sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Policial é expulso de delegacia depois fixar cartaz afirmando que não se vendia ao governo

Davi Sahid – Rio Branco, AC

O escrivão de Polícia Civil Aquiles Barbary foi expulso da Delegacia Central de Flagrantes após fixar cartaz onde afirmava que não se vendia. O protesto do policial ocorreu devido as ultimas denuncias do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (Sinpol/AC) em que a Secretaria da Polícia Civil (SEPC) estaria oferecendo gratificações para os policiais na tentativa de desmobilizar o movimento.
CAM00392
O cartaz fixado nas portas da delegacia e que trazia a seguinte mensagem: “Eu não me vendo por gratificação!!! policial que se vende é pior que uma prostituta, pois vende sua alma” autor: Aquiles E. S. Barbary, escrivão de policia”, causou revolta ao delegado coordenador da Central de Flagrantes (Defla), Josemar Portes.
De acordo com alguns servidores que presenciaram o caso, o delegado, em tom elevado, mandou que o policial procurasse a corregedoria da Polícia Civil. O policial teria contestado o delegado na frente de todos, perguntando se ele tinha uma intimação e o delegado retrucou afirmando que era uma ordem.
“Desde o inicio do movimento venho sofrendo retaliações por parte do coordenador da Defla. Ele exigiu que eu não usasse a camisa do movimento dentro da delegacia, ordem que eu não obedeci, pois tenho o direito de exercer a minha opinião e de me expressar quanto aquilo que acho errado. Hoje o delegado ao chegar na Defla determinou que eu me apresentasse imediatamente na Corregedoria, e perguntei para ele se tinha intimação, ele se irritou com a minha pergunta e começou a esbravejar dizendo que era uma ordem e que ele estava mandando eu ir para Corregedoria, falei que no momento estava ocupado e que logo que desocupasse eu iria,  então o delegado Josemar começou a gritar comigo na frente de vários policiais que estavam na sala e falou que eu ia ser preso por desobediência à ordem dele, e mandou ainda que eu saísse imediatamente da delegacia, pois lá eu não trabalhava mais”, comentou o policial.
CAM00395
A reportagem conversou também com o presidente do Sinpol, Itamir Lima, que afirmou que os policiais tem todo o direito de se manifestar e repudiou a atitude do delegado, classificando de abusiva e autoritária.
“Não toleramos abusos, autoritarismo ou assédio moral aos policiais civis, simplesmente por manifestarem seus pensamentos ou por estarem reivindicando os seus direitos. O sindicato atuará firmemente e viabilizará as ações necessárias para coibir que esse tipo de atitude ocorra com a categoria. As reivindicações dos policiais civis são justas e o oferecimento de gratificações para estimular os profissionais a sair do movimento é no mínimo imoral”, disse.
O OUTRO LADO
A reportagem procurou no final da tarde desta quinta-feira, 13, com o assessor da policia civil Pedro Paulo. Ele informou que até o presente momento não existe nenhuma representação na corregedoria contra o delegado ou o escrivão envolvido na situação.  Pedro ressaltou que se manifestaria caso tivesse algo tramitando oficialmente, o que não era o caso. O assessor destacou que cabe o policial que se diz perseguido procurar a corregedoria.
A reportagem do ac24horas aguarda a manifestação do delegado que não foi encontrada para falar sobre o assunto.

3 comentários:

  1. Esse policial deveria ser era excluído da Policia, pois existem policiais que só querem direitos, mas deveres que é bom não querem ter nenhum, pois as pessoas chegam nas delegacias e cadê atendimento, se recusam a atender a população, minha ksa ja foi arrombada e nunca me deram nenhuma resposta. Minha vizinha levou inclusive imagens gravadas e eles simplesmente ingnoraram as imagens, então não tem porque reclamar de governo ou qualquer outra coisa, se não merecem nem o salário que ganham. Lógico que existem excessões, pois os policiais e delegados antigos tinham respeito pelo povo.

    ResponderExcluir
  2. É muito engraçado a postura deste blog que somente posta o que convém, um comentário que não agrada não pode ser postado?

    ResponderExcluir
  3. É verdade vc chega hoje em uma delegacia para prestar uma queixa os escrivãos não querem te receber, não querem registrar tua queixa, delegado que é bom nao existe, e se vc insistir eles até te ameaçam de prisão, uma vizinha minha foi na delegacia reclamar de um possivel abuso de menor, e o policial disse pra ela que se ela ainda abrisse a boca pra falar alguma coisa ele ia prender ela, pois ela não tinha prova de nada, se a obrigação dele era tomar os termos e abrir investigação.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.