terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Desabafo de um miliciano do CBMAC II

A Faxina como atividade de Defesa Civil!?!?
No CBMAC há vários desvios de funções. A Constituição Federal de 1988 contém que aos Bombeiros Militares são destinadas as atividades de defesa civil. Também contém que é uma força auxiliar de defesa nacional.
A par disso, entende-se perfeitamente que não temos a mesma função do Exército Brasileiro. Bem, então não deveríamos ter um CÓDIGO DE ÉTICA próprio de militares estaduais? Por que então usamos regulamentos ultrapassados e com vários dispositivos inconstitucionais copiados do EB?
Na letra fria do regulamento, se eu vier a casar sem pedir permissão poderei ser punido! Outro exemplo: se eu sofrer uma injustiça de um Oficial do BM e quiser me queixar do mesmo terei que pedir permissão. Se ele negar, mesmo assim eu irei às instâncias judiciárias, mas poderei ser punido pelo regulamento viciado de inconstitucionalidades por não ter tido autorização.
E a famigerada faxina? Ela é atividade de defesa civil? Quando estamos de plantão, muitas vezes passamos o dia e a madrugada transportando cidadãos de áreas alagas para locais seguros (depois transportando de volta após o fim do período de transbordamento dos Rios e Igarapés). Ao dia e na madrugada também combatemos incêndio em vegetação, ou incêndio urbano, capturamos animais silvestres e exterminamos abelhas. Além disso, também fazemos todos os tipos de salvamento: tiramos o gato da árvore, a criança e o animal do fundo do poço ou de valas, trocamos o gás de cozinha do idoso, desencarceramos e aplicamos os socorros de urgência no ferido pelas ferragens automotivas após acidente etc. Mas nada disso é mais importante do que “arrochar” as praças (principalmente o soldado) ao final de um plantão de 24 (vinte e quatro) horas ininterruptas por causa da faxina do quartel.
Se a faxina não estiver ao agrado do superior, a guarnição de serviço simplesmente não vai embora até que a refaça novamente. Detalhe, nem material de limpeza adequado há para essa MISSÃO. Nada contra quem presta serviço de limpeza, mas é uma questão de “cada um no seu quadrado”. FAXINA NÃO É ATIVIDADE DE DEFESA CIVIL.
Já participei de vários expedientes no antigo Comando-Geral e no atual 1º BEPCIF (antigo primeiro Grupamento de Incêndio) em que ao invés de educação física militar havia FAXINA-GERAL. Daí, os Soldados e alguns 3º SGTs tinham que limpar todas as janelas, calhas, beirais, banheiros, sanitários, chão, paredes, viaturas, juntar lixo ao redor do quartel, varrer, passar o pano etc. E ainda sob a vistoria de um graduado (designado para fazer o primeiro “arrochamento”). Depois, apresentava-se o pelotão da faxina e a própria faxina ao Oficial de Socorro de Plantão. Este apresentava ao Superior-de-Dia de Serviço... e sobe a apresentação...
No 3º BEPCIF (quartel em frente à usina da Coca-cola) é a mesma coisa. Antes da passagem de serviço diário e após os 2 (dois) expedientes semanais (educação física somada com todo tipo de “missão”; algumas legítimas, outras nem um pouco.) haja faxina. A faxina é algo tão importante na mente de certos oficiais e algumas praças que, durante a passagem de serviço, antes/após da bandeira, ela tem o mesmo ou maior peso nas falas milicianas que relato de ocorrências, alertas sobre uso de EPIs e detalhes acerca do serviço.
A faxina forçada e humilhante divide as praças. Sargentos e Subtenentes do CBMAC que passaram mais de uma década, quase duas, fazendo faxina, muitas vezes não entendem que os costumes evoluem no tempo. E muitos oficiais se utilizam disso para dividir ainda mais: “novim acabou de entrar na vida militar, entrou na época da bolsa formação, foi criado com vó, tomando leite e com talquinho no bumbum. Arrocha o novim.”
A faxina no CBMAC é desvio de função hoje, foi ontem e será amanhã. O Governo do Estado e o Comando-Geral já deveriam ter terceirizado este serviço há muito tempo. O novo Comandante-Geral que, dizem, tem uma visão mais humanizada das praças, já deveria ter se pronunciado e agido concretamente a respeito. Deveria visitar todas as UBMs e ver o cotidiano bombeiro militar. No militarismo há um modo de gestão superado, pois quem participa ao Comandante-Geral sobre os acontecimentos são comandantes das UBMs subordinadas. Às vezes, nem Comandantes de UBMs têm acesso ideal, precisam antes peregrinar pelas salas burocráticas de outros Oficiais Superiores.
Na Seção Contra Incêndio (Aeroporto de Rio Branco) a faxina não ocorre mais. Mas não há nenhum mérito do Comando da Corporação. A terceirização está há anos prevista no Contrato Administrativo e Convênio entre o CBMAC e a INFRAERO. Pasmem, até o final de 2008 os militares em plantão da SCI faziam a faxina unicamente porque o Comando da Corporação não leu no contrato que a INFRAERO é a responsável pela limpeza do quartel. Quando Deus iluminou um determinado militar, ele leu esta cláusula. Foi quando os militares da SCI/Aeroporto deixaram de fazer a famigerada faxina. A partir daí, a relação entre praças melhorou bastante (relembre-se que faxina é utilizada por Oficiais e algumas Praças desavisadas para desunir e enfraquecer a classe).
Na Diretoria de Atividades Técnicas (DATOP) e Fundo de Saúde, quando havia Soldados por lá (recentemente eles foram transferidos para UBMs operacionais), eles tinham que capinar com terçados o capim na frente da UBM e fazer limpeza geral. Até o ponto de ônibus que há em frente os Soldados tinham que limpar. E sempre aos arrochos de Sargentos, Subtenentes e outros oficiais. Muitos Sargentos e Subtenentes eram obrigados a arrocharem pelos seus superiores. Outros, infelizmente, não percebiam, ou não se importavam, com o constrangimento da situação. Vários colegas procuraram a AME e a APRABMAC para tentar modificar este panorama, mas sempre sem sucesso.
Finalizando, o fato é que há no CBMAC muitas praças capacitadas, com cursos de especialização (mergulhadores, socorristas, gestores, formados em diversos tipos de salvamento etc.). Há múltiplos graduados em nível de ensino superior; já outros estão com ensino superior em fase de conclusão. Existem aqueles cursando mestrado. Faxina é um serviço digno, de alta relevância para o bem-estar do ambiente de trabalho. Apesar disso, não é função de defesa civil; não é, portanto, serviço de Bombeiro Militar.
Em breve, voltarei a escrever nesse espaço democrático sobre outros assuntos relativos ao CBMAC. Não há intenção de agradar a todos, apenas expor pelas palavras a indignação e angústia sentida por grande parte da categoria. Espero subsidiar o debate. Que haja repercussão e sejam postados os comentários!

5 comentários:

  1. Na minha óptica o CBMAC, por ser uma grupo pequeno, com contatos mais pessoais entre lideres e liderados era uma instituição onde oficiais e praças olhavam e caminhavam em uma só direção, onde o espírito de corpo, o respeito e a urbanidade eram os esteios dessa casa. Onde hierarquia era confudida com o companheirismo e a disciplina consciente. Mas prá minha decepção é uma insatisfação geral no seio dos subordinados, principalmente no ciclo de praças. Parece-me que os cmts perderam o controle, deixaram de se preocupar com o bem da tropa e da instituíção, evidenciando interesses políticos e particulares. Triste, heim?!
    Sempre tive uma grande admiração por essa instituíção. Por isso, ROGO ao Senhor que leve as luzes do espírito santo para iluminar a todos, inclusive o novo Cmt Geral para que resgatem a paz e a harmonia messa casa.
    Sim! Meu caro companheiro para se queixa de um superior não há necessidade de PEDIR PERMISSÃO, apenas informe-o da queixa. OK!

    ResponderExcluir
  2. Cap Mário, a afirmação que o senhor faz, de que o CBMAC era uma Instituição pequena, organizada, controlada, disciplinada e operacional tudo é verdade. Mas isso no passado até próximo. Até iniciar a esculhambação das peixadas nas promoções e criação das panelinhas de oficiais. O CBM era exemplo de disciplina e operacionalidade. Corria nos quato cantos, inclusive dentro da pm, essas virtudes. Mas isso ficou no passado! Agora não passa de uma alquebrada instituição, cada um agora (des)trabalha pensando e olhando pro próprio imbigo. Quem quiser reclamar da situação atual só há um culpado: o Desgovernador binha!!!!

    ResponderExcluir
  3. Se não aguenta o trabalho pede pra sair. Estuda pra passar em outro concurso, não é o bonzão. Dobra essa lingua ou entorte seu dedo antes de apontar os problemas da instituição que te paga soldadosinho.

    ResponderExcluir
  4. Quem me paga nao e o senhor ,seu puxa saco..seu ditador !!!
    A verdade doi ,nao e,porem para vcs que babam o saco do governador,na qual sai leite ,esta td otimo .Vc nunca trabalhou e nem estudou que moral vc tem..

    ResponderExcluir
  5. CBMAC! Lê o edital do concurso de admissão de bombeiro militar, não fala de faxina! (vai estudar vc). Mas, se queres desviar a função do soldadosinho (como vc diz)o seu infeliz (deixa ele só na faxina) o salário é bom pra faxineiro. Pra seu governo se cada soldadosinho (como vc diz) resolver não mais realizar essa faxina não vai dar nada para os mesmos basta UNIÃO!UNIÃO!UNIÃO!!!!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.