terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sargento Ribeiro é preso após se manifestar a favor de major Rocha

Presidente foi tirado à força por oficiais do Corpo de Bombeiros

O presidente da Associação dos Militares Estaduais do Acre, sargento Ribeiro, foi preso na manhã de hoje, dia 27, após se acorrentar em uma das palmeiras da Praça dos Autonomistas, atrás do Palácio Rio Branco.

O ato, observado pela população que passava no local, foi uma forma encontrada para chamar atenção da sociedade para a ditadura dos quartéis militares do Acre que levou à prisão do major Rocha, também na manhã de hoje.

Acorrentado dos pés à cabeça e com uma mordaça na boca, Ribeiro respondia as perguntas dos jornalistas com as mãos, anotando tudo o que pensava no momento em uma Constituição Federal. Antes, porém de ser acorrentado, ele nos cedeu uma entrevista.

“Nós militares somos tolhidos dos direitos de se manifestar pacificamente como presa a nossa Constituição Federal. Tivemos, agora mesmo, a prisão do major Rocha apenas porque deu entrevistas a um jornalista local. Não podemos nos calar diante de uma injustiça como essa”.

O manifesto e favor de Rocha durou cerca de duas horas. Ribeiro foi solto por homens do Corpo de Bombeiros que cortaram a corrente.

Da praça para o quartel

Depois de solto, Ribeiro procurou adentrar o Quartel do Comando Geral da PM, mas foi impedido pelos policiais que estavam de guarda, sob a alegação de que estavam apenas cumprindo determinação superior.

A Primeira Prisão a gente nunca esquece

Ribeiro, em sua vida militar jamais havia sido preso. Diante de seus 39 anos, sendo 18 de carreira militar, jamais vivenciou algo como seu primeiro mês a frente da Associação dos Militares.

“Quando entramos na Ameac estávamos cientes das lutas que iríamos enfrentar, sabemos que é difícil, mas temos que lutar. Sozinho sou pequeno, mas sei que Deus e os militares estão comigo, por isso me sinto grande”, afirmou sargento Ribeiro antes de ser preso e levado para o Quartel do Corpo de Bombeiros acompanhado do major Holanda que prestou apoio moral e conhecimentos jurídicos ao presidente preso.

Fotos: Site agazeta.net

16 comentários:

  1. Do site nacional do PPS - http://portal.pps.org.br/portal/showData/163237

    Ilderlei critica cúpula da Polícia Militar do Acre por prisão de militares


    Para o deputado federal Ilderlei Cordeiro (PPS-AC), as prisões efetuadas pelo comando da Polícia Millitar do Acre contra integrantes da própria corporação constituem perseguição política que tem a chancela do governo estadual.

    Da tribuna da Câmara, o parlamentar relatou que um oficial que participou da Marcha ocorrida na última sexta-feira na capital, Rio Branco, foi detido indevidamente. A mobilização tinha como objetivo sensibilizar a opinião pública sobre a importância de se votar uma emenda constitucional que equipara os salários de policiais e bombeiros militares em todas as unidades da federação.

    “O Major Rocha foi preso devido à ditadura no Estado do Acre, com certeza com o aval do governo”, disse.

    Segundo o deputado, o ato ocorrido no Acre e que reuniu mais de sete mil pessoas foi ordeiro e pacífico. Também lembrou que o movimento se estende por outras regiões do Brasil. “Estamos fazendo movimentos em todo o País. Se Deus quiser, vamos melhorar a qualidade de vida e a segurança pública deste País”, declarou. Está prevista a realização de atos ainda em São Paulo, Sergipe e Tocantins.

    Uma das PECs em tramitação no Congresso Nacional uniformiza os soldos da PM, tendo como base os vencimentos recebidos por policiais do Distrito Federal.

    Ilderlei Cordeiro também denunciou que os equipamentos da Polícia Militar acriana estão em péssimas condições. “Infelizmente, os coletes e armamentos em situações precárias e os carros, hoje, da polícia do Acre estão sendo alugados”, finalizou.

    ResponderExcluir
  2. Essa ditadura, é pior que a outra!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Militares Do Acre, isto é um absurdo, não podemos aceitar que atitudes como essas continuem acontecendo, e não é justo permitirmos que pessoas como o Sgt Ribeiro e o Maj Rocha que colocaram as vossa carreiras em risco em favor de nossa classe. AMEACRE, vamos realizar um manifesto em repúdio a esse abuso.
    Abaixo a ditadura!!!
    PT nunca mais, Lembre-se, governo e comandantes passam mas a PM permanecerá!!!

    ResponderExcluir
  4. ESTA NA HORA DE DA UM BASTA, NAO PODEMOS MAIS SUPORTAR ESTE TIPO DE ABSURDO,ATE AGORA NOS COMPORTAMOS COMO VERDADEIROS POLICIAIS QUE HONRA SUA FARDA EM DEFESA DA SOCIEDADE,QUEM NOS DEFENDE.VAMOS AS RUAS JA. NAO PODEMOS ACEITAR ESTE COMPORTAMENTO COVARDE E DE UM SERVIçAL,COMO ESTE NOSSO COMANDANTE E GOVERNO E NAO POLICIAL MILITAR .AME-AC UNIDOS PELA NOSSA LUTA

    ResponderExcluir
  5. Tá bom de deixarem de ficar só falando, e tomarem atitudes concretas como, assim fez, o Sgt BM Ribeiro, não acredito que entre todo efetivo da PM e CBM ai na capital só tenha esse ai que é cabra macho? Quando todos se unirem e tomarem uma atitude dessas quero ver se essa corga de vagabundos mandar prender todos!!!

    ResponderExcluir
  6. Vamos todos, Bombeiros e Policiais militares acampar dentro dos quarteis juntamente com esses GRANDES HOMENS que estão sendo covardimente perseguidos!!!

    ResponderExcluir
  7. Sabe vão começar assim, com colégas da tropa e depois se a mãe ou o pai de algum militar for pra rua protestar vão meter na prisão também, pois sabem que a coisa acontece e nada fazem!!! Fiquem atentos.

    ResponderExcluir
  8. UMA PARTE DE MIM ESTAVA ACORRENTADA JUNTO AO RIBEIRO E AINDA CONTINUA !
    UMA MERDA ESTA SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA !!
    NA ROÇA ONDE ESTOU MORANDO SÓ EXISTE UMA PRAÇA E NÃO EXISTE CORPO DE BOMBEIROS.

    ALGUM DE NOSSOS COLEGAS LEITORES PODE FAZER SUGESTÃO SOBRE COMO AGIR ?!
    ISSO VAI CONTINUAR ASSIM ?

    ResponderExcluir
  9. Está chegando o momento crucial em nossas carreiras profissionais, senhores!
    Será o momento em que teremos que decidir o que é mais importante: se a ideia ou a cabeça!
    Se a ideia existe é pq a cabeça pensou, por isso ELES estão caçando as cabeças, mas já é tarde a ideia se disseminou em outras cabeças!
    Significa dizer que para matar a ideia terão que caçar TODAS as cabeças e isto senhores, acreditem, ELES não tem coragem de fazer em virtude do preço que terão que pagar!
    Decidam as ações concretas que serão tomadas em defesa da ideia e das cabeças!
    Uma pista: nós policiais, sem a população e sem os sindicatos ao nosso lado, somos fracos!
    O momento é nosso!
    Apenas decidam...

    ResponderExcluir
  10. AMEACRE assembléia Urgente para tomarmos uma ação em reúdio as prisoes ilegais, não é justo que um pague por todos, agora todos deveremos tomar alguma ação não podemos ficar de braços cruzados.

    ResponderExcluir
  11. NÃO PODEMOS FICAR SÓ OLHANDO,UM POLICIAL JÁ PERDEU SUA VIDA POR DESCASO DOS COMANDANTES.O SGT RIBEIRO E O MAJ. ROCHA ESTÃO COM SUA LIBERDADE CAçADA, QUAL SERA O PROXIMO ATO CRIMINOSO.DEVEMOS TER ATITUDE DE VERDADEIROS GUARDIÕES DA LEI E DA JUSTIçA.DIARIAS,FARDAMENTO,PORTE NA CARTEIRA E OUTRAS OBRIGAçÕES QUE NOS SÃO NEGADAS.VAMOS AS RUAS E LUTAR POR NOSSOS DIREITOS E AMIGOS.

    ResponderExcluir
  12. SD PM SAMPAIO/RORAIMA
    DIRETOR PRESIDENTE DA ASSOCIAÇAO DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DE RORAIMA E DIRETOR DA ANASPRA DA REGIAO DO NORTE.

    A APBM/RR APOIA INCONDICONALMENTE OS DE COMPANHEIROS DE FARDA DO ACRE. É PRECISO DA UM BASTA NESTAS PRÁTICAS ABITRARIA DOS OFICIAIS, QUE NA ADVOCACIA DO EXECUTIVO E DE SEUS CARGOS COMISSIONADO PRATICA ATOS ATENTATORIO A CONSTITUIÇAO E AOS DIREITOS HUMANOS DAS PRAÇAS OU DAQUELES QUE DISCORDAM DE SUAS VONTADE. ME ENVERGONHA O GOVERNO DO PT QUE TANTO DEFENDI, PERMETIR QUE O COMANDO HAJA DESTA FORMA ANTIDEMOCRATICA. A PRISAO DE UM LEGITIMO REPRESENTANTE DA CATEGORIA DE SERVIDOR É UM ATENTADO A DEMOCRACIA, SURGIRO QUE A AME PROCURE O APOIO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMAIS CATEGORIA DE SERVIDOR. EM NOME DA APBM/RR E ANASPRA REPUDIAMOS O ATO DO COMANDANTE DA CORPORAÇAO, AO MESMO TEMPO NOS COLOCAMOS A DISPOSIÇAO, PEÇO QUE ENTRE CONTATO COM CB PATRICIO PRESIDENTE DA ANASPRA. PEÇO QUE ME MANDE UM email para que posso envia alguns documentos e contatos, estar autorizado colocar o nome da nossa entidade nas notas de repudio que deve ser publicada nos meio de comunicaçao local. o nosso contato é www.apbmrr.blogspot.com e apbm_rr@yahoo.com.br, 95 81215328. força companheiros de lutas

    ResponderExcluir
  13. a sociedade não deve permitir que o pais seja protegido por forças militares,esse modelo de policia militarizada não presa internamente pelos direitos humanos de seus policiais,naõ respeita a constituição,imaginem que a policia não respeita seus policiais imaginem a sociedade para quem eles trabalham,desmilitarizando a pm,o cidadão policial vai trabalhar melhor e com dignidade!

    ResponderExcluir
  14. todos os estados q o PT, partido dos traidores governa a situação da policia ,militar e civil é a mesma.

    eles humilham os policiais e tentam abafar as reinvidicaçães.

    aqui na Bahia o PT foi o pior governo da história. a vilolência tomou proporçoes calamitosas.

    força ao major e o sargento !

    suas lutas serão vitorioisas !

    sd bastos- PM BA.

    ResponderExcluir
  15. O Jogo do Bicho aínda é considerado contravenção penal ou já mudou???
    Policiais Militares! Façam o seu trabalho, cumpra-o dentro do que manda a lei.
    Infelizmente, o direito a GREVE não foi criado para o PM, mas existem outras maneiras de chamar a atenção para esses desmandos.

    ResponderExcluir
  16. BOMBEIRO CARLOS FONSECA1 de novembro de 2009 às 05:59

    HOMENS LIXO


    Ao longo dos anos sempre foi assim
    Homens malditos, homens lixo
    Levando o povo ao desespero
    E ficando louco pelo dinheiro
    Quem deveria saber nos conduzir
    Hoje nem sabe como prosseguir
    Os Homens do mundo agora piraram, eu acho
    E ralam as caras na graxa do tacho

    Na minha ótica, eles não passam de lixo
    O compromisso, nunca zelarão por isso
    Por isso que a gente passa o que passa
    Por isso que a gente paga altas taxas

    Mas uma luz um dia vai brilhar
    Pra renascer a esperança
    Pois vejo o povo na rua sem graça
    Velhos semblantes sentados na praça

    Mas com certeza o quadro vai mudar
    Com a pura certeza eles vão pagar
    Mas pensam que podem fugir do castigo, meu pai
    Eles pensam que podem conter o perigo.

    LINDA DEMOCRACIA

    Democracia vem libertar esse povo brasileiro, democracia (vem libertar, vem libertar)

    (Aqui tu existe mas) nunca saiste do papel
    (Aqui tu existe) porém ninguém nunca te viu
    (Aqui tu existe mas) nunca saiste do papel
    (Aqui tu existe mas) onde estás?, onde estás? Prisioneira

    Quero fazer greve e não posso (não posso-o)
    Quero sonhar e não posso sonhar
    Eu Quero gritar e não posso
    Reivindicar eu não posso (não posso)
    Me rebelar, eu não posso me rebelar
    Eu quero contestar e não posso

    (Aqui tu existe mas) nunca saiste do papel
    (Aqui tu existe) porém ninguém nunca te viu
    (Aqui tu existe mas) nunca saiste do papel
    (Aqui tu existe mas) onde estás?, onde estás?
    E lá no papel tu és linda, és tão bonita
    Lá no papel tu és linda, és tão bonita
    E lá no papel és linda, linda, linda...

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.