sábado, 16 de maio de 2009

MATERIA PUBLICADA NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO

RDPMAC DO TEMPO DA DITADURA AFIRMA O JORNAL A FOLHA DE S. PAULO

Folha de S. Paulo: Polícias militares ainda adotam leis da ditadura
Gisele Lobato, Nancy Dutra, colaboração para a Folha
Colaborou: Claudio Dantas Sequeira, da Reportagem Local
15 de dezembro de 2008

Normas que definem práticas das PMs não foram atualizadas em nove Estados

Para especialistas, principal problema de regulamentos disciplinares antiquados está na limitação da garantia de respeito a direitos humanos.

Nove das 27 polícias militares do país ainda adotam normas copiadas do Exército durante o regime militar.
Levantamento obtido pela Folha revela que os mais de 20 anos de redemocratização não bastaram para atualizar os regulamentos disciplinares das PMs de Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Norte, Roraima, Amapá, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Os regulamentos disciplinares -que definem direitos, deveres e punições às faltas dos policiais- levantados pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) contêm artigos que ferem a ampla defesa do policial, determinada pela Constituição de 88.

O desrespeito aos direitos começa dentro da corporação. Em pelo menos sete Estados, quem se envolver em uma falta só será ouvido se o responsável considerar "necessário". As transgressões reunidas nos documentos também avançam sobre a liberdade e a intimidade dos policiais militares. Pelo regulamento baiano, por exemplo, o policial precisa pedir autorização para se casar. Também é proibido passear pelas ruas depois das 22h "sem permissão escrita da autoridade competente".

Nos Estados do AC, MS, AM e RN, mulheres que usarem, uniformizadas, cabelos de cor diferente da natural, não estão de acordo com a ordem. Até contrair dívidas, "comprometendo o bom nome da classe", é passível de punição.

Para Ignacio Cano, do Laboratório de Análise da Violência da Uerj, o tratamento arbitrário pauta a atuação do PM. "Se ele é humilhado e punido injustamente, não podemos esperar que vá para a rua e trate as pessoas com gentileza", diz. "Esses códigos são insuficientes para assegurar que a ação policial respeite os direitos do cidadão", diz Cristina Neme, doNúcleo de Estudos da Violência da USP. Para ela, os documentos herdados da ditadura priorizam a hierarquia e a disciplina em detrimento das garantias constitucionais.


Núcleo de Estudos da Violência - NEV - Universidade de São Paulo - USP
http://www.nevusp.org/portugues Fornecido por Joomla! Produzido em: 16 May, 2009, 09:34

A responsabilidade de adaptar os regulamentos disciplinares à Constituição de 88 é dos Estados. A Carta determina que a polícia deve agir em sintonia com os direitos humanos, mas não estabelece como isso deve ser feito.

A legislação nacional específica tampouco, pois não foi modificada após o fim da ditadura militar.

Sem o amparo de uma legislação "guarda-chuva", os Estados começaram, por conta própria, a atualizar suas doutrinas. Em São Paulo, por exemplo, uma lei de 2001 instituiu que violações aos direitos humanos são agravantes às faltas cometidas pelos policiais militares.
As polícias dos Estados que ainda não revogaram as leis que vieram da ditadura afirmam caminhar na mesma direção. Em contato com a reportagem, todas apontaram a necessidade de mudança.

.....


Núcleo de Estudos da Violência - NEV - Universidade de São Paulo - USP
http://www.nevusp.org/portugues Fornecido por Joomla! Produzido em: 16 May, 2009, 09:34

5 comentários:

  1. Nesse estudo está incluído os Corpos de Bombeiros, principalmente do Acre? Eles são mais rígidos do que a da PM. Eles ainda não sabem que estamos no século 21. O Regulamento deles é dos tempos das cavernas. Lêiam o RD dos bombeiros e quando acabarem entrem direto para o xadrez, pois só em ler você já está preso. É uma vergonha! Como diz certo jornalista de uma certa emissora.

    ResponderExcluir
  2. O (moderado por conter referência a policial militar***) é o primeiro a querer isso, como ele vai punir os baderneiros, etc?
    A Ame deve entrar com uma ADIM contra esse RDPAMC, falem com a banca de Advogados, da AME.

    ResponderExcluir
  3. Esse PT é assim, fala da ditadura mais usa os seus instrumentos para calar os que buscam melhorias de condições de trabalho e salário. Tentam aplicar tudo aquilo que criticavam e que eram contra quando estavam fora do poder... PT nunca mais!!!!

    ResponderExcluir
  4. esse pt so gosta jente que si vende como o cameli e outros santos

    ResponderExcluir
  5. e o são coronel qual e o seu preço?

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.