sexta-feira, 13 de maio de 2011

O dia que a PM e Corpo de Bombeiros pararam no Acre

Policiais Militares e membros do Corpo de Bombeiros ainda continuam com em frente ao Quartel do Comando Geral da PM. Os manifestantes paralisaram suas atividades por 24 horas depois que o governo se rejeitou a receber a comissão formada pelos líderes do movimento.
“Não vamos voltar atrás. Estamos unidos e vamos até o fim. Só vamos parar amanhã e que isso sirva para que o governo entenda que os militares do Acre não estão brincando”, afirma o deputado Major Rocha.
De acordo com informações do Centro Integrado Operações em Segurança Pública (CIOSP), que cuida das chamadas do 190, as guarnições que assumiram o serviço eram formadas por oficiais superiores que comandavam os batalhões.
Nesse momento, às 19h50min do dia 13, os familiares dos militares estão fazendo uma barreira humana na frente dos portões das unidades.

Momentos antes

Poucas horas antes de os militares assumirem o serviço, os comandantes oficias ligaram para todas as guarnições ameaçando com prisões e retaliações. Ainda assim, os militares mantiveram-se firmes ao movimento e não compareceram.
Os militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) estão aquartelados e prometem não entrarem em confronto.
“Eles estão brigando por nós e nossas famílias também. Não vou sair para nada”, afirmou um militar do batalhão.

Organização dos oficias

Assim que foi decretada a paralisação, a cúpula da segurança publica se reuniu com todos os oficiais de Rio Branco e se preparam para o embate. Depois que perceberam que o movimento estava disposto a levar até as últimas conseqüências, recuaram e se reservaram a aparecer pouco. O motivo é muito simples. Dentro de pouco tempo, ocorre promoções entre os oficiais superiores e a tática do governo sempre foi o “merecimento”, e eles não desejam perder a benção do governador.
Policiai Civil

A Polícia Civil do Acre foi convocada para assumir as viaturas e ocorrências no Acre. De acordo com informações de policiais civis, o interesse do governo é fazer com que o impacto da paralisação seja amenizado e passar boa impressão para a sociedade.
“Somos uma policia judiciária e não ostensiva. O problema é do governo e não da Policia Civil”, afirmou um policial que fez curso de formação integrada com os policiais militares em 2002 e que pediu para que não fosse identificado.

Início de tumulto

A pouco tempo um início de tumulto foi registrado entre oficiais e praças. Os superiores hierárquicos quiseram passar com as viaturas policiais por cima das famílias. Houve trocas de ofensas, mas ao final tudo acabou bem.   
Os policiais militares estão parados desde 14 horas de hoje e reivindicam negociação salarial justa e proposta concreta do governo. O piso defendido é de 3.200 reais. Os manifestantes estão a mais de oito anos sem aumento e recebem o sétimo pior salário do Brasil.

8 comentários:

  1. tenho muito orgulho do meu marido e dos outros policiais e bombeiros que estão mostrando a força da segurança publica!Todos nós juntos somos muito mais fortes que qualquer governo !

    ResponderExcluir
  2. Não era isso que o governador queria? E se ele não mudar de postura e liberar o dinheiro, que nós sabemos que tem, vai ficar pior, pois agora além dos militares, a paralisação será geral, de todo o funcionalismo público, eu que sou da saúde, só estou esperando!

    ResponderExcluir
  3. parabéns irmãos de coragem,eu estava lá e entrei,para historia da PMAC junto de muitos outros ppmm machos,vou poder contar para meus filhos e para alguns novin que ainda virão para a estituição que participei da primeira greve da pmac,mas infelismente amanha muitos dos policiais frouxos e covardes que vivem entre nos seus filhos estaram aqui e ficaram envergonhados dos pais covardes,que só sabem muito falar e na hora de arrochar a peteca afina,sito o nome de duas vergonhas do 1ºbatalhão,sgt,s pinto e j.leite,que de agora em diante fação o favor de ficar calados seus covardes.

    ResponderExcluir
  4. Que bom serão criado mais "cabos Júlio" mais "Dep Rocha" na corporação e elejeremos mais vereador e mais deputado a população não gosta desse tipo de ação perseguidora peculiar desse governo cadeia é feita pra puxar, só homem puxa que bobagem de 5, 10 Cmt Geral dê logo 30 dias

    ResponderExcluir
  5. MUITO BOM COLEGAS!!!!!!!!! SOU DE MINAS GERAIS E A REALIDADE TEM QUE MUDAR.

    ResponderExcluir
  6. os pracinhas,os guardas territóriais,os soldados da borracha,nós também fazemos parte da história da policia militar do acre,um marco histórico que eu vou contar para meus filhos no futuro com bastante orgulho.

    ResponderExcluir
  7. os policiais militares fazem parte da história deste,estado,um marco histórico,jamais visto,uma luta de uma categoria que nunca foi valorizada e sempre esquecida por parte dos governantes!

    ResponderExcluir
  8. até o blog dos militares está sendo sensurado só publicam alguns comentários meus!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.