segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Uma nova polícia pode nascer

Governador do Rio quer unificar as polícias Civil e Militar
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pedirá o apoio da presidente eleita, Dilma Rousseff, para conseguir a unificação das polícias. A ideia de Cabral é que seja criada uma nova instituição, unindo as estruturas e atribuições das atuais polícias Militar e Civil. Como ambos não têm o poder de fazer isso unilateralmente, as diretrizes devem ser enviadas ao Congresso Nacional, para que seja elaborada uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC).
Além de receber pedido de Cabral, Dilma assistirá a uma apresentação de dez minutos, feita pelo secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, em que outros nove tópicos serão abordados, com a intenção de discutir mudanças no atual cenário do combate ao crime, no Brasil. O EXTRA teve acesso ao esboço do documento que Beltrame está preparando para levar ao Distrito Federal. Ele é um dos vários convidados de um seminário, ainda sem data marcada, que inclui organizações não-governamentais (ONGs), outros secretários e especialistas em segurança pública.
Beltrame acredita que esta é a hora de adequar a legislação penal à realidade vivida no país, com menos benefícios e cumprimento mais efetivo da pena para criminosos. O secretário falará com a presidente eleita sobre as brechas da Lei de Execuções Penais, que permitem a um preso progedir do regime fechado para o semiaberto após cumprir apenas um sexto da pena. Mariano também pedirá a Dilma que interceda, no Congresso, para agilizar a tipificação, no Código Penal, do crime de milícia.

2 comentários:

  1. Duvido que o governo do Rio consiga isso. Essa história é antiga e não há interesse por parte da cúpula das polícias, principalmente da militar, nas pessoas de Oficiais superiores de todas as intituíções do Brasil. Evidenciando as tais polícias centenária e tradicionais como Brigada Militar, que nunca aceitou ser designada como PM; PM mineira e a PM paulista. Vamos aguardar os acontecimentos... Quero mais uma vez garantir que termina em pizza. Passei 30 anos houvindo a mesmo blá! blá!

    ResponderExcluir
  2. Correção:Gente, pelo amor de Deus! Onde se lê houvindo, leia-se OUVINDO. Perdão!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.