai fazer o trabalho e o oficial que não tem competência para assumir tal cargo vai GANHAR A FAMA.
    Barbosa retorne para o BOPE mesmo que lá vc vai ser muito mais útil para a sociedade acreana. ESSE É O ESTIMULO QUE É DADO PARA QUEM QUER TRABALHAR.
    Por que será que no Acre não tem oficiais trabalhando nas RPs como acontece em alguns. estados?

    ResponderExcluir
  19. Eis a grande prova de que o militarismo policial é uma fraude, além de ser improdutivo e mais: contraproducente, não atende às reais necessidades da modernidade, da meritocracia e do conhecimento adquirido nas Universidades.
    Oficiais incompetentes fazendo merda em áreas que não tem conhecimento. Que bom que isso aconteceu! É sinal que precisamos de mudanças reais!
    Barbosinha, vc continua sendo orgulho pra gente em meio a todo esse lixo militaresco...

    ResponderExcluir
  20. Tal atitude do Cmt Geral demonstra falta de Autonomia,bem como Covardia!!!
    É esse tipo de liderança que o militarismo produz!!!
    Pautado no Servilismo e na Impotência diante do Progresso!!!

    ResponderExcluir
  21. O Cel Anastácio mais uma vez deu provas de competência e de credibilidade as praças da PMAC ao instituir um Soldado como Chefe de Seção. Há três anos atrás, quando Chefe da Divisão de Ensino, nomeou um outro soldado para Coordenar uma pesquisa sobre drogas e violência e indicou o mesmo soldado a ser "Pesquisador da PMAC", função que até então somente houvera sido exercida por oficiais. Em ambos os casos, os policiais que muito bem exerceram suas funções foram preteridos por membros da milícia acriana pelo simples fato de não serem oficiais. Hoje estão destituídos das funções atribuídas a eles, e quem os substituiu não necessariamente demonstrou ser mais competentes, mas coincidentemente, são oficiais.
    O Coronel Anastácio tem quebrado paradígmas. A competência tem sido privilegiado. Pena que as pressões nem sempre são por produtividade, às vezes é mais fácil ter uma estrela opaca no comando a um soldado brilhante.

    ResponderExcluir
  22. Polícia é Polícia, Oficial é Oficial, Janeleiro é Janeleiro.
    Há alguns anos atrás em uma das formaturas gerais de todas as segundas-feiras, ví um coronel incompetente da acessoria de imprensa, dar início a uma leitura, se enrrolou todo e não soube ler, então o St Pm Moreno pegou o microfone e deu shou.
    Esse coronel era um dos maiores peseguidores da PMAC. O nome dele? Adivinhe ou pergunte aos antigões.

    ResponderExcluir
  23. As PMs,que são comandadas por oficiais,é sinônimo de carreira desprestigiada.Com raras exceções,oficiais policiais militares,são incompetentes em gerir.O comandante da upm em que trabalho é um ogro....Sou SD PMDF,com duas graduações e uma pós-graduação.Nenhum oficial,em minha unidade,tem formação acadêmica próxima da minha.SD PMDF ESTUDANDO PARA CONCURSOS DA CARREIRA TRIBUTÁRIA.Parabéns ao SD PMAC..O OFICIAL QUE IRÁ SUBSTITUÍ-LO TERÁ UM PROBLEMÃO..SUBSTITUIR ALGUÉM COMPETENTE É DIFÍCIL,DIFERENTEMENTE DE SUBSTITUIR UM OFICIAL,QUE POUCO OU NADA SABE DAQUELE OFÍCIO.

    ResponderExcluir
  24. oi bombeirada, como vai a CBSAUD,vamos ficar ligados neste novos descontos, no minimo para pagar dividas e quen sofre e quem paga e os assciados gratos.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.