quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Desvio de Função e finalidade: uma rotina no CBMAC

Por Praça Bombeiro


O militarismo do CBMAC consegue ser repugnante à dignidade da profissão. Bombeiro e exército são distintos. No exército o soldado não tem carreira mesmo, fica somente no máximo 7 anos, ele é o famoso “pau pra toda obra, cloaca de galinha: eliminar fezes, ao mesmo tempo urinar e botar ovo”. Ser sugado pelo EB, não ter chance para crescer, perder sua juventude e depois ser descartado é natural, pois a entidade existe para a guerra, não dá para filosofar nem discutir questões trabalhistas ou sindicais. Certa vez presenciei parte dessa discussão atual entre o presidente, o tesoureiro da APRABEMAQ e alguns oficiais superiores no restaurante da associação 2 de julho.

Acrescento que os oficiais lá do EB são treinados para não se envolver com praças mesmo, ou melhor, para mantê-los no solado do coturno. Mas aqui não, uma parte conseguirá até ser oficial QOA. Embora o atual comando, segundo a gente ouve falar dos próprios oficiais QOA, não goste deles.

Poxa vida, mas o bombeiro nos abrigará, salvo exceções, para toda a vida, inclusive após a aposentadoria. Usar regulamentos do exército para nortear nossas atividades é absurdo. É repugnante. Não há a separação ideológica ou prática entre o interesse público e a vontade  particular do superior. Todo tipo de abuso é respaldado em nome do jargão “missão dada, missão cumprida”, “manda quem pode, obedece quem tem juízo.”

Hoje o TC Albuquerque determinou “pente fino” feito pelos soldados em todo o primeiro batalhão e comando geral. Só que o comando paga todos os meses para uma cooperativa de limpeza arcar com esse serviço. Só que constantemente estamos fazendo o serviço que o estado já paga para uma terceirizada fazer. Só que a cooperativa não trabalha nos domingos, sendo que os soldados continuam limpando banheiros de oficiais, varrendo chão, jogando lixo, capinando, passando pano, desentupindo fossa etc. Temos informações de que os coronéis que mandam na corporação hoje não deixam que o contrato com a cooperativa seja consertado, para incluir domingos e feriados. Isso vale para todo o estado, pois conversamos com colegas dos outros municípios e eles se queixam também.

TC Albuquerque, por ordem do comandante-geral, mandou que nós soldados limpássemos até mesmo o lixo da cooperativa de crédito CBCRED (totalmente privada!!!, onde atualmente a maioria dos cooperados nem militares são). Na “missão” nós cortamos árvores sem autorização de corte, sem risco nenhum a vidas, juntamos lixo, sacolas plásticas, latas velhas, tudo supervisionado por um superior como se fosse uma missão de vida e morte (imagine o governo pagando a gente para ser gari e oficial superior par supervisionar a faxina!!). Nada contra os garis e margaridas, mas isso não é profissão de bombeiro militar! Estamos em período com famílias inteiras vítimas de alagação, surto de doenças, ilhadas, removidas para abrigos públicos, escolas, daí vem esse tipo de missão em total descompasso com nossa missão, amparada por um regulamento ilegal, inconstitucional e até imoral.


Muitos de nós estávamos de folga, fomos acionados para escalas extras sem banco de horas, o nível das águas está abaixo da cota de transbordamento em Rio Branco, e quando chegamos a nossa missão é fazer o serviço da cooperativa de limpeza Coopservice e ainda limpar a área de uma cooperativa de crédito particular (só porque um bombeiro preside ela e é peixe do comandante)! A turma de soldados limpou todos os açudes possíveis de Rio Branco, tudo em nome da defesa civil (isso é equivalente ao bombeiro ir limpar piscina particular). Parece que toda essas e outras humilhações como o apertamento da escala de serviço ocorrem em nome do “controle de tropa” pelo atual comando que no início começou até bem no discurso e nas visitas a gente, mas depois descarrilou igual uma locomotiva desenfreada.

4 comentários:

  1. Bem vindos novinhos, a esse mundo que não somos respeitados e nem temos dignidade e se vocês pensam que alguém ira falar por vocês podem parar, vocês agora pertencem a outro mundo a esse do MILITARISMO. Onde ninguém se preocupa a não ser de promoções.

    ResponderExcluir
  2. O Corpo de Bombeiro deveria ser desmilitarizado urgente, federalizar, pertencer a união e a carreira em níveis.É necessário uma mudança, já que a Polícia Militar é uma força auxiliar do exército e o bombeiro houve muitas mudanças ao longo da história em sua real missão,ambos tem missões totalmente diferentes, com isso, o regulamento que serve as duas instituições que precisa ser revista numa visão global. não vejo motivos do bombeiro ser tratado dessa forma, são servidores públicos que devem ser tratados com dignidade e respeito.Falta vontade política e interesse para que isso aconteça.
    J.Cabral-3º Sgt PM/3ºBPM

    ResponderExcluir
  3. Brincadeira, SOMOS UMA SECRETÁRIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E NÃO O EXÉRCITO, somos tão importantes quanto a Polícia Civil, Polícia Militar e etc. É triste e lamentável ver essa situação, desvalorização total do ser humano e também do militar que tanto ama a caserna e se dedica com amor a profissão, GOVERNANTES por favor olhem por nós.

    ResponderExcluir
  4. Brincadeira, SOMOS UMA SECRETÁRIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E NÃO O EXÉRCITO, somos tão importantes quanto a Polícia Civil, Polícia Militar e etc. É triste e lamentável ver essa situação, desvalorização total do ser humano e também do militar que tanto ama a caserna e se dedica com amor a profissão, GOVERNANTES por favor olhem por nós.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.