domingo, 19 de dezembro de 2010

Desabafo de um Bombeiro do CBMAC III – Cooperativa de Saúde do CBMAC tem atuação duvidosa...

Muita gente leu e ainda lerá os artigos já publicados neste espaço democrático sobre a caserna do CBMAC. Há muitos problemas, desrespeitos aos subalternos hierarquicamente, abusos de poder etc. A polêmica gerada no seio da corporação deveria ser pelo conteúdo verdadeiro do que foi escrito nas matérias. Infelizmente, há uma pressão no interior da corporação para achar o autor (autores?) dos artigos. Nenhuma movimentação foi vista para, efetivamente, melhorar escala de serviço (24 por 48, mas na folga há 2 expedientes com educação física, corte de árvore, escala extras e alguns minguados banco de horas), terceirizar a limpeza das instalações, instituir-se um verdadeiro banco de horas (o que existe é um engodo!!!!) etc.
O que se fez foi inaugurar mais 2 quartéis sem aumento algum do efetivo (Sena Madureira e Tarauacá). Foram avisados em cima da hora que estavam transferidos para tais localidades. Dizem que ofereceram somente um soldo para custear o deslocamento de Rio Branco para Sena ou Tarauacá... Dizem que o custeio do deslocamento da bagagem pela corporação, pelo menos inicialmente, “foi planejado” com ônus para o militar deslocado. Depois ele que entre (entrasse?) com requerimento para ser ressarcido...
Mas vamos a CBSAÚDE. Bem, tal cooperativa de saúde funciona sem gestão de qualidade. Os diretores atuais têm uma queda por negociar imóveis para locação predial com o Senhor José Alex (dono da Santa Casa, que tem dezenas de processos judiciais e milhões em dívidas com trabalhadores e com o Estado, em impostos!!!). O atual imóvel locado pela CBSAÚDE, a Santa Casa, tem dívidas milionárias há anos, talvez mais de uma década. Fizeram-se melhorias estruturais no imóvel, mas agora terão que desocupar às pressas, pois a justiça penhorou todo o “Money”, “dindim” que entra através da Santa Casa de Misericórdia e do Senhor Alex.
Misericórdia, devemos orar, é para o Senhor Jesus ter dos militares do CBMAC, pois cedo ou tarde, todos, dos novinhos aos antigões, praças e oficiais, ativa ou reserva, titulares ou familiares, irão precisar dos serviços médicos e odontológicos lá prestados.
Aliás, adivinha de quem é o imóvel para onde a CBSAÚDE vai “se mudar”???? Do senhor José Alex, o mesmo dono da Santa Casa de Misericórdia do Acre!!!!
E de quem é a autoria? Ora, é dos diretores da CBSAÚDE, especialmente do Diretor Presidente (acho que é assim o nome do cargo.). E o Conselho Fiscal??????????? Porque não denuncia, se opõe a isso tudo??? Por que não denuncia na Polícia Civil para produzir um inquérito?? É essa instituição a competente para investigar tais situações.
Há outras situações escabrosas. Certos médicos existentes na CBSAÚDE (dentistas, clínicos gerais, especialistas), contratados pela cooperativa, também são conveniados. Ou seja, como pelo convênio ganham por atendimento e serviço prestado, fazem corpo mole durante o tempo em que estão à disposição da CBSAÚDE mediante contrato. Daí, incentivam o cooperado a procurá-los em horário e local em que estejam em suas clínicas particulares. Uma vergonha total!!!! Prejuízo para a CBSAÚDE e para o militar. A primeira paga o cara e ele não produz satisfatoriamente. O segundo, paga 2 duas vezes o serviço, pois mensalmente há um desconto fixo e ainda paga de 25% a 100% do serviço prestado pelo conveniado, que também é contratado.
Corre solto, dentro e fora da diretoria atual, que há médicos que ganham percentagem para indicarem exames para os laboratórios A ou B. Tem um certo médico que é suspeito de prescrever sempre vários exames para cada paciente atendido em direção ao Laboratório da Santa Casa de Misericórdia (do senhor Alex de Nazaré!).
Oras, o CBMAC possui 3 bioquímicos. Então porque a atual diretoria não cria um laboratório próprio. Que atenderia a um preço abaixo da tabela para bombeiros militares e que também venderia serviços para fora. Será que é porque os três são praças??? Ou porque são incompetentes, se “formaram nas coxas”??? Ou porque alguém lá de dentro já tem parceria com algum laboratório (especialmente com o do senhor José Alex??).
Novamente, e o conselho fiscal???? Fiscaliza o quê???? Será que no meio de seis conselheiros fiscais nenhum faz o seu papel??? Ou há conselheiros intimidados pelo regime militar. Daí, são tímidos nos relatórios lidos e durante as falas nas assembléias gerais da entidade. Só que há dois mandatos o presidente do conselho fiscal é um coronel da reserva remunerada (ex subcomandante geral do CBMAC.). Será que é bom um presidente do Conselho Fiscal ser da Reserva Remunerada, que não conhece mais os detalhes da entidade??? E os componentes da ativa, porque nada de concreto fazem? OU FAZEM??
Recentemente, a atual diretoria, com pequenas mudanças nos nomes, foi reeleita. Tem sido falado que o próprio Estado Maior fez pressão por isso, se articulou. Por que?
O fato é que muita gente estava entrando de serviço ou saindo, no 1º BEPCIF por exemplo, quando viu as urnas chegando para votação. Muitos militares sequer sabiam dos candidatos. Quem era situação ou oposição. Onde e o que estava fazendo o conselho fiscal que não divulgou com eficiência a eleição e as chapas envolvidas??? Novamente, assim como aconteceu na eleição da APRABMAC, só uma chapa tinha soldados na sua composição. Até quando isso vai acontecer?? Esse afastamento entre praças. Como se fossem água e óleo.
Dizem também que a própria Soldada que compõe a chapa eleita (reeleita) foi surpreendida com o dia da eleição. Ela teria se reunido um dia antes com o Diretor Presidente para se informar, após tomar ciência, de supetão, sobre o dia da eleição e o cargo para o qual estava inscrita na chapa. Nesse ponto, realmente, os “novinhos” tem muito a aprender. Nada que o tempo não possa resolver.
Quem esteve nas últimas Assembléias Gerais da CBSAÚDE, viu o conselho fiscal relatar que há muitos pagamentos feitos pela entidade sem nota fiscal, somente mediante recibos. Por quê? Esses “serviços” pagos foram realmente prestados? Para quem?
E o funcionários civis da Cooperativa de Saúde? Qual o critério para a contratação dos mesmos? Será algum vínculo pessoal entre esses e um ou alguns dos diretores??? Todos eles são eficientes em suas funções??? Há mais de ano estão prometendo uma tabela com os preços dos serviços, para planejamento prévio do cooperado. Cadê a tabela com os valores dos serviços conveniados?????
Todos reclamam que não se consegue fazer um orçamento prévio para uso de serviços da CBSAÚDE. Chegamos lá e nos dizem: “é baratinho, custa pouco, peque a guia.” Deveria ter uma tabela de serviços à disposição dos cooperados. Isso é reivindicação antiga de qualquer militar do CBMAC. Daí, após o desconto que o militar vai “chorar” e se humilhar até que alguém o esclareça sobre os descontos feitos no contracheque.
Em vez de arrochar toda a tropa, determine-se, investigue-se, resolva-se. Que os médicos e dentistas contratados pela entidade parem de chegar atrasados, ou nem ir ao consultório.

13 comentários:

  1. Só em relação ao Conselho Fiscal que é citado aqui, ele tá atuante sim, todas as irregularidades encontradas constam em ata e elas são transparentes pra todos os conveniados, inclusive quem escreve este artigo faz parte do referido Conselho e do anterior também, cuidado com as palavras amigo, pois você é parte envolvida, se tem uma solução viável, convoque uma assembléia e apresente-a.

    ResponderExcluir
  2. Essa diretoria é muito transparente.Eles convocam os militares para assembleias pouco tempo antes delas acontecerem,isso é,quando convocam.Sem se falar das eleicoes que praticamente nao foi divulgada.Que as criticas venham servir para melhoras.Hum ..

    ResponderExcluir
  3. eu sou conveniado e nunca nem ouvi falar nessas atas.... eu tenho pena é dos futuros soldados que entrarem no BM vão entrar devendo uma casa... um verdadeiro roubo o que estão fazendo.. cobrando contribuição de quando ainda nem eramos bombeiros... quem sabe um dia eu cobro na justiça... vai ser um prazer...

    ResponderExcluir
  4. todo lugar que rola muito dinheiro é imprecionante, no Brasil a roubalheira, esquema, provilégios, rolam soutos. se tem as atas e tem as irregularidades.. então por favor conselho.. manda pra delegacia mais próxima.. pro delegado investigar e oferecer a denuncia, e prender quem culpado for. só sei que tem nego ganhando dinheiro fácil por ai. sem fazer nadaa. ganhando extra por fora. uma vergonha!

    ResponderExcluir
  5. Senhor redator do blog a4demaio.
    Eu, RAIMUNDO JORGE FROES CAMARÃO - 3º SGT BM, membro do Conselho Fiscal da CBSAÚDE, venho por veio deste, solicitar direito de resposta, em face do artigo " Desabafo de um bombeiro - cooperativa de saúde do CBMAC tem atuação duvidosa...". Certo de sua atenção, aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante... na verdade, tudo o que foi escrito no artigo já é de conhecimento de uma grande parte dos cooperados. Era só questão de tempo até os fatos tomarem uma amplitude maior de publicidade. No que diz respeito ao Conselho Fiscal da CBSAÚDE, talvez o militarismo impeça uma atuação mais explosiva. Mas, por outro lado, o conselho não tem sido omisso. Inegavelmente, há hierarquia e disciplina militar entre os membros do conselho fiscal, dessa forma, a atuação ocorre de forma muito moderada, negociável demais, segundo as rédeas do presidente do Conselho. A interpretação do órgão fica a critério de cada um. Quem não aguenta pressão nem está preparado para críticas não dá a cara à tapa. Se entrou não chora nem pede para sair.

    ResponderExcluir
  7. Ao senhor redator do blog 4 de maio.

    Eu, RAIMUNDO JORGE FRÓES CAMARÃO - 3º SGT BM, MEMBRO DO ATUAL CONSELHO FISCAL DA COOPERATIVA DE SAÚDE DO CBMAC - GESTÃO AGO/2010 A AGO/2011, EM VIRTUDE DO ARTIGO "Desabafo de um Bombeiro do CBMAC III – Cooperativa de Saúde do CBMAC tem atuação duvidosa...!", PUBLICADO NESTE INFORMATIVO EM 19 DE DEZEMBRO DE 2010, SOLICITO DIREITO DE RESPOSTA NA PÁGINA PRINCIPAL DESTE BLOG. AGUARDO CONTATO PARA PROCEDIMENTO.

    Do blog a4demaio
    Gostariamos de informar que o espaço está aberto para o seu direito de resposta. Nosso Blog é democrático e iremos publicá-lo da mesma forma que estão sendo publicados os artigos do "Desabafo de um bombeiro do CBMAC". Para tanto, basta enviar o seu texto através do espaço reservado para comentários.
    Atenciosamente,
    A4demaio

    ResponderExcluir
  8. para o companheiro completamente desinformado que postou o comentario dia 20 de dezembro de 2010.as 11:50 ..REZE pra vc não adoençer pois se caso isso venha a ocorrer é neste roubo DE CASA que vc vai se tratar. AMIGO DA ONÇA !!!!AINDA BEM QUE AGENTE SABE QUEM É VC E SABE TAMBÉM QUE VC DEVE NA SAÚDE TÁ. BICHIN BESTINHA.

    ResponderExcluir
  9. Só pra constar eu recebi a as atas da 1 e 2 reunião do novo conselho fiscal e foi enviada pelo SGT BM Camarão!
    Agora tem algumas operações feitas lá na cooperativa de saúde que são no minimo duvidosas, como o amigo que redigiu o texto citou.
    Vale lembrar que os textos aqui postados não são com intuito de provocar ainda mais um racha na tropa do CBMAC, até porque eu não sei se é possível rachar ainda mais, e sim chegarmos a um consenso tornando o nosso ambiente de trabalho o mais harmonioso possível!
    Quanto os questionamentos feitos pelo colega em relação a cooperativa, grande parte são pertinentes!
    O melhor seria que os responsáveis pela cooperativa, explicassem as dúvidas, ou que as transações que acontecem sejam mais transparentes! Boa atitude do SGT. Camarão não ficando nulo, agora espero ver aqui seu texto contendo o direito de resposta que ele solicitou!

    Obs.: Porque a cooperativa gostar tanto de estar negociando com o SR. José Alex? sinceramente eu não compreendo...

    ResponderExcluir
  10. com muita humildade reconheço, sou mesmo "bichim besta" como o Sr. ai me chamou. mas não só eu.. como todos os soldados da turma de 2007 pois aceitamos calados essa cobrança injusta indevida e ilegal em nossos contra-cheques. pela logica adotada pela atual diretoria quem entrar no bombeiro vai ter também que pagar essa "divida". quanto ao uso da "casa" se for a de goiania me poupe, sem comentários. e se for a Santa Casa foi outra rateada.. rsrs.. muito investimento feito no Barco furado alheio!!! quem paga a conta? todos os BMs, portas, vidros, divisórias, pinturas, gas dos ar condicionado, poe na conta dos BM tá todo mundo cheio da grana msm

    ResponderExcluir
  11. Bem, no prelúdio, já afirmo que não vou me pronunciar sobre todo o conteúdo do artigo, bem como não postarei minha opinião crítica acerca dela. Tenho razões militares para tal, pois sou conhecedor da legislação castrense. Não quero ser, por exemplo, considerado como incentivador do corajoso (corajosos?) que têm feito as postagens. Mas também não me reservo o direito, nem o tenho, de repreendê-lo, pois o cidadão/cidadã (ou cidadãos) é ou são maiores de idade.
    Dito isto, sou membro suplente do Conselho Fiscal nesta gestão (por falta de candidatos) e fui membro titular na anterior. Nunca Presidi o Conselho Fiscal, mas sempre deixei nítido meus posicionamentos como conselheiro, emitidos sempre durante as reuniões internas e assembléias-gerais.
    Todos que entram em cargos de representatividade devem estar preparados para as críticas, eu estou (SD BM Abrahão). Mas as aceito na medida em que eu tenha competência funcional (de cargo)para ter feito ou poder fazer de outra forma. Não farei análise coletiva do Conselho Fiscal, apenas quero que fique claro que nos espaços adequados sempre defendi os posicionamentos que eu entendia ser o melhor para os militares do CBMAC, tenham sido eles aceitos ou não.
    Sinto-me contemplado com a publicação, sem anônimato, como comentário dos escritos acima.
    Abrahão Carlos Mota Púpio - SD BM


    obs.: tentei fazer sem anônimato e não consegui, mas quero ser identificado.

    ResponderExcluir
  12. O artigo está incompleto, pois não falou do dinheiro que a CBSAude investiu na barca furada da CBCRED - cooperativa de crédito do cb. Ou seja, pegou milhares do nosso dinheiro e jogou lá na instituição do Major que foi expulso pelo banco central. Investiu pesado na cooperativa de crédito do cbmac, que era presidida por um condenado pelo TCU.
    Tratem nossa saúde com respeito.

    ResponderExcluir
  13. meus irmãos acrianos sou bombeiro de belém / pa, lí o artigo que saiu nesse blog e também os comentários, meus irmãos nimguém é obrigado a aceitar nenhum desconto em contra cheque sem a permissão do titular.
    pois se isso acontece ai no acre é totalmente irregular e a justiça está ai mesmo quem esta se sentindo prejudicado recorra a nossa carta maior (constituição)e tudo será resolvido,um abraço a todos e boa sorte.

    obs:um abraço aos meus companheiros do cfs bm / 93 belém / pa.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.