segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Turma de 2002 de Cruzeiro do Sul abre diálogos antes de entrar na justiça




As discussões acaloradas acorridas no final do ano passado entre as turmas de 2000 e 2002, quando articulavam os meios legais para embasar a conversa com o comando e governo, levaram a conquista do direito das duas turmas da PM, junto à última turma de bombeiros, saírem sargento com nove anos de efetivo serviço nas respectivas instituições. Tudo terminado? Ainda não. A notícia de que os militares de 2002 da cidade de Cruzeiro do Sul entrariam na justiça para saírem cabos requentou as discussões nos últimos dias.
Em conversa com um dos representantes dos militares de 2002 do Vale do Juruá, na última semana, o Blog da Ameac obteve alguns argumentos. Em Cruzeiro, os policiais não entendiam por que a procura da promoção havia cessado já que acreditam que galgar uma graduação não era demérito nenhum. Por outro lado, o argumento da aprovação da PEC 300, com votação prevista para fevereiro, traria prejuízos financeiros para a categoria se ainda fossem soldados. Outro ponto ressaltado seria o favorecimento futuro na própria carreira militar.
“Estamos abertos para ouvir os militares de Rio Branco. Não desejamos prejudicar ninguém, se entendermos que eles estão com a razão iremos acatar sem problemas”, afirma o soldado Gleidson, lotado em Cruzeiro do Sul.
Em Rio Branco, Joelson Dias, um dos membros da comissão formada no ano passado, declara que não podem impedir que os militares de Cruzeiro entrem na justiça, mas assume a responsabilidade de deixar os militares do Juruá informados sobre as razões pelas quais deixaram de buscar as divisas de cabo. Essas explicações, segundo ele, devem ir além de questões pessoais. O militar falou ainda que recebeu uma ligação na semana passada de um militar pedindo esses motivos.
“Li e reli as leis e tive maiores conclusões a respeito do assunto. Já fiz o primeiro contato com o militar que está à frente da ação em Cruzeiro do Sul, enviei-lhe cópias da ata de reunião com o comandante geral, do requerimento e da Lei Complementar aprovada no final do ano passado e pedi para que escrevesse seus argumentos e não entrasse na justiça até que a comissão de Rio Branco se reúna e mostre seus argumentos”, disse.
Os policiais de Rio Branco não desconsideram as boas intenções dos militares de Cruzeiro do Sul, que, por sinal, tem um grande líder à frente como é o soldado Gleidson, mas solicitam reflexões sobre alguns pontos importantes.
“A conquista das turmas de 2000 e 2002 foi muito grande, conseguimos reduzir em seis anos o tempo de efetivo serviço para chegarmos a sargento. Conforme a Lei Complementar aprovada no final do ano passado, tem direito a promoção de sargento, apenas os soldados enquadrados no nível II em 2009, essa lei não especifica cabos e deixa de fora os atuais alunos soldados. Assim temos duas escolhas. A primeira é entrar na justiça para sair cabo não se sabe quando e, se cabos, se preparar para entrar na justiça novamente para sair sargento. Neste caso, a justiça determinaria o tempo que as promoções viriam. A segunda seria aguardar mais alguns meses e sair sargento sem precisar de negociações”, explica Dias.
A comissão da turma de 2002 vai se reunir para tratar sobre a questão. Segundo Dias, vai ser realizado contatos telefônicos com os quatro militares que estavam à frente da última comissão em Rio Branco e estes procurarão conversar com os militares de Cruzeiro para chegarem a um consenso. Os militares do Juruá já demonstraram estar abertos para a conversação e tudo indica que o processo não terá maiores problemas.
O que se pode tirar de positivo em toda essa história é que se percebe cada vez maior interesse da categoria em buscar seus direitos. Mesmo havendo esse conflito, esperamos que seja solucionado logo, a conquista das turmas é importante para toda categoria militar e só foi possível graças a união dos militares.

7 comentários:

  1. A unidade é imprescindivel para qualquer conquista, ninguem dá nada de graça para ninguém.
    Gostaria de esclarecer aos companheiros que reividicávamos as promoções p/ SGT e CB, porém com a última pressão (ameaça de entrar na justiça) foi que acrescentaram a alínea c)em resumo "sair SGT com 09 (nove) anos na graduação de Sd nível II" note que os pontos têm nó. Antes disso nos ofereceram sair CB em março de 2010 e SGT em 2011. Companheiros de 2002 precisamos de unidade quando se convoca p/ entrar na justiça todos devem acordar, do contrário não se ganha nada, não entendo quem pula fora só porque tem que desembolsar algum dinheiro em seu próprio benefício. Outro ponto a esclarecer é que a turma de 2000 sai SGT com 10 (dez) anos, 2002 com 09 (nove), portanto não levamos vantagem alguma sobre os companheiros, precisamos estar unidos, pois ninguém que está em cima deseja que os outros subam, muito menos que os ultrapassem, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Sou SD PM de um dos Municípios do Vale do Juruá da turma de 2002. Estou com os colegas de Rio Branco. Não devemos fazer esse curso de CB. Já fomos beneficiados em sair SGT com 9 anos então vamos esperar para sair SGT.

    ResponderExcluir
  3. pessoal de 2002 , vamos deixar essa ideia de cabo pra la , pois se nois nao tivessemos ganho essa batalha de sair sgt com 9 anos no iriamos perde dinheiro tembes pois so com 15 anos sairiamos sgt , estao vamos ficar quietos irmaos

    ResponderExcluir
  4. moçada, a bem pouco tempo não tínhamos perspectiva nenhuma em sair sgt, pois não tinha nenhuma lei definindo tal promoção, tinha tão somente, sair cabo juruna com 28 anos de serviço prestado, e com trinta anos ia pra casa como terceiro, portanto penso que já foi um grande avanço nossas turmas de 2000 e 2002 ter essa garantia de sair sgt com 9 anos, um grande abraços pros combatentes de cruzeiro e adjacências, SELLLLLLLLLVA!!!! CAVEIRA!!!! OPERAÇÕES AÉREAS!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Turma de 2002 de Sena Madureira não quer sair cabo tbém não. Estamos com a comissão que foram nossos representantes. Estou satisfeitos com essa vitória Quem não ajuda não atrapalha. Aos irmão de 2000 boa sorte e bom curso.

    ResponderExcluir
  6. SOU da Turma de 2002 e eu nao quero ser cabo quero logo sair sargento eu sou de cruzeiro do sul, nao sei o que o gleidson esta fazendo ai, mais sei que ele nao esta representando nem a mim e nem alguns colegas que eu ja conversei, pois nao tivemos nenhuma conversa com ele e tambem nao tivemos nenhuma reunião, estamos muito satifeitos com o que foi acordado Agradeçemos a comisão.

    ResponderExcluir
  7. UM SONHADOR.

    URGENTE:

    EM NOME DE JESUS,EU GOSTARIA QUE ALGUÉM NOS DESSE UMA POSIÇÃO COM RELAÇÃO AS POSSÍVEIS PROMOÇÕES DE 2ºSGTs,NÓS ESTAMOS PERDENDO DINHEIRO!ALGUÉM PODERIA NOS AJUDAR? UNIDOS SOMOS FORTES.PEC 300 JÁAAAAAAAA.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.