domingo, 19 de dezembro de 2010

Tião Viana escolhe novo comandante da PMAC, CBMAC e secretário de segurança


O governador eleito Tião Viana anunciou na manhã do último sábado, dia 18, seus novos secretários. O anuncio aconteceu no auditório da Biblioteca da Floresta e contou com grande corbetura da imprensa local.
Os nomes escolhidos para assumir as pastas ligadas à segurança pública não chegaram a ser surpresa. Como já haviamos anunciado neste blog, o coronel da reserva José dos Reis Anastácio será o novo comandante da Polícia Militar do Acre e terá como subcomandante do coronel Paulo Cesar. No comando do Corpo de Bombeiros continuará o coronel Flávio Ferreira Pires. No gabinete militar assume a tenente coronel Francisca Margarete de Oliveira Melo. A pasta de delegado geral da Polícia Civil, Emylson Farias. No Instituto de Administração Penitenciária assumirá Dirceu Augusto da Silva. Para assumir a Secretária de Segurança Pública, foi convidado Ildor Reni Graebner.
Uma coisa interessante é que o futuro governador apostou na experiência desses profissionais para assumirem o cargo. Enquanto a atual secretária de segurança Márcia Regina, ao assumir o cargo não sabia nem do que se tratava sua pasta de trabalho, dessa vez quem assume é Graebner que já foi superintendente da Polícia Federal no Acre e estava exercendo a advocacia em Santa Catarina. Embora ainda não saibamos o perfil da administração do novo secretário de segurança, é possível afirmar que ele saberá diferenciar uma arma ponto 40 de um 38.
Márcia Regina, por sua vez, vai assumir o Gabinente Civil, um cargo de alta confiança, mas de pouca visibilidade. É uma forma de o governo premiar sua incompetência frente a segurança pública do estado. Tira de um campo problemático, mas não a lança fora por coveniência política. Alías esse é um dos pontos dos secretário e ministros dos governos petistas, eles são muito flexíveis para assumir cargos, hora estão num ora noutro.
Nada mudou no Corpo de Bombeiro. Os militares terão que continuar a aturar o coronel. Pires Havia uma forte informação de que o coronel Godin estaria realizando conversas com alguns setores da instituição e do governo a fim de conseguir o cargo, o que é perfeitamente natural. Godin não teve sucesso e terá que ver seu companheiro de farda permancer no cargo.
Na PM, o coronel Paulo Cesar não teve o que tanto queria, chegar ao comando da PMAC. Assume Anastácio e o governo oferece fortes indícios de que na ativa não existe pessoa qualificada e de confiança para o mais alto posto da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.