quinta-feira, 21 de maio de 2009

ARTIGO POSTADO NO SITE:www.ac24horas.com

STJ e STF dizem que Policial Militar tem direito à liberdade de expressão

A polêmica envolvendo a portaria da Comando da Polícia Militar que limita a liberdade de expressão dos policiais militares pode parar na justiça. A Associação dos policiais militares (AMEAC) diz que o ato é inconstitucional por ir de encontro à garantia constitucional da liberdade de expressão. Já o Comando da PM diz que aos policiais militares não são assegurados os mesmos direitos conferidos aos civis.

O Superior Tribunal de Justiça, por sua vez, ao analisar o caso de um policial militar acusado em processo administrativo disciplinar por ter se manifestado sobre determinado ato de seus superiores, afimou que "a garantia de liberdade de expressão, independente de censura ou licença, constitucionalmente assegurada a todos os brasileiros (art. 5.º, IX), não pode excluir os militares em razão de normas aplicáveis especificamente aos membros da Corporação Militar. Regra hierarquicamente inferior não pode restringir onde a Lei Maior não o fez, sob pena de inconstitucionalidade" .

Em recente decisão, que revogou a lei de imprensa, os ministros argumentaram que "a liberdade de expressão e informação apenas pode ser restringida pelas normas contidas na Constituição Federal, como a Constituição não restringe a livre manifestação dos militares, isto nos indica que quaisquer cerceamento no direito a liberdade de expressão advinda de lei infraconstitucional é ilegal e fere o Estado Democrático de Direito. Se não há vedação à liberdade de expressão na Constituição Federal, não será uma portaria do Comandante da Polícia Militar do Acre que irá fazê-lo", disse um policial, que por força da portaria, prefere não se identificar.

Roberto Vaz – da redação ac24horasRio Branco, Acre

9 comentários:

  1. "Tô vendo tudo, tô vendo tudo, mas bico clado, faz de conta que sou mudo..."

    ResponderExcluir
  2. eu vo da uma de coveiro para comer o do coveiro

    ResponderExcluir
  3. eu esto dando uma de coveiro pra comer o do defunto viu./////////////

    ResponderExcluir
  4. o pt so gosta das coisas que desagrada a Deus casamento de gay legalisação do aborto e a liberação da maudita maconha eu vi oministro do meio ambiente numa baderna pelas ruas afavor da maconha e mole?

    ResponderExcluir
  5. o pt tem de tudo a marta falou para o povo relache e goze o Minque quer libera maconha eu ja vi de tudo ate dolar na cueca ,locura os aloprados a cegueira do presidente que tudo enormal

    ResponderExcluir
  6. O pessoal do PT são verdadeiros hipócritas:faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

    ResponderExcluir
  7. Este povo acha que são donos de tudo viu o senador Tião que deu o celular para sua filha como se fosse dele.Mas eles tem que entender que tudo que sobe desce.

    ResponderExcluir
  8. So falta o BNHo mandar chama o FERNANDINHO BEIRAMAE para compor os quadros da segurança do estado .Peloque eu esto vendo tudo e pucivel neste circo . bem feito para este povo.Quem mandou votar nestes palhaços

    ResponderExcluir
  9. caro amigo
    conceda a referencia ou o texto do STF e STJ que decide o caso.
    obrigado.

    juarez

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.