domingo, 20 de junho de 2010

As ventagens de ser Policial Civil e o peso de ser Policial Militar

Vejam como as coisa conspiram somente contra os policiais militares, em hipótese alguma queremos dizer que o policial civil Márcio de Souza estava errado, ao contrário, gostaríamos de parabenizar o delegado de polícia Rodrigo Noll Comarú que deixou de indiciar seu colega de trabalho por entender que o mesmo agiu em legitima defesa.
Entretanto não poderíamos deixar de lembrar o caso envolvendo o sd PM Rondinelly que antes de ter sido denunciado pelo promotor Teotônio Rodrigues Soares Junior foi indiciado pelo delegado de policia de Sena Madureira. Rondinelly agiu em legitima defesa de terceiro ao impedir que dois índios, armados de facas e revolveres, assassinassem o jovem Francisco Araújo dos Santos. Mesmo com os depoimentos de todas as testemunhas, inclusive da própria vítima, afirmando que se o policial militar não tivesse efetuado aquele único disparo Francisco teria sido assassinado.
Ao analisar os dois casos que guardam alguma semelhança, um envolvendo o sd PM Rondinelly e o outro um policial civil, fica uma pergunta: E se Rondinelly fosse policial civil, será que ele teria sido indiciado pelo delegado? Não sei se você vai concordar comigo, nem é essa a minha intenção, mais acho que não, se ele fosse policial civil certamente não teria sido indiciada pelo delegado de Sena Madureira, mesmo que o caso não tivesse nenhuma testemunha, como ocorreu com o policial civil Márcio de Souza.
Uma coisa é certa, esse tipo de situação não é nenhuma novidade para os policiais militares. Alguém lembra aquela delegacia que foi criada para investigar o “crime organizado”? Mesmo havendo suspeitos nas duas corporações quase todos os investigados eram policiais militares. Mais estranho ainda era o estardalhaço que o delegado e os promotores faziam com os militares que estavam sendo investigados. Eram matérias jornalísticas, entrevistas e manchetes que tinham quase sempre como alvos policiais militares, prejudicando não só a imagem dos suspeitos mais de toda uma corporação. Não precisa dizer que ninguém retornou aos jornais, emissoras de rádio e de televisão para tentar minimizar o prejuízo moral daqueles policiais militares que não foram condenados pela justiça. Esse é o peso de ser policial militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.