sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

4 de Maio pautando G1/AC - Guarda de trânsito é afastado após multar e apreender carro de bispo

'O policial errou', diz comandante da PM de Cruzeiro do Sul. Para bispo, a ação do policial foi correta.


O sargento José Lelande da Polícia Militar que atuava como guarda de trânsito em Cruzeiro do Sul (AC) foi retirado da função após aplicar uma multa e apreender um veículo dirigido pelo bispo da Diocese da cidade, Dom Mosé João Pontelo. A autuação aconteceu na semana passada depois que o religioso se envolveu em uma colisão com uma motocicleta.
“Foi uma ocorrência normal de um acidente que não teve gravidade, porém o carro do bispo estava com dois anos de licenciamento atrasado e fizemos o procedimento previsto pelo código de trânsito que é a aplicação da multa e remoção do veículo. O código de trânsito é para todos e, na lógica, o bispo deveria dar exemplo”, argumentou o sargento José Lelande.
Ouvido pelo G1, o Bispo Dom Mosé João Pontelo disse que a ação do policial foi correta e afirma que não sabia sobre o atraso no licenciamento do veículo. “Nem eu nem a administração da Diocese percebemos esse atraso, foi uma distração. O carro foi guinchado e eu falei 'tudo bem'. Ninguém levantou a voz, eu também não reclamei porque achei que estava correto e simplesmente aceitei. Depois o comandante ligou para mim e perguntou como tinha acontecido e disse que tinha que ter um tratamento específico com uma autoridade. Eu não me prevaleci da posição porque acho que o correto é correto para todo mundo”, explicou.
O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, tenente-coronel Alves, ressaltou que a transferência de função do policial já era prevista e avalia que não houve erro quanto ao procedimento adotado no caso do bispo, mas afirma que o comando da corporação teria que ser comunicado. “O policial errou porque existe uma norma da Polícia Militar que toda ocorrência envolvendo autoridade, o comandante tem que ser acionado e eu não fui. O bispo é uma autoridade e não precisaria ser exposto dessa forma”, avalia.
A Associação dos Militares do Estado do Acre (AME/AC) saiu em defesa do militar que voltou para o serviço de policiamento ostensivo. “O policial fica muito vulnerável nessas situações, a gente sabe do comprometimento do sargento Lelande que é rigoroso mas é correto e quem ganha com isso é a população. Esse foi um fator mais forte por se tratar de uma personalidade, mas ele já era visado por ter rigor também com jovens e pessoas que dirigem alcoolizadas. Embora o comando possa lotar o policial onde quiser vamos tentar intervir”, conclui Isaac Ximenes, presidente da AME/AC.
Genival MouraDo G1 AC

3 comentários:

  1. Ta ai Lelande o teu pagamento, isso ai é pra te aprender viu, eu sei que tua fama ai em cruzeiro é de multador e de caxias no trânsito, multa todo mundo, criando fundos para sustentar as campanhas milionárias do PT agora tu recebe teu devido pagamento. Quando eu estive ai de férias vocês acabaram com o dinheiro que eu tinha pra curtir minhas férias de tanto vocês fazerem eu pagar fianças e, isso é por que eu pensei que tinha amigos ai, mais na verdade vocês são uns covardes, de amigo ai só o SGT LIVALTER mesmo esse sim respeita e sabe receber seus amigos. Continuem a multar a população o PT agradece e depois lhes dão o pagamento que vocês merecem. Meu amigo faça como eu que, aproveite todo meu tempo na PM pra fazer amigos, mesmo sem deixar de cumprir a minha missão hoje onde eu vou as pessoas me conhecem e falam comigo, por que você não aproveita e faz o mesmo que eu em. ST PM CLODOMIR O ANTI-PT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente temos na nossa policia militar profissionais de segurança publica como o sr clodomir que vem a c do sul para curtir ferias e se acha no direito de beber todas e passar no sinal vermelho e quase causar um acidente e quando é abordado tenta usar de sua autoridade para não responder pelos seus atos. realmente gastou dinheiro com fianças em c do sul porque se não iria ficar preso por ter sido encontrado duas vezes dirigindo embriagado. critique, defenda-se, mas tenha um argumento plausivel para a sua situação. a lei é para todos e vc mais do que ninguem sabe que policiais é para combaterem a criminalidade e não se juntar a ela e seja mais corretoem seus comentarios, pois nas duas vezes que foi preso por dirigir embriagado em c do sul, o sgt lelande nem de serviço estava. se está chateado com alguem ou com o mundo, deixe quem não tem nada a ver com os seus problemas de fora. que Deus ilumine suas decisões e seutrabalho, pois só Deus pode lhe ajudar. amigos são aqueles que não lhe trazem problemas.

      Excluir
    2. Que diferença faz usar os rigores da Lei para prejudicar um companheiro de farda e ser obrigado a usar o "jeitinho brasileiro" para beneficiar "Uma Autoridade"? Você deve saber a resposta!?
      Chega de hipocrisia!
      Sejamos mais irmãos e menos Legalistas; pois a Lei neste país não é para todos!

      Excluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.