sexta-feira, 15 de maio de 2009

NOTÍCIA POSTADA NO BLOG: bessaricardo.blogspot.com




No calor da discussão, quando se achava que a população ficaria contra os policias militares devido aos transtornos causados pela manifestação deles na última segunda-feira, foram proferidas várias declarações inflamadas contra os manifestantes.

O Governador caracterizou a manifestação como baderna. O comando geral da Polícia Militar falou em punição. E, até os procuradores do Ministério Público Estadual(MPE), Sammy Barbosa e Danilo Lovisaro, deram declarações duras a respeito do movimento, cogitando a expulsão e a prisão dos policiais que participaram da manifestação.

Acalmados os ânimos. As declarações começam a se tornar mais brandas. Trocam-se os verbos. No lugar de “punir”, ouve-se “investigar”. E, o MPE passa a cogitar a possibilidade dos policiais serem inocentados.

Sammy Barbosa declarou a imprensa, nessa sexta-feira, que o Ministério Público não é contra os manifestantes. Ele também afirmou, que foi o comando da PM e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) que acionaram o orgão para intervir na manifestação."

Também recebi notícias de que havia pessoas armadas. Isso é inadmissível. Quem informou que havia pessoas armadas foi o comando geral da Polícia Militar. A partir daí iniciamos uma investigação e requisitamos as imagens e ouvimos o comandante. Agora, nós vamos ouvir os envolvidos. Se ficar provado que não havia nada disso não vai acontecer nada" afirmou o procurador.

Claramente, percebe-se uma troca de postura. Dessa forma, o Ministério Público deixa de ser o vilão da história, por possivelmente ter tomado partido do governo. E, os vilões passariam a ser o comando geral da Polílica Militar e a PGE, caso não sejam comprovados os crimes que estão sendo atribuídos aos policiais. E, de acordo com a análise de alguns juristas, os policiais não serão culpados, pois não cometeram crimes.

Como resultado de tudo isso, os militares saem fortalecidos no debate, pois já afirmavam, desde o inicio, não terem contrariado o que diz a lei e, tampouco terem feito baderna durante o movimento. A população também entende que, o direito de manifestação é garantido a qualquer trabalhador. Pois, mesmo os policiais, que são proibidos expressamente pela Constituição de fazer greve, não são impedidos de se manifestar. Uma vez que, o direito à manifestação é garantido pela Carta Magna.


por Ricardo Bessa

3 comentários:

  1. O governador fechou os olhos para seu passado, que foi repleto de atos iguais ao que ele próprio definiu, do alto de sua hipocrisia, como baderna. Baderna é a forma como você trata os policiais e a Segurança Pública, governador.

    ResponderExcluir
  2. Para que servem o Comando, Assessoria Jurídica e a PGE? Para apoiar o governo e virar a cara para as coisas erradas do mesmo, onde estão incluídas. Só isso. Para que servem as Assessorias Jurídicas dos Comandos? Para ver os interesses dos Comandos ou das corporações? Do governo ou de seus membros do escalão mais alto? É mais um entrave dos comandos de impedir os direitos dos seus membros inferiores, pois, ela é mais um meio de atrapalhar do que ajudar. Já Não existe a PGE do governo para atrapalhar? Para quê mais umas? São Assessorias Jurídicas dos comandos, ou seja novamente, do governo. Não ajudam em nada, são mais umas pedras nos sapatos daqueles que procuram seus direitos através delas. Comandos, acabem com as Assessorias Jurídica, já temos uma que atrapalha muito. Comandos, para quê três PGE's?

    ResponderExcluir
  3. como e triste ver uma justiça atrelada ao poder

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.