quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dois pesos, duas medidas

Na era neoliberal a vida tem um preço, um preço diferenciado


A música do grupo musical Engenheiros do Hawaii, Quanto vale a vida?, poderia ser o hit para se protestar contra a injustiça da gratificação do risco de vida dos militares estaduais pagos pelo Governo do Estado do Acre. Primeiro porque valora algo que não tem valor. Segundo, porque afirma que alguns têm vida mais valiosa que a de outros. Se a Constituição de 1988 afirma que todos são iguais perante a lei, isso não vale para o contra-cheque.
Em uma reunião entre os membros da associação dos militares, na última sexta-feira, na sede da Ameac, o major Wherles Rocha expôs o assunto e condenou a injustiça.
“Não podemos compactuar, como entidade representativa dos militares, com esse tipo de injustiça. Não podemos conceber que a vida de um soldado seja inferior que a vida de um coronel ou tenente coronel. Quer ver o tamanho da injustiça, olhem e comparem a escala de serviço de oficiais, sobretudo os superiores, e praças. Quem está mais nas ruas? Quem atende mais ocorrências, alguns oficiais apenas planejam, mas quem executa são sempre os praças”, afirma o major.
Fazendo uma comparação com os profissionais da saúde podemos entender o que o major quer dizer. Os médicos recebem adicional de insalubridade superior aos enfermeiros e técnicos, mas eles estão sempre perto do perigo. Quando fazemos uma comparação com os coronéis, por exemplo, vemos que a realidade é bem diferente. Que risco um coronel sofre em planejar, em sua sala, ações que os policiais praças vão executar? Dificilmente se vê um oficial superior à frente de uma operação do dia-a-dia combatendo o crime.
“Para fazer justiça, temos que inverter a pirâmide, mas se conseguirmos, pelo menos a unificação dos ganhos entre praças e coronéis estaremos com meio caminho andado, essa é a nossa luta”, afirma Rocha.

29 comentários:

  1. A cada dia o Major Rocha ganha mais o meu respeito e admiração! O Sargento Ribeiro está sendo uma ótima surpresa no que concerne às reivindicações coletivas!
    Agora sim, afinamos o piano! E vamos tocar bem alto pra todo mundo ouvir que a AME é forte pq somos unidos e organizados!
    A vida é um bem inalienável, portanto, não pode ter preço! No Acre, alguns imbecis decidiram que a vida tem preço e que pode haver diferenciação de valor conforme o grau hierárquico: uma vergonha no tocante ao respeito à vida e à dignidade humana!
    Assim, um coronel "vale" mais que um soldado!
    Aí eu pergunto para os senhores: quem decidiu isso?
    Quem estipulou que o coronel "vale" mais que o soldado, sendo que este último é quem arrisca diariamente sua própria vida e ultimamente tem pago com sangue o preço da profissão???
    Vamos corrigir as distorções e as ilegalidades, AME!
    Estou orgulhoso da atual diretoria!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS A DIRETORIA DA AME E AO MAJOR ROCHA, ESTE É UMA ANSEIO DE TDS OS PRAÇAS, POIS ALÉM DE ILEGAL É IMORAL ESTA DIFERENCIAÇÃO DO VALOR DA VIDA,POIS ENTENDO QUE TDS ANTES DE SEMOS OFICIAIS OU PRAÇAS SOMOS POLICIAIS MILITARES POR ISSO NÃO PODE HAVER ESTA DIFERENÇA, POIS A MESMA BALA QUE MATA O CEL MATA O SD.
    MAS SEM DISRCIMINAÇÃO, MATAM MAIS PRAÇAS QUE OFICIAIS, ESTE ANO SÃO 03 PRACINHAS E NENHUM OFICIAL, SERÁ PQ SÃO ESTES QUE ESTÃO NA PRENDENDO A VAGABUNDAGEM NA RUA.
    PARABENS, AMEACRE VAMOS A LUTA!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal que tal quando nós praças prendermos os vagabundos, nós dizermos que estamos prendendo a mando dos nossos **MODERADOS**? pq creio que essa é a única forma deles correm um pouquinho de perigo, pois, não todos mas a grande maioria nunca soube o que é prender alguém e sendo assim nunca terão inimigos e conseguentemente não correrão risco de perder a vida. VC ESTÁ SENDO PRESO POR ......., MEU COMANDANTE FULANO DE TAL MANDOU QUE EU VINHESSE LHE PRENDER.KKKKKKKKK.
    Risco de vida IGUAL para todos JÁ.

    ResponderExcluir
  4. Chega de discriminação!Concordo plenamente com o argumento dos meus colegas.Tudo bem,que os oficiais tenham lá seus previlégios,mas no que diz respeito ao risco de vida é um absurdo,afinal de contas somos nós praças que estamos nas ruas correndo todos os riscos possíveis que a sociedade possa imaginar!Então não tem poruqe haver essa discriminação.
    Queremos e exigimos que o risco de vida seje igual para todos.
    Conto com a AME.
    A AME é forte,nós unidos somos fortes!PEC 300JÁ!!! (Ètico e Moral)Por uma questão de igualdade.(PEC 300 JÁ E RISCO DE VIDA IGUAL)SGT PM.

    ResponderExcluir
  5. O major Rocha não é nenhum Santo! Santo só Jesus Cristo que morreu por nós.
    PEC 300 para democratizar já!

    ResponderExcluir
  6. A causa é justa, mas o discurso é errado, nenhuma vida de oficial vale mais do que qualquer praça e vice-versa, a polícia militar precisa tanto dos praças quanto dos oficiais. Com esse tipo de discurso somente haverá desagregação e não é isso que queremos, quem não quer ter chefe deve ser dono de algum negócio, não deve procurar o serviço público.

    ResponderExcluir
  7. A polícia não é sua "amigo Mario" (seu nome deve ser M(á)rio, né?). Pelo seu discurso vc é oficial... Se vc está se sentindo desconfortável, siga seu "conselho" e vá "ser dono de algum negócio".
    Outra coisa, sua visão sobre "serviço público" está eivada (vc sabe o que é isso?) de vícios, privilégios e desigualdades. Vc está falando de uma polícia que vc considera ser DONO: vc não é!
    Vc é um simples servidor como qualquer outro policial. Além disso, seu argumento apresenta claramente as características do "assédio moral", vc sabe o que é isso?
    Se não sabe, aprenda, pq isso vai evitar que vc pague indenizações na Justiça Comum quando estiver na frente da tropa proferindo estes impropérios e algum policial se sentir ofendido...
    Vai doer no bolso e não tem superior que coaja um praça ofendido...

    ResponderExcluir
  8. O interessante é que a "causa é justa" mas vc ficou calado todo esse tempo né seu tal de Mario... Só ganhando...

    ResponderExcluir
  9. Nada disso! Não tem nada de "tudo bem que os oficiais tenha lá seus privilégios".
    A polícia é serviço público e como tal, tem que tratar a TODOS igualitariamente, sem privilégios para ninguém!
    É por isso que o militarismo VAI acabar: nem nós policiais nem a população aguentamos mais tanta safadeza e diferenciação!

    ResponderExcluir
  10. Santo ou não, foi o Rocha que puxou cana em "regime diferenciado" pondo sua confortável e estável carreira em risco, em nome de um ideal.
    Se ele vai ser eleito Deputado, nada mais justo!
    Eu voto nele!
    Vc também deveria, se tiver o cérebro razoavelmente desenvolvido!
    E vc, companheiro que critica o Rocha, onde estava no dia 4 de março?
    Lendo sua bíblia em casa e aprendendo a ser inoportuno e injusto???
    A bíblia que tú tá lendo é bem a do Cão, pq a de Deus nos ensina a Justiça e isso vc ainda não aprendeu...

    ResponderExcluir
  11. É VERDADE COMPANHEIRO MÁRIO, MAS NÃO SE TRATA DE MAIOR OU MENOR IMPORTÂNCIA E SIM DE DIREITOS IGUAIS, POIS QUERENDO OU NÃO OS PRAÇAS SE ARRISCAM MAIS.

    ResponderExcluir
  12. É claro que chefe teremos em qualquer função pública, não se trata disso, mas da forma como os praça são tratados pelos oficiais. Na maioria das reuniões que temos nos Batalhões ficamos ouvindo somente o que os oficiais têm a dizer e, nunca podemos falar, pois mesmo que falemos não somos ouvidos, porque 'vocês' sempre se acham os donos da razão. Então ficamos a fingir que estamos ouvindo, mas no fundo não damos a menor atenção, pois sabemos fazer melhor que muitos que planejam, ou ainda ficamos calados como forma de protesto, ou vocês não percebem isso? Percebam quando perguntarem se alguém tem alguma coisa a dizer, isso é claro em todas as reuniões.
    Com tudo, não queremos que tirem nada dos moderados, só queremos uma igualdade justa na gratificação risco de vida. Não queremos que ninguém fique ofendido quando falamos a 'verdade' que a vida de uns não vale mais do que a vida de outros.

    ResponderExcluir
  13. É livre a manifestação do pensamento companheiro. A causa é justa quando não há segundas intenções, sobretudo políticas. Um exemplo digno foi de um cidadão simples que deu lotes de terra a famílias carentes no Areal, embora não tenha recebido nada em troca. Esse cidadão pensa realmente na coletividade.

    ResponderExcluir
  14. Queria dizer que realmente não nos interessa esta discussão de quem corre mais ou menos risco, até mesmo pq tds já sabem essa resposta.
    O importante é que nossos superiores entendam que somos tds policiais militares e por isso é imoral essa diferenciação da gratificação do risco de vida.
    Aliás não entendo mts coisas em nossa PMAC, pq os oficiais recebem gratificação de especialização e os praças não, já que eles tb ganham titulação. E temos mts praças doutores e mts mestres e pos-graduados!
    Por isso além da PEC devemos brigar pela desmilitarização das policias. Não a ditadura.
    Viva a PEC 300!!!

    ResponderExcluir
  15. COM RESPEITO AOS COLEGAS;

    O PROJETIL DE QUALQUER ARMA DE FOGO, PORTÁTIL OU NÃO, NÃO ESCOLHE E NÃO RESPEITA HIERARQUIA NEM NO ACRE NEM NA CHINA !
    NINGUÉM MORRE PELA METADE !!
    QUANTA COISA BOA PODEREMOS FAZER COM OS 55 MESES DE RISCO DE "MORTE" QUE TOMARAM NA MARRA DE MUITOS DE NÓS.
    ATRASARAM A MINHA VIDA, A DE MINHA FAMÍLIA E DE MUITOS DOS MEUS COLEGAS DE FARDA, E O INCRÍVEL É QUE MUITOS DOS QUE TEM ESPÍRITO DE PORCO, TERÃO MELHORES SOLDOS PEGANDO CARONA NA LUTA, NA PRISÃO, NO SUOR, NOS PROCESSOS DE MUITOS QUE ARREGAÇARAM AS MANGAS DE SUAS GANDOLAS E FORAM ÀS RUAS !
    SERENIDADE, RESPONSABILIDADE E UM ABRAÇO EM TODOS OS MEUS COLEGAS QUE LUTAM POR DIAS MELHORES PARA SI, PARA NÓS E NOSSOS FILHOS E NETOS.
    mergulhofonseca@hotmail.com
    orkut: m. fonseca 1069 / 1986

    ResponderExcluir
  16. mergulhofonseca@hotmail.com16 de outubro de 2009 19:02

    AO COLEGA JOSÉ..........

    MEU CAMARADA, JÁ MANDARAM QUE EU ME CALASSE INÚMERAS VEZES E INÚMERAS VEZES NÃO ME CALEI. PAGUEI CERTO PREÇO, MAS ACREDITE, AQUILO QUE NÃO ME DERRUBOU ME FEZ MAIS FORTE. ENQUANTO PRAÇA EU TAMBÉM ERA COMUNICADOR DE RÁDIO FM, ARTESÃO, CRIADOR DE CODORNAS, MOTORISTA DE ÔNIBUS, POLICIAL MILITAR, BOMBEIRO, ENCARREGADO EM EMPRESA DE TRANSPORTE DE VALORES...TUDO ISSO AO MESMO TEMPO E TENDO ACABADO DE SAIR DE UMA CADEIRA DE RODAS ! EU SEMPRE SOUBE DISTINGUIR O QUE ERA BRIGAR POR MEUS DIREITOS E O QUE ERA INSUBORDINAÇÃO, POIS NUNCA RESPEITEI NINGUÉM POR CAUSA DE FARDA, SEMPRE RESPEITEI POR GOSTAR DE SER RESPEITADO, SENDO ASSIM, NUNCA CHEGUEI EM MINHA CASA COM RANCOR DE NINGUÉM, EU OUVIA ATENTAMENTE AS ASNEIRAS QUE DIZIAM E PRONTAMENTE E OLHANDO NOS OLHOS EU RETRUCAVA, MANDAVA O MEU RECADO E PEDIA PERMISSÃO PARA ME RETIRAR, AFINAL, COMANDANTE É QUEM TEM COMO SEGUIDORES E ADMIRADORES, UM MONTE DE VERDADEIROS HERÓIS COMO VOCÊ, EU E MUITOS DE NOSSOS COLEGAS DE FARDA. NO EXÉRCITO BRASILEIRO TIVE A OPORTUNIDADE DE FAZER A GUARDA DE HONRA PARA SUA SANTIDADE O PAPA JOÃO PAULO II, IMPERADOR DO JAPÃO, MUITOS CHEFES DE ESTADO PRESIDENTES DE MUITOS PAÍSES, AÍ VEM UM " HOMEM " E ME CHAMA DE MALANDRO, DE VELHA, ETC, ETC.
    MUITOS DESTES " COMANDANTES " ESTÃO ME DEVENDO RESPEITO, DESCULPAS, DINHEIRO, HONRA, MORAL.........TODAVIA, ESTOU VIVO, FELIZ, COM ESPERANÇA EM DIAS MELHORES PARA TODOS NÓS.
    ESTEJA SEMPRE COM A RAZÃO E DURMA TRANQUILO APESAR DOS PESARES, AFINAL RESPEITO NÃO SE COMPRA...TEM DE MERECER. EU RESPEITO UM MONTÃO DE GENTE POR AÍ, ENTRETANTO, PARA MUITOS O QUE DIGO É QUE ESTUDEM, CRESÇAM COMO ESPÍRITOS, FAÇAM O BEM..........NÃO GUARDE RAIVA DE NINGUÉM CARO CAMARADA JOSÈ ( QUE NÃO É JOSÉ ), DIAS MELHORES ESTÃO CHEGANDO, TALVEZ NÃO SEJA AINDA EM 2009, MAS CHEGARÃO, ACREDITE !
    RECEBA AQUELE ABRAÇO DO COLEGA DE "FARDAS " & FARDOS.
    M. FONSECA - 1986

    ResponderExcluir
  17. Ético,moral e sem máscara.
    A princípio devo dizer que quem fez esse comentário com relação aos previlérgios dos oficias foi um praça.Não adianta sermos hipócritas,vcs tão na quela que todos nós somos iguais perante a lei é? Sejem mais inteligentes! A lei é igual pros iguais! Infelismente essa é a relidade!Ou eu estou errado??? Se alguem pensa ao contrário,por favor justifique!(A AME É FORTE,NÓS UNIDOS SOMOS FORTES PEC 300 JÁ!!!)

    ResponderExcluir
  18. AO CAMARADA "" SEGURA A PETECA ""............

    CARA, TU DEVE TER SIDO EU NA REENCARNAÇÃO PASSADA !!
    FAÇA CONTATO CONOSCO !
    mergulhofonseca@hotmail.com
    orkut: m. fonseca 1069 / 1986

    AQUELE ABRAÇO !

    ResponderExcluir
  19. Ètico e moral.
    Existem oficiais que tem que aprender a ouvir mais e melhor os praças,afinal de contas somos nós que estamos nas ruas lhe dando diretamente com os mais variados tipos de delitos.Tem hora que deixa a impressão que só quem sabe das coisas são os oficiais,engano,tem muitos praças que tanto tem a teoria quanto a prática, e essa experiência tem que ser valorizada.Uma coisa é a burocracia ,outra coisa é a prática da segurança pública própriamente dita que é o serviço de rua,estratégia e planejamento.Quem ta falando é um proficional que já tem mais de duas décadas de serviço de rua e e busca todo dia conhecimento para prestar um serviço de melhor qualidade para a sociedade.A AME É FORTE, NÓS UNIDOS SOMOS FORTES PEC 300 JÁ!!! POR UMA QUESTÃO DE IGUALDADE.

    ResponderExcluir
  20. BOMBEIRO CARLOS FONSECA17 de outubro de 2009 09:12

    CARO FRANCISCO ( QUE NÃO É FRANCISCO ).......

    MEU CAMARADA, DESDE 1986 A MINHA PESSOA FAZ ESTE SEU COMENTÁRIO, ESTA VERDADEIRA AULA DE CIDADANIA E SENSO CRÍTICO SEMPRE PARA O BEM.
    NESTAS HORAS EM QUE LEIO COMENTÁRIOS COMO O SEU, SINTO-ME ORGULHOSO E SINTO TER ACERTADO AO TER SIDO ADMITIDO NA FORÇA, PM E BM.
    O POUCO E TUDO O QUE APRENDI ATÉ HOJE (47 ANOS) FOI COM A FAMÍLIA, COM A VIDA, COM AS VERDADEIRAS AMIZADES DE INFÂNCIA, COM AS DIFERENÇAS EM TODOS OS NÍVEIS E MAIS UM POUQUINHO COM OS ANOS DE EXÉRCITO BRASILEIRO.
    NESTE ESPAÇO PODEMOS TROCAR ESTAS IDÉIAS, CONCORDAR, DISCORDAR, ETC, ENTRETANTO VOCÊ E EU SABEMOS QUE MELHOR QUE ESQUENTARMOS NOSSAS MENTES TENTANDO EXPLICAR PARA ALGUNS " COMPANHEIROS " QUE A NOSSA LUTA É CONTRA A INJUSTIÇA E PELO BEM COMUM À NÓS MESMOS E NOSSAS FAMÍLIAS. EU VIVÍ COMO MILITAR A DITADURA E AFIRMO QUE SE ALGUMAS PESSOAS DETIVESSEM O PODER DE PRENDER VOCÊ E EU, ESTARÍAMOS PRESOS APENAS POR DISCORDAR DE ALGUMAS INVERDADES, INJUSTIÇAS, ALGUNS ABUSOS DO QUE ACHAM SER " PODER ", E ATÉ ASNEIRAS, VISTO QUE ESTAMOS TOTALMENTE GLOBALIZADOS E ALGUNS AINDA TEIMAM EM CONTINUAR " NEANDERTAIS ".
    EU DISCORDO DE UM MONTE DE COISAS QUE SÓ VI NA PMAC, PORÉM PRECISO RECONHECER E ENTENDER QUE SOMOS TODOS DIFERENTES E À ISSO É QUE CHAMAMOS DE RESPEITAR AS DIFERENÇAS, E TE DIGO MAIS: EU DUVIDO QUE ALGUÉM TENHA SIDO MAIS HUMILHADO, SACANEADO E INJUSTIÇADO, QUE EU. MEU CAMARADA, EU SACUDÍ A POEIRA, DEI A VOLTA POR CIMA, ESTOU VIVO E CONVERSANDO COM VOCÊ ! ESTOU NO MEIO DO CAMINHO ENTRE O CEARÁ E O ACRE, SINTO NESTE MOMENTO DORES HORRÍVEIS NO CORPO REMENDADO E CHEIO DE PORCAS E PARAFUSOS, MAS QUERO E PRECISO ESTAR EM RIO BRANCO NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA NEM QUE SEJA EM CADEIRA DE RODAS E PARTICIPAR JUNTO AOS COLEGAS HERÓIS E HONESTOS(SÃO MAIORIA) DA MARCHA POR DIAS MELHORES PARA NÓS, NOSSOS FILHOS E NETOS. ESCREVA ALGUMAS PALAVRAS PARA MIM, SE POSSÍVEL !
    RECEBA UM ABRAÇO DO M.FONSECA
    mergulhofonseca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. AMARILDO..............

    É ISSO MESMO ! SÁBIAS PALAVRAS !
    VERDADEIRAS PALAVRAS !

    ELES (OFICIAIS) SEMPRE SOUBERAM DISSO TUDO. CARA, EU CONHECI ALGUNS OFICIAIS QUE LEMBRO ATÉ HOJE COM RESPEITO E SAUDADES, INCLUSIVE TEM UM QUE SIMPLESMENTE PEDIU DESLIGAMENTO DA PMAC E HOJE É CORONEL BOMBEIRO EM NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, MEU CAMARADA, AQUELE CARA MERECE RESPEITO, AQUELE CARA SEMPRE SOUBE DIRIGIR-SE AOS SEUS " COMANDADOS " COM RESPEITO E ATITUDE. HOJE ELE COMANDA HERÓIS.
    EU TENHO UM GRANDE COLEGA AMARILDO, BAIRRO JOSÉ AUGUSTO, TURMA DE 1986.
    À VOCÊ AMARILDO, O MEU ABRAÇO !
    mergulhofonseca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. ESSE SANTO QUE DOOU TERRAS, POR ACASO VAI SAIR CANDIDATO? DOAR TERRA INVADIDA E QUE NÃO CUSTOU NADA. ATÉ EU!!!

    ResponderExcluir
  23. Ao Ilustre M. Fonseca,

    Companheiro, a maioria destes senhores que nos comandam não sabem sequer o que é ser militar!
    Acreditam eles, alheios à História Geral, que um comandante se constrói no desmerecer, diminuir, menosprezar, ignorar, odiar, desconsiderar, desrespeitar, humilhar, desvalorizar (a maioria destes verbos são sinônimos e é provável que eles não saibam disso!) o subordinado!
    Ser militar é antes de tudo ser JUSTO e IGUAL na linha de combate!
    Só quem integrou as fileiras das F.A. sabe disso!
    É no combate que os homens-guerreiros se igualam pq tornam-se irmãos! É neste momento (o do combate) em que vc confia ao seu companheiro de farda seu bem mais precioso: a sua própria VIDA!
    É assim que os guerreiros sobrevivem e sucumbem, repetindo a velha tradição espartana de não recuar, de não se render, de não fazer prisioneiros, em nome da sua Pátria (que deve valorizar seus filhos) e dos seus irmãos!
    Reparem que não estou falando de técnicas policiais, estou falando de combate entre forças militares inimigas, de guerrilha ou terroristas!
    Ao contrário do que alguns iletrados imaginam, as organizações militares como as conhecemos hoje, não surgiram na Roma Antiga e sim em Esparta! Outros dirão que surgiram nos mosteiros orientais...
    Na verdade o militarismo nasceu da necessidade de defesa dos primeiros grupos humanos.
    É, portanto, uma espécie de "comunismo primitivo" em que a igualdade é a força comum e a Justiça, o elo dessa força!
    Mas voltemos aos nossos "superiores". Eles acreditam que ser militar é manter privilégios para si enquanto a maioria recebe migalhas. São, portanto, injustos e desiguais, por conseguinte, são uma outra COISA qualquer que usam a denominação "militar" para justificar sua atuação junto àqueles (os praças) a quem deveriam amar e proteger até mesmo com a própria vida!
    Xerxes - Rei de toda a Ásia diante de Leônidas - Rei dos Espartanos, tentou convencer Leônidas à rendição, argumentando que qualquer um dos 10.000 homens de que dispunha, daria a sua vida por ele Xerxes.
    Leônidas contra argumentou que ele, Leônidas, daria sua vida por qualquer um dos seus 300 homens!
    Essa batalha memorável passou à História como a Batalha das Termópilas ou Batalha dos 300 de Esparta!
    Pergunto-lhe meu caro M. Fonseca, que "comandante" nos dias atuais está disposto a isso? Ao sacrifício pelos seus comandados? Não falo nem na questão de morrer pelo subordinado, mas de garantir-lhe o DIREITO de receber o risco de vida igualitário...
    Não! Estes senhores não são militares! Sequer deveriam utilizar a sagrada denominação!
    São oportunistas corruptos que não reconhecem aquilo que está diante dos seus olhos!
    Então, caro irmão, a saída é desmilitarizar a polícia para que haja igualdade IMPOSTA pela LEI, quando no ambiente militar a justiça e a igualdade (enquanto ser humano) é imposta pela CONSCIÊNCIA...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  24. Ao SEGURA A PETECA...literalmente;

    Eu mudo meu nome para CLOTILDE se houver hoje, dia 19 de outubro de 2009, um outro colega que escreva e entenda um pouquinho que seja da história dos ESPARTAS ( eram apenas 300 ), da guerra, do respeito, da fidelidade, da justiça........
    Isto posto, nestas horas sinto orgulho ao saber que existem sim, pessoas que sabem o significado de um monte de coisas, ao contrário do pensam muitas vãs filosofias de meia dúzia de 3 ou 4 superiores hierárquicos.
    Diante do que acabo de ler, preciso preparar minha " réplica ", afinal, mais uma vez recebemos verdadeira aula de como ser HOMENS de verdade.
    Obrigado pelas palavras..........
    Estarei tentando chegar à Rio Branco em meu Chevette 1981, saí de Aracati, Ceará e estou próximo à Cuiabá, coluna arrebentada mas cheio de esperanças na justiça e nos colegas do bem !!

    Receberá um abraço em breve.
    Bombeiro M. FONSECA
    1986

    ResponderExcluir
  25. Estamos te aguardando meu caro espartano!
    Só mesmo um guerreiro nato enfrentaria tal desafio de cruzar o País com a coluna arrebentada e num Chevette 1981(!), em função daquilo que acredita! Admiro-o por tanta bravura e pelo raro idealismo!
    Um abraço fraterno te espera por estas terras!
    Vamos à marcha, senhores!!!
    Busquemos a nossa dignidade, irmãos!!!
    PEC 300, JÁ!!!

    ResponderExcluir
  26. ANÔNIMO M. FONSECA20 de outubro de 2009 09:19

    QUEM OUVIR OU LER ATENTAMENTE A LETRA DO HINO ACREANO, SABERÁ O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS LUTA, SUOR, SANGUE, IDEAIS, ORGULHO, GUERRA.......
    A NOSSA LUTA É UM DIA DE CADA VEZ !

    ResponderExcluir
  27. Aos colegas.........

    Algum dos caros colegas pode informar-me sobre tabela de reajuste salarial, salvo engano para Dezembro ?!
    Quanto receberá um SD PM em Dezembro ? O abono será quando ?
    Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
  28. BOMBEIRO & PM M. FONSECA21 de outubro de 2009 07:28

    CAROS COLEGAS;

    SE CADA UM DE VOCÊS CONSEGUIR LEVAR 10 FAMILIARES, AMIGOS, SIMPATIZANTES À MARCHA DO DIA 23, TÃO CERTO QUANTO O SOL NASCERÁ AMANHÃ, BATEREMOS "RECORDE" SE COMPARADOS AOS OUTROS ESTADOS DA FEDERAÇÃO QUE JÁ FIZERAM SUAS MARCHAS PRÓ PEC 300/2008. EU, POR MINHA VEZ ESTOU COM ESPOSA, FILHA DE 11 ANOS, UM CACHORRO CHEIO DE PULGAS E 2 GATOS NUMA CHAPADA DISTANTE POR 64 KM DE CUIABÁ E VINDO DO CEARÁ EM MEU CARRO SPORT CHEVETTE HATCH ANO 1981. ESTOU TOMANDO INJEÇÕES DE 8 EM 8 HORAS PARA QUE MINHA COLUNA FIQUE BOA, MEU DINHEIRO ACABOU, A GRANA SÓ DIA 23, EXATAMENTE NO DIA DA NOSSA MARCHA ÀS 7 DA MANHÃ, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO QUE MINHA VELOCIDADE MÁXIMA É DE 70 KM/H, SERÁ IMPOSSÍVEL CHEGAR EM TEMPO DE VIBRAR, PEDIR A PALAVRA, OLHAR NOS OLHOS E CAMINHAR JUNTO AOS COLEGAS. HUMILDEMENTE PEÇO-LHES GARRA, PEÇO-LHES CABEÇA ERGUIDA, PEÇO-LHES ORGULHO, AFINAL, A POLICIA MILITAR E O CORPO DE BOMBEIROS QUE SONHAMOS REPRESENTAR, ESTÃO MAIS PRÓXIMOS DE ACONTECER COM A PEC 300 E O SALÁRIO COM MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO QUE COM ELA ( A PEC ) VIRÃO !
    EU TORÇO MUITO POR TODOS NÓS E NOSSAS FAMÍLIAS. ABRAÇOS FRATERNOS : M. FONSECA
    mergulhofonseca@hotmail.com
    orkut : m. fonseca

    ResponderExcluir
  29. Caro M. Fonseca,
    Esta marcha será cheia de vibração, alegria e esperança!
    Será uma pena não vê-lo integrar nossas fileiras, caro espartano!
    Mas estarás em nossos corações e mentes na hora em que gritarmos bem alto
    PEC 300 JÁAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
    Avante, policiais e bombeiros!
    Justiça e dignidade para os bravos!!!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.