Cerca de cinco mil profissionais da segurança pública devem participar em Brasília, na manhã desta terça-feira, de uma manifestação pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300/08, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que cria um piso salarial para os policiais e bombeiros militares com base na remuneração do Distrito Federal, a maior do País.
Segundo o deputado Capitão Assumção (PSB-ES), os participantes vão marchar da Catedral de Brasília ao Congresso Nacional. A manifestação tem o apoio da Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais Militares e Bombeiros Militares.
O relator da PEC, deputado Major Fábio (DEM-PB), disse que o piso salarial dessas carreiras deve ficar em torno de R$ 4,5 mil. Arnaldo Faria de Sá justificou a proposta: "Os policiais de Brasília têm uma remuneração bancada por um fundo federal, e em comparação com os profissionais de outros estados a diferença é gritante. O que nós queremos é acabar com as distorções e fazer com que todos os policiais militares do Brasil tenham o mesmo salário."
Em 2009, o Disque Câmara (0800 619 619) recebeu 36 mil ligações de apoio à PEC, que já foi aprovada em comissão especial e está pronta para a votação em Plenário.
Reportagem - Paulo Roberto Miranda/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior
Fonte: Agência Câmara dos Deputados
JUSTICEIRO.
ResponderExcluir* José Luiz Barbosa
Estamos nos preparando para mais uma luta e, como sempre, precisamos despertar em cada um a importância de sua participação. Percorremos o caminho certo e agora não podemos nos desviar. Depositamos toda nossa confiança e esperança na PEC 300.
Esta ação demonstrará para o cidadão que sempre estamos dispostos a sacrificar nossa vida para protegê-lo, mas queremos ser reconhecidos, respeitados e valorizados para exercer nossa profissão.
Nunca antes na história tivemos possibilidade de exercer nossa cidadania, pois estamos defendendo o respeito a nossa dignidade profissional e humana, e isto por si só vale todo e qualquer sacrifício.
As mudanças acontecem sempre com a participação dos maiores interessados. Sempre foi assim na história da humanidade, basta fazermos uma pequena e breve retrospectiva: a abolição da escravatura, a Independência do Brasil, a Proclamação da República, o voto do Cabo e Soldado, o movimento dos praças de 1997, a extinção da pena privativa de liberdade, e muitos outros episódios.
A hora é de persistência, de abnegação e de empenho de cada um, seja indo a Brasília, seja encaminhando e-mails para deputados e senadores, ou mesmo usando outras ferramentas democráticas para que nossa participação entre para as páginas da história.
Não podemos recuar sob pena de mais uma vez vermos nosso sonho de valorização profissional ser somente um sonho. Estamos muito perto de demonstrar para toda a sociedade que somos seres humanos, com predicados comuns, mas com algo que nos torna diferentes, nem melhor nem pior que qualquer cidadão: Somos os guardiões da paz, da promoção dos direitos e garantias fundamentais e por isso merecemos que nosso trabalho seja tratado com dignidade e respeito, porque assim poderemos viver com tranquilidade e harmonia e vermos nossos filhos crescerem numa sociedade mais fraterna e humana.
Um grande abraço a todos.
* José Luiz Barbosa é Sargento da Polícia Militar de Minas Gerais
JUSTICEIRO.
ResponderExcluirVamos torcer meus irmãos,a hora da nossa vitória já estar chegando!Que o Sr.Jesus ilumine a cada um dos nosso representantes para que os mesmos façam justiça com a nossa classe.UNIDOS SOMOS FORTES.PEC 300 JÁAAAAAAAAAAAA.Eu acredito!!!