quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Greve faz Dilma trocar PF por militares na Copa



PF exibe faixa de protesto no aeroporto de Congonhas em SP
A presidente Dilma Rousseff decidiu privilegiar o papel das Forças Armadas no comando da segurança dos grandes eventos que vão ocorrer no Brasil a partir do ano que vem - Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo de Futebol em 2014 e a Olimpíada do Rio em 2016. A intervenção da presidente na estrutura criada para os eventos ocorreu depois que Dilma formou convicção de que na greve em curso os policiais federais agiram para atemorizar a sociedade em aeroportos, postos de fronteira e portos.

De acordo com assessores diretos, Dilma considera absurda a forma como os policiais federais têm agido na greve, levando a população a constrangimentos com revistas descabidas em malas e bolsas, além de exibição de armas em suas operações-padrão. A presidente teme ainda que o Brasil passe por vexames durante os grandes eventos e não se esquece - segundo um interlocutor - de que os policiais federais tentaram fazer um protesto durante a Rio+ 20, quando deveriam estar cuidando da segurança dos chefes de Estado e de governo e das autoridades presentes.

O comando da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos (Sesge), subordinada ao Ministério da Justiça e dirigida por um delegado da PF, Valdinho Jacinto Caetano, já começou na prática a perder espaço para as Forças Armadas. Num primeiro movimento autorizado por Dilma, o Ministério da Defesa publicou ontem no Diário Oficial da União (DOU) portaria que prevê o redistribuição de verbas de segurança em eventos e avança nas funções estratégicas da secretaria em favor dos comandos do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Conforme a portaria, em contexto emergencial, o Ministério da Defesa fica autorizado a realizar o planejamento para emprego temporário das Forças Armadas para atuar nas áreas de defesa aeroespacial, controle de espaço aéreo, defesa de áreas marítima, fluvial e portuária, segurança e defesa cibernética, de preparo e emprego, de comando e controle e de defesa contra terrorismo.

O Ministério está também apto a comandar tarefas de fiscalização de explosivos, de forças de contingência e defesa contra agentes químicos, biológicos, radiológicos ou nucleares.

A medida, conforme o texto, vale para todas as cidades-sede da Copa e dos grandes eventos programados até 2016. Entre eles, estão ainda a Copa das Confederações e a visita do Papa Vento XVI durante A Jornada Mundial da Juventude, no Rio, em 2013. A Sesge, desidratada de recursos e atribuições, tende a exercer um papel de segundo plano nesses eventos.

O Estado apurou que, num segundo momento, o Planalto planeja substituir o titular da secretaria por um representante do Ministério da Defesa. Criada em agosto de 2011, a Sesge está em plena execução de um orçamento de R$ 1,17 bilhão.

Embora incomodado com os sinais do Planalto, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou por meio da assessoria do Ministério que não comentaria portaria de outra pasta.

Protestos. Na terça-feira, 21, houve novos protestos de servidores federais em greve. Agentes da Polícia Rodoviária Federal com funções de chefia entregaram simbolicamente seus cargos à Superintendência do Rio de Janeiro. Em Salvador, fiscais do Ministério da Agricultura distribuiram oito toneladas de arroz e feijão. Nos aeroportos de Congonhas (SP), Confins (BH) e JK (Brasília), policiais federais fizeram passeatas e apitaços. /

COLABORARAM TIAGO DÉCIMO E ANTÔNIO PITA

ESTADÃO

8 comentários:

  1. é simples,o seu representante sindical e agora deputado jamil asfure ,que faz parte da frente popular do acre(PT),ir falar com os coreligionarios para ajudar nesse embate.

    ResponderExcluir
  2. Partido dos Trabalhadores PT e só votar neles de novo. Agora e fácil resolver os problemas do funcionalismo publico, substituições ver exemplos: POLICIA MILITAR substitui pela FORÇA NACIONAL, fiscais federais substitui pelos estaduais e agora POLICIA FEDERAL pelas FORÇAS ARMADAS, pronto ta resolvido os problemas kkkkk quem ira substituir os mensaleiros kkkkkkkk!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Partido dos Trabalhadores PT e só votar neles de novo. Agora e fácil resolver os problemas do funcionalismo publico, substituições ver exemplos: POLICIA MILITAR substitui pela FORÇA NACIONAL, fiscais federais substitui pelos estaduais e agora POLICIA FEDERAL pelas FORÇAS ARMADAS, pronto ta resolvido os problemas kkkkk quem ira substituir os mensaleiros kkkkkkkk!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Povinho Burro esse do E.B, estão de pires na mão pedindo aumento e a Dilma não dá, em prol do sagrada "hierarquia" e "disciplina" idiota se ajoelham pra Dilma, quem se abaixa demais o fundo aparece seus bitolados!

    ResponderExcluir
  5. As lideranças grevistas da PF podiam pedir ao deputado Jamil Asfury para ele trazer, com verba de seu gabinete, um especialista em greve, para negociar com o governo federal. Os militares do Acre,ainda estão esperando esse profissional "prometido" pelo deputado.

    ResponderExcluir
  6. A eleição ta bem aí! kiakiakia


    SOCORRO!!!

    ResponderExcluir
  7. O QUE É MAIS TRISTE É VC VER PMs APOIANDO E VOTANDO EM CANDITATOS DA FRENTE POPULAR" ATÉ SE CANDIDATAM AO LADO DESSE POVINHO, NÉ DE FRANÇA"

    ResponderExcluir
  8. É POR QUE PM É BARATO.ASSIM DIZIA UM CEL APOSENTADO.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.