quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Uma conquista para os militares

Major Rocha será diplomado na próxima sexta-feira

Depois de grande correria e de vencer muitos complôs nas eleições de 2010, o Major Wherles Rocha será diplomado na próxima sexta-feira, dia 17, no Teatro Plácido de Castro (Teatrão), a partir das 19 horas. O evento marca uma nova trajetória para os militares estaduais do Acre que, pela primeira vez, passarão a ter um deputado estadual que os represente verdadeiramente.
“Esse é um grande momento para os militares do Acre, por isso é importante a presença de todos os militares e familiares nessa diplomação. Vamos começar a partir de agora a mostrar ainda mais nossa força como categoria”, convocou Major Rocha.
A convocação de Rocha não é à toa. O deputado eleito é o representante do Acre perante a Frente Militar (FREMIL), essa frente é a responsável por organizar a greve nacional no dia 1º de janeiro  de 2011em favor da PEC 300.
“Nós vamos puxar a greve aqui no Acre sim. Só depende do presidente república atender nosso pedido ou não. Ninguém quer parar, mas se não tiver outro jeito, fazer o quê?  É importante que os militares estejam cientes disso, nós pretendemos parar nossas atividades e mostrar para esse governo que nós exigimos respeito e isso passa por melhores condições de trabalho e salariais”, disse Rocha.
Um das primeiras ações depois da diplomação é convocar os clubes de cabos e soldados e o de sargentos e subtenentes para conversar com o governo sobre reajuste salarial. Segundo o major, é preciso da representatividade dos clubes para evitar qualquer problema na negociação. Os militares há tempos não têm reajustes devidos na folha de pagamento e o momento de fazer alguma coisa é a partir de agora. Rocha convocará a equipe governista para conversar e negociar melhorias para a categoria.
“Quero frisar mais uma vez, é importante a presença de todos os militares no ato da diplomação, se tem alguém que deve receber homenagens não é somente uma pessoa, mas todos os militares, vocês são os donos do meu mandato. Sou um representante do povo eleito pelos militares e não pretendo esquecer isso”, finalizou Rocha.

Um pouco da tragetória de Major Rocha

O major Wherles Fernandes da Rocha entrou na PM como oficial. Ainda como aspirante foi comandar os policiais de Sena Madureira, com quem aprendeu a fazer o verdadeiro policiamento no Acre.
"Quando cheguei em Sena, não tinha qualquer outro oficial, por isso meu contato sempre foi com praças, eram soldados, sargentos e, lembro-me que tinha um subtenente. Aprendi muito com eles, foi convivendo com os praças que pude entender a realidade da tropa. Sou muito grato aos meus amigos de Sena", declarou Rocha.
Isso explica como o oficial assumiu tão bem os anseios da tropa. Depois que Wherles Rocha saiu do comando do Batalhão de Sena Madureira, comandou a 1º Batalhão na capital. Desenvolveu um bom trabalho e criou junto com o capitão Moncada o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) que realizou um trabalho muito importante que o Comando de Operações Especiais (COE) não estava realizando: agir com grande com grande preparação e emprego tático em policiamento ostensivo. A COE nessa época  estava aquartelada e só agia em ocorrências de grande relevância. Meses depois de criada, o coronel Romário Célio acabou com o GATE por ciumes.
O grupamento Águia também criado e reforçado e valorizado no comando do Major Rocha. Em parceria com o capitão Giovane, Rocha procurou dinamizar o serviço e a realizar operações com emprego do serviço reservado, aproveitando o bom preparo dos militares do Águia e agilidade da motos para reprimir a criminalidade. Muitos desses militares estão trabalhando com o major Juvenal, que muito tem aparecido na mídia atualmente.
Foi através da proximidade dos policiais que Rocha conseguiu entender a realidade dos militares estaduais e ajudou a criar a Associação dos Militares Estaduais do Acre (AMEAC). Muitas conquistas aconteceram com a participação dos militares sob a liderança do major, entre essas o Estatuto dos Militares, e Organização Básica, que mudaram a cara da PM.
Foi na AME que Major Rocha sofreu um grande golpe, foi traído por alguns companheiros de luta. Desgastou muito sua imagem para provar os desvios de combustíveis da atual presidência e o viículo de subserviência ao governo que a AME tem. Entretanto, os militares conseguiram separar o joio do trigo e  o elegeu para deputado estadual.

4 comentários:

  1. Meus irmãos PM,BM e todos que fazem parte da segurança pública, já mostramos a nossa força elegendo Maj ROCHA, vamos ratificar essa força lotando, próxima 6ª feira a Casa do teatro acreano (TEATRÃO).
    Eu e minha família estaremos lá. E vc? Te aguardamos, heim!

    ResponderExcluir
  2. Sena Madureira está com o senhor Major Rocha.

    ResponderExcluir
  3. Eu também estarei lá!
    Minha família tbm!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.