sábado, 11 de dezembro de 2010

DESABAFO DE UM MILICIANO DO CBMAC

Artigo escrito por um Soldado da turma de 2007 (“novim”)
Nós, militares do CBMAC, temos muitos problemas diários durante nossa vida militar. A começar pela escala de serviço, que sem dúvida, em nossa corporação é o pior problema. Em geral, trabalhamos em regime de 24horas consecutivas por 48horas de descanso. Mas isso é somente teoria. Na prática, nessas horas que deveriam ser repouso há 2 (dois) expedientes semanais ou, como chamam os desavisados, educação física militar, das 8h até quando os oficiais permitirem/quiserem/imporem.
No 1º BEPCIF (antigo 1º Grupamento de Incêndio) faz-se, nas terças e quintas-feiras, educação física das 8h até as 10h da manhã. A partir daí surgem os famigerados cortes de árvores, os quais não raro são “cortes políticos” (casas de pessoas influente política ou financeiramente) em casas que os oficiais querem agradar seus donos. Já participei de “corte de árvore político” – que não apresentava nenhum risco de causar danos a pessoas ou propriedade – até em casa de oficial do CBMAC (que poderia ter pagado um particular, mas usou gratuitamente o Estado para serviço em chácara de sua propriedade).
Com os tais expedientes (educação física somado com corte de árvore ou outras missões) são consumidos 8 (oito) a 10 (doze) horas daquele descanso teórico de 48h. Em vez de repousar, o miliciano (principalmente soldado) acorda cedo, veste a farda, se desloca de casa para quartel, faz educação física, faz faxina no quartel todo (inclusive em banheiros e alojamentos pessoais de oficiais), muitas vezes é humilhado (recentemente um 3º SGT BM foi chamado de macaco em forma por um Oficial Intermediário), corta “árvores políticas” e algumas de risco, faz, compulsoriamente, mudanças de amigos do oficialato ou de oficiais da ativa e da reserva etc. Tudo isso, sem banco de horas, horas-extras ou compensação de qualquer natureza.
Nosso banco de horas é o maior engodo do Governo do Estado e do Estado Maior da Entidade. Enquanto diariamente 5 (cinco) ou 6 (seis) militares do CBMAC, no Estado do Acre todo, estão em banco de horas, há outros 4 (quatro) de “escala extra sem extra algum”. Estão nos emprestando até para associações privadas (ASDERACRE) para serviço de prevenção. Ora, mas a ASDERACRE tem condições de custear um salva-vidas privado, ou bombeiro militar que esteja de folga!
Há muitos outros problemas como o efetivo de menos de 400 (quatrocentos) homens para todo o Estado do Acre e a não regulamentação da carga horária. Nós fazemos banco de horas (alguns por dia) por sorteio e não porque em dado momento já tenhamos trabalhado o máximo previsto em lei e portaria. Não há previsão de quanto é o nosso máximo de labuta, mas em nosso contracheque está escrito 30 (trinta) horas semanais. Nosso Comandante-Geral não criou a portaria, conforme manda a lei, que regulamentaria nossa jornada laboral semanal.
Entretanto, certamente, no meio das opções para Comandante-Geral, o atual, é a opção que menos nos ofende (praças e oficiais de fora da panela), é a potencialmente mais adequada. Em momento posterior explicarei melhor sobre isso e outros fatos a serem tratados com maiores minúcias.

28 comentários:

  1. Realmente é o fim da picada. Nome cogitado para assumir o Gabinete Militar é da Cel (***moderado***).Absurdo no último. Essa canalha só vivia criticando tanto o PT,como também o pessoal do GM. Agora quer mamar como secretário. Quem indicou? A Barbie,ou seja, a Marcia,Secretária de Segurança Pública. Meu caro Tião,desse jeito você não vai virar o jogo não. Começou com escolha errada. Você conhece o passado da (***moderado***)? Então antes de nomear,procure se informar!!!!

    ResponderExcluir
  2. De parabéns a PC! Lá, segundo informações, trabalha-se 24 por 72 em casa, caso seja utilizado nesse período de folga são recompensados financeiramente, ou seja, as 72 horas de folga são respeitadas.
    Não consigo entender esses absurdos tanto na PMAC como no CBMAC.
    Soldado PM fazendo faxina... só no CBMAC e na PMAC. Em qualquer repartiçãozinha tem empresa prestadora de serviço prá isso. Que dispretígio!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro administrador,somos nós que damos ibope ao seu blog,portanto vê senão "modera" os nomes das pessoas. Coloca o nome desta Oficial pra ver o que vai acontecer!!! Joga no ar,isso é noticia de primeira mão!!!

    ResponderExcluir
  4. Infelismente hoje o CBMAC está entregue às traças. Ninguém toma providência. Enquanto isso o dinheiro público fica sendo gasto com pouco retorno à sociedade.

    ResponderExcluir
  5. Sei que vou desagradar alguns colegas(mas Democracia é dizer o que se pensa e acredita), mas vou insistir no raciocínio: o militarismo policial tem que acabar!
    É inadmissível em pleno século XXI, depois do fim da Ditadura Militar, depois da promulgação da CF/1988 (mais de 20 anos se passaram) e as polícias e os bombeiros continuam sob o jugo do militarismo e ao sabor das vontades de quem comanda ou tem um "poderzinho" nas mãos!
    É evidente a confusão que estes senhores fazem na medida em que não conseguem diferenciar o soldado do policial!
    O soldado é aquele que não pensa, só obedece e é voluntário pra servir determinada força, portanto, está a disposição das ordens dos seus comandos; Já o policial é aquele que pensa, só obedece à ordens legais e acessa ao serviço público mediante APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO, portanto, deve estar a disposição para dar cumprimento ao ordenamento jurídico pátrio!
    Policiais e bombeiros (e também policiais civis)precisam experimentar uma nova realidade administrativa bem diferente do militarismo que, aliás, não é a única forma de se organizar uma força policial!
    Parabéns colega BM, continue postando seu pensamento! Estaremos sempre aki para apreciá-lo!

    ResponderExcluir
  6. Tem mais se a CelMargarethe assumir dia 1o de janeiro, no dia 02 de janeiro se ele quizer ir pra casa ganhando comoSecretário de Estado,já pode, pois a mesma ja completou 25 anos de serviço. Sabi dessa Tião? Se não sabia procure se informar!!!

    ResponderExcluir
  7. tudo que acontece no quartel é culpa dos comandantes, agora você diz que o atual comandante é a melhor opção, então não reclame porque irá continuar do mesmo jeito que está, ou será que vai mudar começando por baixo? quem reclama tem que apontar sugestões, faz igual a PM se os da ativa não estão agradando então vão buscar o CEL Sidney, Henrique ou outros que tanto sugaram e nunca fizeram nada. você é novinho agradeça a Deus por ter chegado agora, porque os antigos só comiam ovo e tinha a carga de trabalho pior que a sua, procure se informar e depois comece a chorar.

    ResponderExcluir
  8. CEL CBMAC (me aguarde)12 de dezembro de 2010 às 18:52

    Ninguem na CBMAC pode reclamar de nada. Damos sempre o que tem de melhor, sempre damos boas instruções e procuramos atender bem aos anseios de nossos subordinados quanto aos intrumentos de trabalho.Isso que está sendo relatado por esse aprendiz de militar não é verdade. Senhores, reclamar de faxina, tenha dó, qual é o quartel da PM ou da CBMAC que contrata serviço terceirizado para fazer a limpeza? Isso é coisa de soldado que mal chegou no Corpo de Bombeiros e está querendo mudar as coisas pro jeito dele. Vá primeiro gastar a primeira farda seu voador bizonho e depois tente mudar as coisas. Gostaria de saber seu nome para poder lhe explicar direitinho nossa cultura, nossa história para você ver como hoje é muito melhor. Você não sabe de nada rapaz. Vou falar com o Célio pra saber porque ele ainda não tirou esse site do ar. Isso só planta discórdia através de mentiras, vão arranjar o que fazer...

    ResponderExcluir
  9. Não vai na onda desse recalcado antigo aí não novinho!
    Continue a denunciar essa pouca vergonha!
    E vc antigo, respeite pelo menos o tempo que tem de corporação e os cabelos brancos (se é que tens em função do trabalho): se vc comeu ovo problema teu!
    Agora é hora de comer filé!

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez fico triste quando, alguns internautas, ao invés de fomentar o debate sadio, a boa informação e as críticas construtivas (são aquelas em que propiciamos sugestões ), ficam a denegrir a imagem de pessoas e instituíções. Temos que nos educar mais, isso é uma certeza. Na democracia é permitida a livre expressão, desde que não se denigra a imagem de pessoas, principalmente.
    Agora o que não se pode, também, é partir para o autoritarismo, querendo que um Cmt de Polícia tire do ar um site. Meu caro, oficial CBMAC, neste caso o mais que se pode fazer é sensibilizar o administrador a moderar em casos de ofensas pessoais, visto que o BLOG é particular, não é de organismo da PMAC e, tampouco, do Cel Célio.
    Nessa discussão dos BM é bom que se diga, todos tem razão, mas há muitoss equívocos também, vejam: O CB ou PM ao ingressar em uma das corporações, principalmente durante o Curso de formação toma conhecimento das atribuições e condições de trabalho, isso não significa que pelo fato de não ter gasto ainda uma farda não possa dar sugestões de mudanças. Tudo bem! Talvez não tenha sabido se expressar, mas que já hora de acabar com essa coisa de Sd fazer faxina eu concordo. Os Agente de PC fazem? Os Agepen fazem? Os agente de PF fazem? Os agente de PRF fazem? O tempo que fazem faxina deveriam está em sala de aula atualizando conhecimentos e outros serviços dentro de suas atribuições legais. Chefe os tempos passaram, precisamos avançar! Desculpe-me, mas é meu ponto de vista

    ResponderExcluir
  11. CEL CBMAC, deixa de ser jumento! vc deve está muito longe do CBMAC pra falar essas asneiras. Dizer que se tá fazendo o melhor para os subordinados? Certamente você é um ignorante e burro. Dizer que vai falar com um inútil como o cel célio, que não manda nem na PMAC, quanto mais tirar um blog do ar.

    ResponderExcluir
  12. Ditadorzinho de araque!
    Ninguém tira nosso blog do ar!
    E se tirar nós criaremos OUTRO e OUTRO e OUTRO...
    Quem faz faxina é faxineiro! Policiais e bombeiros não fizeram concurso público pra faxineiro, mande sua esposa limpar o quartel!
    Antes de pedir o nome do BM, diga-nos o SEU nome!
    Dê o exemplo, Sr. oficial de meia tigela!

    ResponderExcluir
  13. Para o Cel CBMAC..

    Não se tira site do ar assim.. Virou ditadura novamente babaca??? Leia a CF primeiramente... Analfabeto burro! Vc´s estão ai por peixada Rpz e não competentcia!

    ResponderExcluir
  14. Ainda bem que sai dessa vidinha de militar!

    Estudem.. Saiam dessa vida que não leva a nada.

    Sejam Federais! Ai sim é moral! Não baixa a cabeça para qualquer babaquinha!

    ResponderExcluir
  15. O Célio agora é o comandante da Internet também? não sabia não...

    ResponderExcluir
  16. Vai lá chorar com o Célio coronelzim R2!!! Na tua época teve ao menos concurso? Acredito que não, apesar de suas estrelas, hj vc não teria capacidade pra passar nem pra soldado da PM/BM e vem aqui querer acabar com o site! Vai não, pois esse site é democrático, ao contrário de vc e suas idéias! Evolua caro coronel, afinal, isso que o soldado diz é a mais pura realidade.. Os técnicos em segurança pública devem ser usados na atividade fim... o CBMAC não é seu, vc faz parte dele.. Ah, existem vários órgãos de seg. pública no Brasil e até mesmo no Acre com empresas terceirizadas para cuidar da limpeza (Polícia Federal, Polícia Civil, CIATRAN).. saia da sua salinha e abra a sua mente...

    ResponderExcluir
  17. Olha acredito que as coisas na caserna devam ficar sempre como sempre foram, isso é uma exposição desnecessaria da instituição,eu poderia estar aqui criticando meus policiais pelo sumiço de combustivel das viaturas e motos da instituição, mas porem faço apenas uma breve reflexão para que meus policiais militares deixem de intervir nas situações relacionadas ao CBMAC e procurem a todo custo serem disciplinados e capazes de suas missoes.

    ResponderExcluir
  18. Fique triste não meu Caríssimo Capitão Mário!
    Nós sabemos respeitar aqueles que nos respeitam como é o caso do Senhor!
    O senhor sim, é um Oficial de fato e de direito!
    O senhor sempre respeitou para poder ser respeitado!
    Não há o que temer! Só devolvemos as "gentilezas" das quais somos vítimas, como a deste senhor que se identificou como "coronel"!
    Se ele tivesse a metade da sua educação e polidez, não passaria por estes embaraços.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  19. Meu caro capitão, pra você sempre será bom que as coisas continuem como sempre foram, se fosse diferente, como eu penso que deveria ser, você nem seria oficial. Prá você é bom não é? Manter o lixo sempre em baixo do tapete, não é? Acho que você pensa que ser disciplinado é aguentar tudo caladinho, não é? Quanto ao combustível eu acho que passar a mão na cabeça de quem vacilou é crime. Da próxima vez não perca a oportunidade de ficar calado, aliás, você calado é um poeta.

    ResponderExcluir
  20. Que Deus venha dar sabedoria para esse oficias,que si dizem bonzinhos e que tudo esta otimo.Que eles deixem de serem comandantes de si propio e passem a amar a tropa como uma familia.Que nao venha ser vender por pouco e que sejam mas humildes,pois muitos sao praticamente analfabetos e outros ja foram ate praca.Isso e a realidade no cbmac,nao ainda colocar a sujeira debaixo do tapete.Paz ,Deus ama vcs..

    ResponderExcluir
  21. Dia primeiro vamos dar a resposta a todas essas injustica.So com muita luta consiguiremos alguma coisa.Deus e conosco e nao ha semi Rither que possa impedir as nossas conquista.Eu digo·nem que viva!!!Viva a liberdade no Cbmac e na Pmac.Fora!!A todos ditadores semi analfabetos que se acham os bam, bam, bam,Fica !!A todos os superiores honestos e justos.Vamos todos juntos com o Major Rocha ,pois ele sim e o nosso comandante.

    ResponderExcluir
  22. Caros internautas "babacas", se não tem como tirarem o estresse, vão transar com as mulheres de vocês. Parem de estarem se espedaçando nos comentários. Se vocês fossem "machos" mesmo, você não digitariam no anonimato,certo seus "bundas moles"!!!

    ResponderExcluir
  23. rsrs o Cel BM ai ficou anonimo tbém pra criticar os internautas anonimos... é um zé @#$%

    ResponderExcluir
  24. Mais um gay anônimo, sacaneando anônimos...

    ResponderExcluir
  25. É MELHO SER UM BUNDA mole do que ser maricom e gostar de pegar no microfone dos caras no zannnzy bar em CRUZEIRO DO SUL

    ResponderExcluir
  26. O CARA É MACHUCADO COM ESTA DE BRINCAR DE CANTAR NO MICROFONE DOS OUTROS,NO ZANZY BAR

    ResponderExcluir
  27. Quanta discussão desnecessária nestes comentários. O rapaz que escreveu este desabafo apenas relatou a verdade.
    Eu oro a Deus todos os dias para meu filho sair deste trabalho. Antes eu tinha orgulho, mas com o passar do tempo percebi que ele volta do trabalho cada dia mais decepcionado. Ademais, aquele quartel que ele trabalha, apesar das maquiagens, ainda é um ambiente insalubre.
    Abraço e que o Senhor abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  28. Meu caro Cap RR Mário, quando você estava na ativa, na época em que a PM só comia "OVO", você aparentava ser uma pessoa feliz e satisfeito com a conjuntura política daquela época. Agora, depois que foi pra reserva, inclusive com uma boa aposentadoria, aparenta ser uma pessoa revoltada, uma pessoa apostando e acreditando em milagres. Digo isso porque lhe vi no Teatrâo, na diplomação, inclusive fazendo referencias elogiosas ao Maj Wesley, como se fosse "O SALVADOR DA PÁTRIA. Amigo, salvador da patria, já tivemos vários. Lembra do Roberto Filho? Do N. Lima, do Sgt Vieira, etc. Depois de eleito foram cuidar da vidinha deles. Então, você já é muito velho pra acreditar em contos de fadas. Abraços.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.