quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Petecão defende a criação do “PAC pela Segurança”; Major Rocha quer aprovação de PEC 300

O  deputado federal e senador eleito pelo PMN do Acre, Sérgio Petecão, ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados na terça-feira, para pedir ao Governo Federal a criação de uma espécie de “PAC pela Segurança Pública”. Petecão fez o pronunciamento depois de uma viagem ao Rio de Janeiro, onde constatou a satisfação de 85% da população carioca com a PM, conforme constatado em pesquisa do Ibope, depois da ocupação dos morros para combate o narcotráfico.
O deputado quer aproveitar o momento de esforço concentrado dos órgãos encarregados pela segurança pública para chamar a atenção das autoridades para a necessidade de inclusão da PEC 300 nas prioridades do governo para votação este final de ano.  “A PEC 300 é um verdadeiro divisor de águas na história da segurança pública brasileira”, disse.
Petecão lembrou que não basta  apenas equipar a Polícia Militar para ações de impacto como no caso do Rio de Janeiro. “É preciso, sobretudo, valorizar o servidor para que os agentes possam realizar seu trabalho com uma remuneração adequada para sustento e uma vida minimamente digna”. Em sua estada no Rio de Janeiro, que coincidiu com as ações nos morros cariocas, o parlamentar acreano conversou com diversos PMs que puderam manifestar sua insatisfação pela remuneração atual e a expectativa em torno da votação da PEC 300 no Congresso Nacional. E confirmou que a votação continua mobilizando toda a categoria que, aliás, já alertou que pode entrar em greve em todo o território nacional já a partir de 1° de janeiro.
“Existe um movimento da categoria  em nível nacional que promete cruzar os braços logo no início do ano. É preciso dar, no mínimo, uma satisfação a esta faixa de servidores insatisfeitos sob pena de colher surpresas desagradáveis”,alertou.
Petecão, inclusive, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira a visita do deputado eleito Major Wherles Rocha (PSDB), que está em Brasília exatamente para sensibilizar a bancada acreana em torno da votação da PEC 300. Rocha, que é um dos principais representantes da categoria no Acre  e teve a PM como  principal bandeira de campanha, adiantou que em todo o Brasil existe um sentimento generalizado em toda a farda de pressionar ao máximo para que a classe política dê uma resposta em torno da proposta de emenda constitucional que equipara a remuneração dos PMs de todo o Brasil a dos PMs e bombeiros do Distrito Federal(DF). “A PEC 300 virou uma espécie de ponto de honra para a PM. É preciso que o Congresso e a classe política dê um encaminhamento definitivo para a proposta sob pena de frustrar todo um segmento policial Brasil afora”.

Wherles Rocha lembrou que só no Acre a categoria conta com 3.000 membros da ativa, entre bombeiros e policiais, além dos inativos  que esperam uma resposta para o verdadeiro impasse que se tornou a PEC 300. A proposta terminou por incluir a Polícia Civil (no Acre são cerca de 1.200) que agora cerrou fileiras com as PMs de todo o Brasil para pressionar o Congresso Nacional a fim de obter uma resposta no mínimo convincente para a reivindicação da categoria. Petecão arrematou que já é hora do Governo Federal definir uma política de segurança pública que contemple, em primeira mão, políticas públicas que tragam uma remuneração a contento para PMs e Civil a fim de combater alguns cancros como o narcotráfico com a força que o problema requer. “É uma questão tipicamente de segurança nacional que atinge a toda a população”, resumiu.
Domingos Sávio, de Brasília

3 comentários:

  1. Boa Major, estamos com o senhor.

    ResponderExcluir
  2. Meu Senador e meu deputado estadual!
    Arregaaaaaça oposição!

    ResponderExcluir
  3. A hora é essa. O momento é agora. "Vem, vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...". Contamos com o senhor, Major Rocha.
    Romeu.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.