sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Um pequena pesquisa


Oito em cada 10 policiais querem sair da PM, afirma pesquisa

A perseguição, o baixo salário, o militarismo, a insegurança nas ruas e a falta de reconhecimento dos trabalhos foram alguns dos motivos que levaram a oito de cada dez policiais entrevistados a afirmarem que desejam sair da PM nos próximos anos.

A pesquisa foi realizada por colaboradores do Blog 4 de Maio, entre os dias 13 e 19 de agosto, em três batalhões da capital. Sessenta policiais foram ouvidos de maneira informal para que não houvesse qualquer tipo de repressão administrativa.

- As perguntas centrais eram: “Você está estudando para passar outro concurso?”. Ou: “Se pudesse sair da PM, hoje, para ir para outro emprego que lhe rendesse o mesmo salário, você sairia?”. A entrevista não poderia ser direta para não assustar ou levantar questionamentos dos militares, afirmou o administrador do Blog.

Entre os principais motivos que levaram a resposta dos militares estavam o desprestígio da categoria, o regulamento disciplinar, a perseguição, as injustiças dentro dos quartéis, salário não condizente ao perigo que se corre nas ruas, serviço à noite e o militarismo. Nesse quesito a pergunta era de resposta aberta, a fim de entender a demanda da categoria para novas reivindicações.

Os militares envolvidos no levantamento dos dados foram instruídos a terem discrição para que seus nomes não fossem ligados diretamente ao 4 de Maio, isso acarretou prejuízos a própria pesquisa.

- Poderíamos fazer uma pesquisa mais abrangente, recolhendo informações a respeito de problemas de saúde adquiridos no decorrer da vida militar, endividamentos, família dentre outros assuntos. Se tivesse liberdade para a realização do trabalho, convidaríamos até mesmo um militar com maior conhecimento estatístico para mapear a forma como está a instituição. Mas não é estranho se eu disser que ela não está bem.

Seis policiais militares, dois de cada unidade, se encarregaram de conversar com dez policiais cada. Não houve privilégios de entrevistados, tanto pessoas com mais tempo de serviço quanto os policiais que se formaram agora, oficiais e praças participaram da atividade.

13 comentários:

  1. Quero deixar claro que o militarismo é muitíssimo importante! PARA AS FORÇAS ARMADAS!
    Se militarismo policial fosse bom mesmo, TODAS as outras polícias estariam fazendo greve nesse momento para também se tornarem polícias militares!
    Já pensou? "Polícia Militar Federal"???
    "Polícia Civil Militar"(Ridículo)???
    "Polícia Rodoviária Militar Federal"???
    Não combina nem no nome!!!
    Não tem nem onde por a palavra "militar" nessas definições!!!
    Outro fato é o seguinte: sabem pq os PMs são proibidos de fazer greve? Porque a primeira greve nacional que fariam seria exatamente para pedir o FIM DO MILITARISMO NA POLÍCIA!
    "Os outros estão todos errados, nós somos os únicos certos..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Segura a peteca, devia se chamar Sgura o KCT. Deixa de ser fresco e sai da PM, mulherzinha, vai pra polícia civil, o concurso tá aberto.

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKK!
      Alooooopra tobudo!
      Nós vamos mudar essa merda de polícia que só serve à vcs oficiais! A polícia é pra servir a sociedade! Isso aqui não é um clubinho privado!
      Viatura pra ir deixar e buscar filhos nas escolas; esqueminhas pra distribuição de grana na surdina; muita ilegalidade e concentração de poder; bailes pra oficial dançar enquanto praça dá uma de garçom e tudo por conta da sociedade!!!
      Esse lixo vai acabar e vamos ver isso acontecer!
      Militarismo é para as Forças Armadas!

      Excluir
  2. Esse tipo de pesquisa,tem que ser levado ao conhecimento da sociedade que,embora não esteja nem um pouco preocupada,mas tem que está ciente dos fatos.Também de autoridades de vários seguimentos.Sem contar que, não são somente estes problemas que causam descontentamento,e agonizam a tropa.Desvalorização salarial,endevidamento,problemas de saúde e etc,etc.Façam uma pesquesa de quantos policiais,já perderam suas famílias,quantos separados,quantos com problemas psicológicos!Mas,na hora que acontece um problema,todos querem um policial 100%(cem por cento),nas ruas.Dá vontade de mandar todos T. no C.!

    ResponderExcluir
  3. NÓs policiais militares seremos sempre desvalorizados enquanto não nos desvencilharmos desse sentimento de inferioridade empreguinados em nós durante décadas, pois, sempre fomos tratados pelos "GESTORES" (Que palavra bonita, mas só no nome) como empregados seus que sempre estarão dispostos a realizar qualquer tipo de serviço em nome de serem tidos como "competentes", que conseguem com um pequeno efetivo realizar trabalhos distintos, agradando POLITICOS, EMPRESÁRIOS E FAMILIARES SEUS. Isso caros amigos, realizado a custa dos praças os quais desempenham os mais diversos serviços, sendo que em sua maioria não dizem respeito a nossa função constitucional(desvio de função) sacrificando a toda custa a folga do praça que seria para o convivio familiar.
    Devemos aprender a nos comportamos e agirmos como fúncionário público que somos e não como trabalhadores escravos (olha que os escravos se rebelavam). Infelizmente temos uma grande maioria de policiais que tem medo de questionar o seu "superior", mesmo estando certo. Se a tropa fosse unida não teriamos esses desmandos e perseguições existentes nos quartéis da PMAC. JÁ PASSOU DA HORA DE ACORDARMOS E LUTARMOS, POIS CREIO QUE NUM FUTURO BEM PRÓXIMO SEREMOS LIBERTOS DESSA TIRANIA.

    ResponderExcluir
  4. É simples resolver esse problema...... quem está insastisfetio pede para sair. Nignuém é obrigado a permanecer na Polícia. Essas ainda são as regras do jogo quem não quiser jogar CAI FORA QUE RECLAMANDO NUM TÁ AJUDANDO EM NADA VOCÊ NÃO É OBRIGADO A SER MILITAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa de pede para sair é bem tipico de oficial dono da Policia ou de praça puxa saco que de alguma forma estar sendo beneficiado. Preste atenção, "patrãozinho", somos concursados, não estamos aqui fazendo favor pra ninguém, se não estamos satisfeitos devemos nos unirmos e tornarmos a Policia uma instituição séria e valorizada, e para que isso aconteça, não será abaixando a cabeça para pessoas como vc. NÃO TÔ SATISFEITO E NÃO PEÇO PARA SAIR, VOU PERMANECER AQUI ATÉ O DIA QUE BEM ENTENDER, LUTANDO PARA TERMOS UMA UMA POLICIA QUE SIRVA A SOCIEDADE E QUE PRINCIPALMENTE RESPEITE SEUS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS (LEU? PUBLICO E NÃO DE VOCÊS)

      Excluir
  5. Amigos blogueiros, até um certo ponto o militarismo, juntamente com a hierarquia e a disciplina, tem que existir dentro das corporações. Comandos tem que ser dados, comandos tem que ser cumpridos. A hierarquia e a disciplina são os pilar do militarismo. Agora vem o outro lado da moeda. Dentro de uma policia militar, receber ordens ou ser comandado por pessoas que não tem moral nem em casa, nem na sua vizinhança, nem na sua rua. Nem perante os componentes de seu gabinete. Fica ruim assim. Estou me referindo simplesmente ao Gabinete Militar. Não precisa dizer mais nada. É chefe para um grupinho, e Cão para outro grupo. ão.

    ResponderExcluir
  6. Pede pra sair é a melhor lógica prá quem está insatisfeito com o que faz, não é lógica de oficial ou de praça puxa-saco, esse negócio de quer sair e não sai é só charminho de quem quer chamar a atenção, vai fazer outra coisa melhor, que tenha o salário melhor ou te dê satisfação, ser policial não é ser filhinho de papai, é obedecer as regras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreva direitinho: "ser policial militar... é obedecer às MINHAS regras".

      Excluir
  7. A disicplina a hierarqui existe em qualquer lugar, você militar que é casado e tem filhos, quem manda é vc ou os filhos, se vc não comandar vira bagunça e pelo jeito é isso que muitos querem. Muitos reclamam, mas na hora do serviço cjegam atrasados e querem sair cedo e quando tem um superior, tanto faz Oficial ou SGT que cobre é taxado de puxa saco, se vc cumprir com sua obirgação jamais será importunado. bons Oficias e maus Oficias sempres existirão, com também muitos prças que não serviriam nem pra limpar o chão.
    Obs. Façam essa pesquisa junto aos professores e profissionais da saude e vejam o resultado de quem esta satisfeito, se saláro fosse suficiente, os policiais federais não estariam em greve.

    ResponderExcluir
  8. Nâo somo insatifeitos com o que fazemos, somoS insatisfeitos sim com os demandos dos que administram a PMAC eM função de interesses particulares, para satisfazerem o ego e até mesmo para praticarem crimes como peculato,corrupção passiva e principalmente assedio moral. O mal não estar na instituição policia militar e sim no seus "DONOS"

    ResponderExcluir
  9. Eu Quero saber quem foi que disse que pra Haver Hierarquia e Disciplina precisa de Militarismo.
    So Quem Gosta de Ser tratado como Lixo Mesmo pra Concorda com um Regime Arcaico em Pleno seculo XI, que so serve pra favorecer os Oficiais. e e Subjulgar os Pracas em Um Regime desigual e desuhumano. Realmente a Desgraca de um Praca e outro Praca.
    Nao somos nem tratados como Policiais, Somos guardas, vigias. de colete refletivo em pe numa Esquina Pastorando Bicicleta de Civil.
    Isso Chega a Ser tao ridiculo que agente nem posta o nosso nome aqui com medo de ser punido como se fossemos criancas com medo dos Pais. isso e Militarismo em Outras Palavras e uma Merda que nao serve pra nada.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.