sábado, 20 de novembro de 2010

Nem Deodato nem Júlio Cesar


O coronel mais cotado para assumir a cadeira de comandante geral da PM é Anastácio


Nos últimos dias, diversas especulações foram disseminadas entre os policiais militares sobre quem seria o novo comandante da PMAC no governo de Tião Viana. O Coronel Paulo César, atual subcomandante da PMAC aparecia como preferência do governo petista meses antes das eleições 2010. O oficial foi acusado de arranjar reuniões entre policiais e candidatos da Frente Popular a fim de conseguir prestigio. No entanto, parece que não é o mais cotado para assumir o posto maior da PM acreana. O segundo da lista seria o tenente coronel Júlio César, cuja personalidade indicava que iria comandar com mão de ferro. O oficial foi descartado dias depois da indicação. As dúvidas e conversas de corredores se multiplicam. O Blog 4de Maio conversou com um oficial superior e trazemos novas e consistentes informações sobre o possível futuro comandante da Polícia Militar do Acre.
Diante da incógnita que tem se abatido sobre a instituição, o governo busca nomes que estão na reserva. O nome do tenente coronel Deodato foi cogitado. O oficial conseguiu uma votação expressiva no último pleito concorrendo a deputado federal e é o segundo suplente da oposição. É possível que ele não assuma o comando mesmo que o convite seja tentador. Isso porque Antonia Lúcia, deputada federal eleita, pode ser cassada e Márcio Bittar, também deputado federal eleito, pretende concorrer às eleições para a prefeitura de Rio Branco. O caminho estaria aberto para Deodato ficar, pelo menos, dois anos de mandato, além de não se sujar com a tropa que lhe deu maioria de seus votos.
Outro oficial sondado, segundo informações de um oficial superior que não quis se identificar, foi o coronel Gilvan Vasconcelos. Ele já foi comandante da PMAC e se orgulha de ter combatido o esquadrão da morte no seio da PM acreana. O militar recebeu o convite e prontamente rejeitou, mas fez a indicação do amigo, coronel da reserva, José dos Reis Anastácio. O sonho de Anastácio sempre foi comandar a PM do Acre e agora a oportunidade emerge dentro de um contexto totalmente favorável a concessão de regalias. Tudo indica que o militar já tenha dado resposta positiva ao governo.

Incompetência dos coronéis da ativa?

Ao buscar nomes de coronéis da reserva o governo acena com uma indicação clara de que entre os coronéis da ativa não existe ninguém de confiança ou competente para o cargo. Mesmo oficiais de personalidade subserviente foram descartados. Isso está criando grande desconforto entre os oficiais da corporação e muitos já esbravejam descontentamento ao futuro governo do estado. Tudo indica que o Estado Maior da PM já tenha debatido o assunto e se posicionado contra a vinda de um oficial da reserva.
De acordo com informações dos bastidores do governo, o coronel Francimar, atual comandante do gabinete militar e mais conhecido como coronel meteoro dada sua ascensão rápida a maior patente, conversou com a equipe governista e apresentou seu nome para ser apreciado. Não houve sucesso. O oficial possui grande proximidade do governador Arnóbio Marques, mas não de Tião Viana.

A realidade que espera o novo comandante

Seja quem for o novo comandante, o governo espera muito dele, sobretudo, que tenha total controle da tropa. Por isso, um dos principais nomes foi o coronel Gilvan Vasconcelos. Existem diversas demandas dos militares para os próximos quatro anos. Listamos apenas algumas.

1 – Novo Regulamento Disciplinar (RDPMAC);
2 - Isonomia do risco de vida;
3 – PEC 300 Estadual similar ao que aconteceu nos estados do Paraná, Sergipe e Pernambuco;
4 – Outra definição de carga horária, levando em consideração o período noturno nos moldes constitucionais;
5 – Escolha do comandante através de listra tríplice;
6 - Melhores condições de trabalho;
7 -Aumento do efetivo.

A preocupação maior do governo se encontra na pessoa do deputado estadual Major Rocha. Eleito mesmo com as manobras do comando e do governo de fragmentar o movimento e impedir que muitas militares pudessem votar, Rocha será a voz dos militares na Assembléia Legislativa e irá mobilizar movimentos liderando militares em protestos contra o governo caso algumas melhorias não sejam atendidas.
Assim, diante do contexto, somente um oficial linha dura poderia agir com mão de ferro e impedir que o movimento se estabeleça nos quartéis. Anastácio não parece ter esse perfil, mas tem bom contato com o governo petista.

Dicas para ser comandante da PMAC

Para aqueles que ainda sonham em conseguir o cargo de comandante geral, o nosso blog oferece algumas dicas.

1 – Diga sempre sim para o que o governo pede;
2 – Sempre diga não para que os militares pedem;
3 – Não pense, apenas aja em favor do governo;
4 - Prenda arbitrariamente militares que se posicionarem contra seu comando, se possível peça ou faça uma portaria legitimando sua decisão autoritária;
5 – Não pense duas vezes antes de passar a perna em outro militar quando o assunto for promoção;
6 – Se meta com cuidado no gerenciamento de crise de outrem, assalto com reféns sempre oferece boa visibilidade social;
7 – Desconfie sempre de outro oficial, ele pode te passar a perna;
8 – Procure esconder todas as informações negativas de seu comando;
9 – Apareça o máximo possível nos veículos de informação dando entrevistas ou servindo de papagaio de pirata, o importante é sempre aparecer;
10 – Se possível, monte uma boa equipe de oficias que possam colaborar com você, prometa que irá interceder por eles junto ao governo para possíveis promoções.

Não entenda caro leitor que o blog esteja ferindo a classe dos oficias, não é nossa intenção, apenas oferecemos algumas dicas que podem ser seguidas ou não. Entendemos que existem muitos oficiais dignos na tropa que pensam realmente na melhoria da segurança pública e não somente em seus interesses pessoais, a eles nós damos todo o apoio e temos admiração.Se alguém tem mais dicas, comente a matéria.

8 comentários:

  1. Existem bons oficiais mesmo, lembram do caso da rinha de galo? em que um oficial ligou para os "praças" que estavam atendendo a ocorrência e determinou que os mesmos abandonassem a ocorrência pq na "rinha" haviam personalidades do alto escalão da sociedade acriana? olha essa outra: um certo ex-secretário de SEGURANÇA, ao ter sido informado (por um praça), que o seu carro seria removido ao pátio do Detran, pediu para que o militar indicassem quem era o comandante da blitz, ao ser encaminhado ao "Aspirante", teve como resposta que liberaria sim o veículo: "libero para ser encaminhado ao pátio", o referido secretário ligou para o mesmo oficial da "rinha", que pediu para falar com o "aspira", que lhe respondeu: "comandante, pelo que eu aprendi no curso, pela consideração que eu tenho ao senhor, faça o seguinte: o senhor coloque esta determinação "no papel", assine, e traga-me que eu libero o veículo. Toma essa. Boa oficial, muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Desde quando que este cidadão é conhecido pela competência? é mais fácil dizer que ele baixa a cabeça pra qualquer político, nesse ponto não muda nada não...

    ResponderExcluir
  3. Precisamos de um Cmt que seja de confiança do Governador, mas amigo e comprometido com a Corporação. Isso significa fazer cumprir as obrigações constitucionais para a qual foi criada a PMAC, respeitando os direitos de seus subordinados, reivindicando e até exigindo o que nos cabe (melhores salários, bos condições de trabalho, carga-horária semanal regulamentar, etc). Sim! Botar esses oficiais superiores, que passam o dia coçando o saco e jogando no note book, prá trabalhar mesmo, afinal ganham ótimo salário.
    PARA ISTO SOMENTE UM: CEL PM RR OLIVEIRA.

    ResponderExcluir
  4. Sei que muita gente não vai gostar, mas na ativa o mais competente, como tal o mais preparado para ser Cmt da PMAC é PAULO CÉZAR ROCHA DOS SANTOS, o PC. A grande barreira é não ser acreano; e a segunda, não sei o motivo, é a rejeição significativa na tropa.
    Preparo técnico-profissional duvido quem tem mais que ele.

    ResponderExcluir
  5. Tem que se fazer uma reforma nessas leis insanas urgente:“ladrao processa vítima por lesóes corporais. Aconteceu em BH”.
    Publicado por spencer em fevereiro 10, 2009 em uncategorized.
    Juiz considera “uma afronta ao Judiciário” ação que assaltante moveu contra comerciante dono de padaria, por ter levado surra ao tentar roubar estabelecimento em Belo Horizonte.
    Uma ação em tramitação no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, leva às últimas conseqüências a máxima segundo a qual a Justiça é para todos – todos mesmo. O pedido de um assaltante, preso em flagrante e que decidiu processar a vítima por ter reagido durante o assalto, provocou surpresa até mesmo nos meios jurídicos e foi classificado como uma “aberração” pelo juiz Jayme Silvestre Corrêa Camargo, da 2ª Vara Criminal, que suspendeu a ação.
    Não satisfeito, o advogado do ladrão, José Luiz Oliva Silveira Campos, anuncia que vai além da queixa-crime, apresentada por lesões corporais: pretende processar, por danos morais, o comerciante assaltado. O motivo: seu cliente teria sido humilhado durante o roubo.
    Wanderson Rodrigues de Freitas, de 22 anos, se sentiu injustiçado e humilhado porque apanhou do dono da padaria que tentava assaltar.
    A pretensão do indivíduo, criminoso confesso, apresenta-se como um indubitável deboche”, afirmou o juiz. Da decisão de primeira instância cabe recurso.
    Com 31 anos de carreira, o advogado do assaltante, José Luiz Oliva Silveira Campos, está confiante no andamento do processo. Ele alega que o cliente sofreu lesão corporal e se sentiu insultado e rebaixado por ter levado uma sova.. “A ninguém é dado o direito de fazer justiça com as próprias mãos.Wanderson levou uma surra. Ele foi humilhado e, por isso, além dos autos em andamento, vou processar o comerciante por danos morais”, afirma.
    Pois é. Se ele se declarasse terrorista ou político em ação, teria seus “direitos humanos” reconhecidos, e seria premiado…. É MOLE?????

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde policiais. So passei para dizer que estou antenado no nosso blog e dizer que é o melhor oficial para comandar a PMAC hoje. Alias, ja era pra estar comandando a muito tempo, homem temente a Deus, respeitador do próximo e com uma conduta inquestionavel além de ser extremamente competente é so olhar como está o Club dos Oficiais hoje em relação à bagaceira que ele pegou. Da-lhe ANASTACIO

    ResponderExcluir
  7. PARA O BEM DE NOSSA PMAC, QUEM ESTAR PREPARADO PARA O COMANDO, TEM VISAO ADMINISTRATIVA, OPERACIONAL É O CEL PAULO CESAR, QUALQUER OUTRA INDICAÇAO SERÁ RETROCESSO.

    ResponderExcluir
  8. olha esse cara que escreveu aqui só gostei do que falou da rinha de galo, o resto para mim e bando de baba ovo, olha eu sempre falei cmt da pmac tinha que swe escolhido pela tropa e náo pelo governo,mas se vou para fala de cel da reseva bom tem muitos como por ex; cel SORIANO, mas sempre serei a favor do cara escolhido pela tropa.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.