terça-feira, 23 de novembro de 2010

Novos tempos e velhas práticas: Mais um “aquário” será criado na PM para beneficiar os “peixes”

Os "peixes" e os "aquários"
Na linguagem da caserna “peixe” é aquele militar que é beneficiado em tudo, graças às suas ligações de amizade ou de parentesco. Para os policiais militares, “aquário” é um grupo de “peixes” que vai ser beneficiado em alguma coisa em prejuízo dos demais colegas de farda. Na polícia militar, ao longo dos tempos, vários “aquários” foram formados para beneficiar os “peixes” com cursos, diárias, passeios, dispensas, gratificações e outras vantagens que essas relações de amizade e parentesco podem oferecer.
Hoje, ao chegar ao nosso quartel (que não será informado para preservar a nossa fonte) presenciei o nosso comandante reclamando de mais um “aquário” que está sendo montado. Dessa vez os “peixes” serão encaminhados para fazer o curso (INC) da Força Nacional e passar um ano fora do Estado ganhando diária pelo Ministério da Justiça, fora o salário mensal. Meses atrás o Comandante Geral da polícia militar estipulou os critérios, de acordo com as normas enviadas pela SENASP, para que os milicianos pudessem concorrer às vagas existentes. Um teste físico rigoroso e a comprovação de não haver realizado curso de formação da Força Nacional foram os principais critérios anunciados. Depois de saber dos critérios, vários policiais passaram a se dedicar e se preparar para a realização da prova física, foram vários dias de esforço para poder sonhar com a renda extra que viria com o curso.

Vale apena acreditar em concurso ou seleção feita pelo comando da PM?
Depois de estabelecidos os critérios, vários oficiais foram enviados para aplicarem os testes físicos na capital e no interior, inclusive em Cruzeiro do Sul. Depois de passar por essa “via crucís” os militares descobriram que o comando da polícia pretende mandar, para o curso, milicianos que não atendiam os critérios que ele mesmo havia estipulado. Isso mesmo, depois de receber pedidos de políticos e de outras autoridades o comando cedeu, ignorou mérito daqueles que conseguiram se classificar e pretende atender aos pedidos feitos em favor dos “peixes”.

O que fazer?
Depois de alimentar o sonho de integrar a Força Nacional. Depois de investir tempo e dinheiro na melhoria do condicionamento físico individual. Militares de todos os municípios estão com um grande questionamento: O que fazer? Muitos devem assimilar mais essa arbitrariedade, como tantas outras já assimiladas. Outros devem protocolar requerimentos que, como em outras ocasiões, devem ser engavetados ou sumariamente arquivados para sempre. Outros vão ficar reclamando pelos corredores dos quartéis falando de mais uma injustiça sofrida pela categoria. Mais um numero cada vez maior de “guerreiros” decidiram que chegou a hora de dar um basta nesse tipo de imoralidade, chegou a hora de unir forças e lutar pelos nossos direitos. Muitos daqueles que serão prejudicados no caso de mais esse “aquário” ser formado já começaram a se articular para buscar um socorro junto ao Ministério Público Estadual e Federal, isso mesmo, o curso será oferecido pelo governo federal. Os Promotores de Justiça certamente vão conseguir responder o nosso questionamento. Lá no Ministério Público eles vai saber o que fazer.

8 comentários:

  1. Meus irmãos isso é uma praga desde 1973 quando selecionaram os 30 primeiros candidatos a Sargentos, que seriam formados na PMESP para comporem o embrião da Polícia Militar do Estado do Acre, já criada com a 1ª Constituíção do Estado, promulgada em 1963, se não me falha a memória, e que seria implantada em março de 1974. É aquela turma do Gilvan, Dantas,Freitas, Lima, João Rocha, Erivan, Sérgio, Nascimento,Bady, etc... Lá na época já era assim, ou seja, levava-se em conta o "QI",QUEM INDICA. Façam um levantamento de quem eram parentes. Assim se sucederam os concursos na Corporação. Desculpem-me, mas não tenho conhecimento de concurso na PMAC que alguém não tenha sido beneficiado.Sou uma das vítimas dessas mazelas, já que nunca fiz parte de "panelinhas" ou "grupinhos", tampouco, puxei saco de superior e/ou fui dedo duro, atitudes pLausivel para muitos deles.
    Vivemos um outro momento, mas esse mal continua implacável na Corporação, é uma praga herdada. Mas MP neles! Mandado de segurança neles! Um dia vamos extipá-la. Não percam a esperança! Lutem!
    Sei que muitos me ignorarão, muitos ficarão bravos, mas é uma verdade dizer que de DRUMONT, 1º Cmt da PMAC, até a Era de Cel Romário Célio não tenho conhecimento de concurso realizado com imparcialidade. Desafio que comprovar isso!
    Acho estranho ocorrer isso no Comando do Cel Célio. Ele foi um dos que tentou tirar um filho meu e outros parentes de PM do concurso de 2002, necessário se fez entrar na justiça para ele ser reincorporado. Hoje está na Força Nacional, mas ninguém nunca me viu em gabinete de Cmt Geral ou de Btl para pedir favores em seu benefício. Concluiu curso superior sacrificando-se no serviço de RP, sem ser liberado para estudar, dava o jeito dele. Mas sabíamos que enquanto se sacrificava, tinham apadrinhados que entravam na escala somente em finais de semana e feriados. Vou parar por aqui, pois quando falo dessas coisas me irrito. Cadê os clubes? Cadê a AME?
    VAMOS AGUARDAR MAJOR ROCHA ASSUMIR SEU CARGO DE DEPUTADOS. SIM! Major anote mais essa na sua planilha de compromissos com nossa PMAC: SERIEDADE NOS CONCURSOS (INTERNOS E EXTERNOS).
    Mais uma vez desculpem! Principalmente aqueles atingidos... Tchau!

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Mario Dias,já que você está na reserva e com certeza ganhando muito bem, oriento-lhe "vá pescar". Tenho certeza que na sua época era pior. Não estou aqui defendendo os COMANDOS ATUAIS, inclusive no meu entendimento são fracos. Mais lembra-se do Adelino, Cel Junqueira, Cel Jair, o chamado "Bocão" e outros? Não foram santos não!!! srsrsrsr.

    ResponderExcluir
  3. Eu queri ver o o romario (aquele q naum jg futebo)que é um merda, escolher quem vai ser o proximo juiz o algo que valha, porem ele deixa quem quiser mandar na PM, antigamente um CORONEL da PM valia mais que desembargador, tinha poder, hj em dia vale menos que voluntario, só lamento pros oficiais que deixaram isso acontecer, a turma de 2005 é diferente e os superiores sabem disso, daqui há dez anos vão ter dor de cabeça, poie é uma turma feichada, salvo 2 babas, daqui a cinco anos nossa PM vai melhorar, e concordo com o Mario(capitão)dos bons, sempre muito humano, um antescecor do MAJ ROCHA, dois PM's gente boa, que gostam do profissional e não da patente nem da graduação

    ResponderExcluir
  4. A MAME, QUER DIZER AME PERDEU SUA RAZAO DE SER, CADE QUE ELA DEFENDE OS PMS QUE MERECEM REALMENTE FAZE A INC, PREFERE FICAR CALADA...
    FORA PRAGA!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Senhores no CBM também foi um fiasco essa concorrência, pois teve companheiros nossos que ficaram no 1º TAF e, depois foi realizado outro. Os que ficaram é que estão indo fazer o curso. Dá pra entender? Brincadeira!...E olhem que foi três mirradas vagas. Vergonha...

    ResponderExcluir
  6. É muito lamentavel, essa situação, mas ainda acho que a maneira de se colocar um ponto final nestas bandalheiras está em nossas mãos.
    Mudem a AME, Mudem os seus representantes, mudem de atitudes também.

    ResponderExcluir
  7. concordo,quando alguem disse:que temos que resgatar a AME-AC,pois atráves dela muitas conquistas já foram realizadas,e muito cuidado,pois quando chegar a hora de eleger,nossos representantes para a AME,muitos viram em pele de cordeiro,mas é simples,é só olhar quem votou no pt ou ficou do lado deles nessa ultima eleição,aí saberemos que não presta nem para tirar um serviço conosco.

    ResponderExcluir
  8. Meu caro anônimo, também, não estou aqui defedendo ninguém, muito pelo contrário.
    Falei que essa de entrar gente "pela janela" É UMA PRAGA DESDE 1973. A diferença era que na época, contudo, a corporação tinha mais prestígio junto aos governantes.
    Quanto a pescaria, não preciso, vivo muito bem com a família e os serviços voluntários que realizo, inclusive doando um pouco do meu salário, pois ganho muito bem. Graças a Deus e ao meu esforço, sempre com honestidade. KKKK!!!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.