segunda-feira, 27 de julho de 2009

Notícia postada no site: www.agazeta.net

Insegurança pública
Onda de assaltos apavora moradores do Bosque

Nos últimos dias, vários estabelecimentos comerciais foram assaltados. Devido à falta de policiamento, ladrões estão agindo em plena luz do dia, com tranquilidade
Moradores da Rua Valério Magalhães, próxima à Eletroacre, no bairro do Bosque (considerado de "classe média "da cidade) estão apavorados com o aumento no número de assaltos na região. Eles afirmam que os assaltantes estão agindo durante o dia e sem nenhum disfarce. Várias residências e estabelecimentos comerciais já foram arrombados e o clima de insegurança tomou conta das famílias.
Na semana passada, um salão de beleza e uma loja de materiais de escritório foram assaltados mais uma vez. Os bandidos renderam proprietários e clientes, levando celulares, dinheiro, relógio, pulseiras e até um piercing.
A ação mais ousada dos assaltantes foi no salão de beleza, onde, às 14h da última terça-feira, várias clientes ficaram cerca de 10 minutos sob a mira de uma pistola. Segundo depoimento de uma das vítimas, o bandido entrou no estabelecimento com a arma na mão, exigindo dinheiro e os objetos pessoais. O outro ficou na calçada, em uma moto, esperando o comparsa.
"Ele estava de capacete e com uma pistola na mão. Apontando na direção das pessoas, ele pedia dinheiro, pulseiras, relógios, brincos e até o piercing de uma das atendentes. Foram momentos de terror e muito medo", desabafou.
Essa foi a segunda vez que o salão foi assaltado somente este ano. A proprietária do estabelecimento, que tem medo de se identificar, lamenta os prejuízos e pede ajuda das autoridades, pois além de perder dinheiro e alguns objetos materiais, ela também está perdendo clientes.



Falta de policiamento
O que mais tem revoltado os moradores é a demora da Polícia para chegar até o local do assalto e a constante falta de policiamento no bairro. Moradores e comerciantes afirmam que, na maioria das vezes, a viatura chega quando já está tudo normalizado.
Eles relatam que os assaltantes utilizam motocicletas e bicicletas para assaltar as casas e comércios. Muitos assaltos foram praticados por bandidos que saíram caminhando normalmente pela rua.
Para os moradores, isso é um dos fatores que mais tem colaborado para o crescimento da violência. "Como sabem que a polícia demora muito, os assaltantes podem agir com tranquilidade", lembrou o morador José Brilhante, que há mais de 30 anos mora no local.
O medo é tão grande que eles não querem nem mesmo dar entrevistas, para evitar que sejam reconhecidos pelos assaltantes. Eles afirmam que podem traduzir o que é o medo, a insegurança e a violência.
"Aqui não temos segurança nenhuma, não temos policiamento, e quando ligamos para a polícia é uma demora muito grande. Moro aqui há mais de 30 anos e posso afirmar que nos últimos meses aumentou demais a violência. Pior que não sabemos a quem recorrer", lamentou Brilhante.
Os moradores estão se reunindo para cobrar uma providência por parte do comando da Polícia Militar. Eles pretendem realizar uma manifestação para chamar atenção das autoridades competentes.



Comandante da PM diz que demora é "normal"
O comandante da Polícia Militar (PM), coronel Romário Célio, explica que a demora para atender as ocorrências acontece pelo grande número de chamadas que são registradas diariamente. Ele diz que a cidade está dividida em regionais, com quatro ou cinco viaturas para atender os bairros.
"Na maioria das vezes, quando uma viatura demora a atender uma ocorrência é porque está em outro caso. Temos quatro ou cinco viaturas, mas as motocicletas nas regionais. Mas, às vezes, temos muitas ocorrências para atender e, por isso, é normal demoramos para nos deslocar para outro local", informa.
Sobre a falta de policiamento na região, Romário Célio disse seria necessário fazer um levantamento para saber se existe algum tipo de falha. Mas ele garantiu que a polícia vem trabalhando para combater a criminalidade.
Rutemberg Crispim - Agência Agazeta.net

11 comentários:

  1. Meus Amigos da AMEAC, por gentileza coleque no Site as mudanças que estão para acontecer,ou seja, "Banco de Horas", a diminuição do intertício de CB para SGT e, outras coisas mais,tendo em vista,que quase toda a tropa estar "VOANDO".a Tropa precisa saber das mudanças que por ventura irá acontecer.

    ResponderExcluir
  2. É TUDO NORMAL SIM CORONEL,NÃO ROUBAM O SOL PORQUE É LONGE E É QUENTE EM RIO BRANCO,É NORMAL PELA FALTA DE EFETIVO O PESSOAL ALMOÇAR 15:30, OU SEJA QUASE JANTAR,É NORMAL DÁ UM TRATAMENTO DE SEMI-ESCRAVIDÃO AO POLICIAL,FAZER O MESMO TIRAR SERVIÇO COM VIATURA SEM FREIO, FAROL QUEIMADO,E O CORONEL TENDO AUMENTO DE MAIS DE RS 2.000.00,É TUDO FOI NORMALIZADO.

    ResponderExcluir
  3. É NORMAL O COMANDO NÃO SER RESPONSAVEL POR DESVIO DE RECURÇO PUBLICO.É NORMAL PUNIR OS PRAÇAS E OS CABOS .É NORMAL PROMOVER OS QUE NÃO TRABALHA.ÉNORMAL COBRAR TRABALHO E NÃO DAR CONDIÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. Senhor Comandante Geral, você tá gozando de nós, tenha paciência! Autoridades do Acre, vocês são co/responsáveis por tudo aquilo que está acontecendo. Senhor Governador, tome proviências enquanto puder. Troca toda a cúpula da Segurança Pública - Os acreanos agradecem!

    ResponderExcluir
  5. SE NÃO FOSSE A BRAVURA DOS MILICIANOS, A POPULAÇÃO RIO BRANQUENSE ESTAVA LASCADA! A INSTITUIÇÃO ESTÁ UM CAOS, OS SALÁRIOS ESTÃO BAIXOS. ESTAMOS CANSADOS DE ESMOLAS! PT NUNCA MAIS!!! ROCHA E RIBEIRO NELES

    ResponderExcluir
  6. Meu nobre Comandante a falha está clara. Todo mundo sabe. A falha está na incompetencia de quem está comandando, pois está ganhando bem para ficar defendo o governo e escondendo a problematica dentro da PM. Na falta de efetivo. Na falta de apoio aos policiais miliatres para trabalharem com mais vontade. Na falta de um salário digno. Na falta de um comandante que vista a camisa pela Corporação.Enfim, na falta de junção de todo aparato da segurança pública.

    ResponderExcluir
  7. Meu caro internauta, acima, pra trocar todo aparato de segurança, tem que primeiro trocar o Governador que é o primeiro a desmoralizar os policiais militares.

    ResponderExcluir
  8. é niormal nao ter uniforme 3 anos sem receber tudo é normal

    ResponderExcluir
  9. Bom, diria que não é normal! Repensar o planejamento estratégico do policiamento é salutar. O que falta é motivação! Sun Tzu, em A Arte da Guerra, nos ensina, que o papel do Comandante, requer atributos pessoais, tais como inteligência e argumentos racionais. É importante motivar a tropa. Mais ainda, é travar contra nós mesmos - Conhecer o ambiente de ação e reconhecer nossos pontos fortes e nossos fracassos. Não é normal esse estado de coisas. Confesso que a figura do Comandante não é culpado unilateral. São fatores de uma estrutura falida que capenga se arrasta nos últimos anos 20 anos. Diante das circunstâncias, posso até dizer que é compreensivo, mas, NORMAL, é querer desafiar a nossa inteligência.












    A

    ResponderExcluir
  10. É NORMAL SER CARA DE PAU? ....É´NORMAL SER PUXASACO E MENTIROSO?.....ELE É TOPA TUDO POR DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  11. so que ria saber porque a ame se preocupa tanto em flar mal do comando nada contra fala mal dele o problema ´´e que tiraram concurso interno para oficial e a ame nao disse nada

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.