quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Heróis, dignos de elogio


Recebemos um e-mail relatando uma atitude heroica de duas equipes do Corpo de Bombeiros, em uma ocorrência de sinistro na tarde de ontem, 23, envolvendo uma criança de 2 meses. Recebemos imagens da pequena vítima com o corpo queimado, mas achamos melhor não publicar, são fortes. O Blog 4 de Maio parabeniza as equipes do Corpo de Bombeiros.

BOMBEIROS DO 1º BEPCIF RESGATAM CRIANÇA DE 2 MESES DE MORTE CERTA EM INCENDIO RESIDENCIAL NO AIRTON SENA.


Às 16h03min. desta terça-feira (23/08), o CIOSP acionou as Guarnições do Salvamento e 1º Socorro do 1º BEPCIF (Morada do Sol) para que as mesmas se dirigissem ao Bairro Airton Sena. No trajeto foi dito que o SAMU estaria a caminho também. Segundo o SD BM Eduardo Santos Silva, apesar do trânsito complexo e da falta de respeito de vários motoristas com veículos de emergência, às 16h13min. as Guarnições de Bombeiros Chegaram ao local. Os Bombeiros constataram que não havia chamas altas, sendo que o incêndio foi rapidamente extinto. Os populares que já estavam no local inicialmente não perceberam que tinha uma criança de 2 (dois) meses na casa (Kauane Oliveira da Silva). Ainda segundo relatos do SD BM Eduardo, quando os populares tiraram o colchão do quarto em incêndio, não viram a criança, sendo que a mesma caiu no chão. Ao ser resgatada pelos Bombeiros foi constatado que a criança estava com 75% do corpo queimado, variando entre queimaduras do 1º ao 3º grau. Disse ainda que ela emitia gemidos de agonia. Novamente os bombeiros entraram em contato com o SAMU para solicitar viatura com estrutura e materiais especializados, apesar disso o serviço solicitado através do 192 não se fez presente. Assim, a criança foi posta na Viatura de Salvamento (ABTS) do 1º BEPCIF, conduzida nos braços do ST BM Mário, até o HUERB. No caminho novamente foi solicitado que a viatura especializada do SAMU encontrasse com a equipe de bombeiros durante o percurso ao PS, todavia só conseguiram o atendimento via rádio (HT). Ao ser entregue aos cuidados da equipe do HUERB muitos funcionários e usuários estavam emocionados e chorando em vista da gravidade das lesões. Felizmente, a criança foi entregue com vida para a equipe médica.
Quanto aos pais da criança, os bombeiros foram informados que o pai está preso na Unidade de Recuperação Social Francisco de Oliveira Conde (URSFOC) e que a mãe (Verônica Oliveira da Silva) tinha ido comprar leite. A tragédia poderia ter sido maior, pois também estava na casa no momento do sinistro outro irmão da bebê Kauane Oliveira da Silva, que felizmente nada sofreu.
Em relação à causa do incêndio, o Comandante de Operação de Socorro, ST BM Mario, relatou que em princípio teria sido causada por curto circuito gerado na fiação elétrica, em um ventilador e pelo contato direto destes com os punhos de uma rede.  
Os componentes da Guarnição 1º socorro (Incêndio), que conduziu a mãe ao PS, eram: ST BM Jorgean, 2º SGT BM Claudio Roberto e Soldados BMs Jairo, L. Miranda, Marcelo Gomes e João. Já na Guarnição de Salvamento, que conduziu a criança de 2 (dois) meses, estavam o ST BM Mário, 2º SGT BM Jesus e os Soldados BMs Eduardo e Carvalhosa (Motorista da Viatura).

APRABMAC fala sobre o caso

Segundo Abrahão Púpio, Soldado do Bombeiro e um dos Diretores da APRABMAC, o Corpo de Bombeiros tem dado resposta eficiente e eficaz aos chamados de socorro da população. Por outro lado, infelizmente, o CB não tem sido alvo político e administrativo das prioridades do Governo do Estado  nós últimos anos. "Nós da Associação de Praças do CBM não cansaremos de lembrar que cada 1 bombeiro trabalha por 5. Que temos efetivo previsto de 1.700 bombeiros militares, mas que só há cerca de 340 na ativa. Que não temos carga horária definida, sendo que nessa época de incêndio florestal trabalhamos muito além do máximo constitucional. Que não recebemos adicional noturno. Que grande parte dos nossos militares estão sobrecarregados e com as mais variadas doenças laborais, direta ou indiretamente, agravadas pelo funcionamento inadequado da nossa estrutura própria de saúde. Que por motivos variados, inclusive torpes, vis e fúteis, o regulamento disciplinar nos tira a liberdade física, forçando o militar a se ausentar ainda mais do convívio com a família. Mas cada bombeiro continuará no espírito de melhor prestar o serviço para a população; os que assim não agem não são bombeiros militares de coração. Vidas alheias, riquezas salvar é o nosso lema."