terça-feira, 21 de julho de 2009

Numeros da violência: A realidade pode ser mais grave do que aparenta

É um grave engano querer avaliar o grau de insegurança pelos registros do CIOSP, o problema de segurança pública do Acre é muitíssimo mais grave. É fácil entender isso: O CIOSP e as Delegacias de Polícia só possuem informações sobre as ocorrências registradas pelas vítimas, isso representa um numero bem inferior àqueles que realmente ocorreram. São às denominadas subnotificações, ou seja, ocorrências que de fato aconteceram mais que as vítimas não procuram as autoridades para o devido registro.
Estudos estatísticos revelam que o numero de subnotificações é bem superior aos de ocorrências registradas, esse numero aumenta ainda mais quando se trata de crimes patrimoniais que envolvem objetos de menor valor e outros crimes. Somente crimes graves como roubo ou furto de veículos e homicídios apresenttam numeros próximos à realidade.
O numero de subnotificações tende a aumentar na mesma proporção que diminui a confiança na capacidade do estado de solucionar esses problemas. Tal fato colabora para o clima de insegurança e fornece dados cada vez mais imprecisos sobre a criminalidade.
Quando o governo alardeia que o número de ocorrências de um determinado crime diminuiu ou mesmo “zerou” devemos tentar saber se de fato quem “zerou” não foi a confiança das vítimas na gestão da segurança pública. É comum ouvir dizer “fui roubado, não vou registrar porquê é perda de tempo, não vai dar em nada mesmo.”

Por: Sandra

Um comentário:

  1. A ordem dentro das delegacias é dificultar a vida da imprensa. Informação só aquelas que interessam ao governo.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.