sábado, 16 de maio de 2009

STRESS POLICIAL

Os policiais militares constituem a categoria de funcionários que sofre a mais draconiana legislação contra movimentos reivindicatórios: a Constituição Federal proíbe-lhes a greve, o Código Penal Militar prevê crimes militares e os regulamentos disciplinares permitem até um mês de prisão disciplinar. No entanto, os policiais militares de Pernambuco encerraram na semana passada uma greve de 12 dias, repetindo a crise de 1997, quando PMs de vários Estados se rebelaram por melhores salários. Essas movimentações foram surpreendentes e inquietantes não só pela desordem e abandono das tarefas de policiamento, como também pelo fato de que as ações mais graves ocorreram em algumas polícias militares de maior rigor disciplinar do País como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco. A investidura militar dos policiais foi instituída pelo padre Feijó no século 19, justamente para controlar seus excessos e torná-los aptos ao controle coercitivo da hierarquia social, num momento em que havia uma perigosa massa de pobres e escravos, conforme relata o historiador Thomas Holloway. Parece que o mundo mudou desde então. George Kelling e Mark Moore, pesquisadores de temas policiais da Universidade de Harvard, assinalam que o autoritarismo disciplinar, à moda militar, só conseguiu desmotivar as forças policiais e incrementar a militância sindical. O rigor militar é desmoralizado pela profundidade da insatisfação funcional.

A face visível dessas crises - protestos dos policiais por melhores salários - pode ter sido precipitada por estímulo continuado das entidades associativas de policiais. Mas as verdadeiras causas dessas crises são mais profundas e antigas e persistem como brasas sob as cinzas da aparente calmaria, sobrevinda ao término do movimento.
É comum os governantes investirem exclusivamente na infra-estrutura da segurança - prédios, carros, rádio-comunicação, armas - para tentar a redução e o controle da criminalidade, esquecendo quem vai utilizar esses equipamentos, os policiais. Os governos parecem considerar o policial como um funcionário qualquer, deixando de observar que nenhuma função pública ou privada reúne tantos fatores estressantes como o trabalho policial:

· Exposição continuada às intempéries e à poluição ambiental
· Horários prolongados
· Salário indigno
· Encontros tensos com a população
· Contatos com as piores tragédias humanas
· Permanente risco de vida e,
· No caso dos policiais militares, o tratamento disciplinar das humilhantes prisões administrativas.

Os resultados podem ser vistos no hospital da PM, por sinal cada vez mais sucatado: hipertensão, doenças digestivas, sobrecarga na psiquiatria com alcoolismo, envolvimento com drogas e outras descompensações funcionais, além de um número alarmante de suicídios.
De todos esses fatores, o fator gatilho é o tratamento disciplinar desrespeitoso que agride severamente a auto-estima. O ser humano só aceita se sentir subordinado a alguém sob condições muito especiais; quando falta o respeito e o tratamento digno e sobra a pressão injusta, as reações virão: agressão deslocada a cidadãos, à família ou à própria pessoa, apatia, alcoolismo, suicídio ou eventualmente agressão aberta aos superiores ou ao governo.

É cada vez mais evidente que a reivindicação salarial é apenas a ponta do iceberg, o argumento mais compreensível para o grupo e para a sociedade. Por baixo da fratura exposta da greve policial, arde silenciosa a desmotivação e o desinteresse com as necessidades da população.

Nenhum Estado brasileiro tem programa de valorização dos recursos humanos policiais, que cuide concretamente da auto-estima e de outras necessidades críticas: salários, atendimento médico-hospitalar, oportunidades de carreira, condições ambientais adequadas, programas de moradia, transporte e alimentação, prevenção dos riscos profissionais. Sem esse investimento o potencial de crise funcional na polícia continuará ardendo e erupções ocorrerão, queiram ou não as autoridades, permitam ou não as leis.
...
...
Por: José Vicente da Silva Filho é coronel da reserva da PM de São Paulo e ex- Secretário Nacional de Segurança Pública. www.josevicente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.