segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MUDANÇA DE COMANDO NO BOMBEIRO. OU: MANTER O QUE AÍ ESTÁ!!!!!!!!!!

Frustração. Não há outra palavra que consiga expressar melhor o sentimento de quem esperava, há 4 anos, uma mudança no comando do CBMAC capaz de promover uma mudança de mentalidade, que desse uma injeção de ânimo em nossa Corporação.

Quem vive o dia a dia na corporação é testemunha da paralisia que se instalou quando o Cel Pires (que é uma boa pessoa) assumiu o comando e engessou o bombeiro e a todos nós. Ficamos muito felizes e gratos ao governador quando autorizou a construção e algumas reformas nos quarteis. Ficamos muito felizes e entusiasmados quando o governador autorizou o convênio com Órgãos internacionais para a aquisição de material operacional e viaturas. Ficamos muito felizes e gratos ao governador quando autorizou o concurso para soldados, pois era uma forte carência na Instituição e uma demanda antiga, e já estão se formando. Ficamos muito felizes (infelizmente) quando o governador demitiu o Comandante... mas... Pois é, como diz o ditado, alegria de pobre dura pouco. A expectativa que nos rondava de um comandante com um pensamento moderno, dinâmico, preocupado em priorizar a qualidade do serviço prestado à população, aí veio a desilusão. Não é objetivo aqui baixar o nível, falar mal. 

Mas,ora, com todos os sinais positivos dados pelo governador, era de se esperar, e por isso imaginamos, que o próximo passo seria um novo Comandante com mais habilidades e aceitação da tropa e assim dar um salto de qualidade.

Não quero dizer com isso que o Cel Flores seja uma má pessoa, que não tenha qualidades, por exemplo, é uma pessoa que faz amizades com facilidade, tem bom relacionamento com aqueles que ele escolhe e com alguns políticos. Como militar, anda com uniforme bem passado, etc. Ocorre que isso é pouco, os novos tempos, as novas demandas sociais, expressados nas manifestações, estão a exigir qualidade no serviço público. Os militares não são mais aquelas pessoas alienadas, apenas cumpridoras de ordem. Teve a oportunidade como subcomandante de manifestar sua capacidade de comandar e dar resultado. E o que vimos? Aí está o resultado para todos avaliarem. 

Governador, inverta a ordem. O indicado a ser o 01 continue sendo o 02; e o indicado a 02 passe a ser 01.

Grande abraço!!!! Eu ainda acredito, há tempo!!!

Bombeiro militar, que ainda acredita... 

12 comentários:

  1. Vejam como em política não há coerência. O Cel Pires está sendo demitido porque demonstrou não ter controle sobre sua tropa, demonstrou incompetência em fazer a Corporação dar resultado, prestar um bom serviço, as coisas aconteciam e ele não sabia de nada. Isso tudo é o que? Falta de habilidade, falta de capacidade de comandar, falta de compromisso com a população, etc. E quem é seu principal mentor e assessor, que na prática é o que realmente administra e comanda o CBMAC? O seu subcomandante. Quem deveria dar o principal assessoramento para evitar as sucessivas falhas do comando? O seu subcomandante. Além disso todos sabem que esse modelo de comando que fracassou era idealizado por quem? Pelo subcomandante, pelo tc doidão e o tc sabonete!. E aí o modelo fracassa, e quem assume o comando? Seu subcomandante!!! Aí vem a inevitável pergunta! Porque então demitir o comandante? Para manter tudo como está?Só seria justificada a demissão do comandante se fosse para haver uma mudança de mentalidade, melhora do serviço! Vai entender!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas por essa lógica quem vai "operacionalizar" será o subcomandante que irá assumir na sexta-feira.

      Excluir
  2. Será um grande tiro no pé! E anote aí, a coisa vai ficar pior!

    ResponderExcluir
  3. Sem querer fazer critica negativas e simplesmente falando a verdade, porém, acredito que os assessores do governador e o próprio governador ainda não visualizaram é que o Cel Flores, pode ser bom para outras coisas, como bem falaram na matéria, como por exemplo babar o ovo de alguns políticos e formar grupinhos dentro da corporação na tentativa de se beneficiar, mas para assumir o comando para administrar a nossa corporação ele já demonstrou que não tem competência, não tem flexibilidade, não tem habilidades administrativas, sem ideias de avanço da corporação, só pensa em interesses particulares, que na maioria das vezes deixar transparecer que se sobressaem do coletivo, além de ser possessivo, falso, além de não ser um líder na visão administrativa, só exerce liderança com seus subordinados, principalmente, utilizando a sua principal arma que é o velho e conhecido regulamento.
    Agora, do outro, o doidão nem precisa comentários, basta conversar um pouco com ele para que ele comece a contar as suas vantagens.
    Portanto, as vezes eu entendo o governador, não existe, ou existe pouquíssimas opções no caso do comando do bombeiro. Enquanto isso, a tropa vai sofrendo mais um pouco com mais uma dupla de incompetente.

    ResponderExcluir
  4. Dê a chance ao Cel. Flores de ser o Comandante desta instituição grandiosa, vamos esperar o nosso CMT trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário é bem do sabonete ou do próprio cel Flores que é um dos que mais acessa o blog e diz que não acessa.

      Excluir
  5. Sou policial militar e fico triste ao ver que, assim como na PMAC, nos Bombeiros também há uma turma que insiste em lavar a roupa suja "fora de casa". Como diz um grande oficial, em casa brigamos, na rua devemos nos abraçar: não se fala mal da sua própria família, é no mínimo, falta de educação. O texto que deu origem a estes comentários é desprovido de coerência e ética, foi plantado para pressionar a queda do Cel Pires. Os oficiais que foram citados são homens honestos, com trinta anos de carreira, merecem respeito. Essa estratégia de levar para imprensa e blogs os problemas da caserna nos enfraquece e nos ridiculariza. Cabe a pergunta: esses que hoje criticam, e se acham tão competentes, se estivessem na função de comando, seriam tão mais eficazes assim? pela qualidade do texto, acredito que não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro companheiro de farda, vc tem razão no que escreveu, pq vc é PM, ou seja, não convive e pelo que escreveu, não conhece a administração destes oficiais. Agora, vc não pode falar sem ter certeza que são honestos, pq quem os conhecem sabem que não são honestos, basta citar que são orgulhosos, só pensam em si mesmo em detrimento do coletivo, gosta de tirar proveitos pessoais e de seus grupinhos que puxam seu saco, prioriza o particular, tira proveitos particulares em detrimento da função, prejudica e persegue quem não gosta, vc acha que pessoas com esses adjetivos são honestas??? Portanto, seu comentário é válido para quem está na arquibancada, pq para quem está jogando ele é simplesmente descartável.

      Excluir
  6. Olha, eu tenho quase certeza que há alguma coisa por trás disso tudo. Aguardemos um pouco e já saberemos o pano de fundo dessa inacreditável ida do Cel Flores para o Comando. Como um oficial centralizador, que não tem nenhum estudo em gestão, com pensamentos ultrapassados, persegue quem não comunga com suas ideias fisiológicas, gosta de se dar bem, viajar para o interior e lá fazer altos esquemas, fazer diária sem escrúpulo. O governador ou tava bêbado, dopado ou foi enganado, ludibriado pelo padrinho que o indicou para o comando. Pergunte a um bombeiro se alguém pensava sequer na possibilidade de o Cel Flores algum dia fosse comandante? Mas em política cabe tudo! Isso é uma demonstração de que político não tá preocupado com nada, só com seus interesses pessoais e ajudar amigos. É um governo de amigos, enquanto que a seriedade, a preocupação com o bem-estar da tropa, com a qualidade do serviço, isso não entra na pauta. Decepcionante, decepcionante, decepcionante.

    ResponderExcluir
  7. Mais frustrante do que uma notícia dessas impossível. Eu não entendo. Dizem que a demissão do Cel Pires se deu porque o bombeiro teve atuação pífia no incêndio da empresa laminados triunfo. A notícia é que o bombeiro, na hora que se precisou dele, falhou. Será que isso já não era previsível? Com o medíocre comando (cmt e sub) que tinha? Que um médio incêndio não ia provocar um vexame, como, de fato, provocou?
    Quem é o responsável pelo gerenciamento da instituição? Eu sempre aprendi que na vida militar o comandante cuida da parte política, do gerenciamento macro, e o Subcomandante cuida da administração, da disciplina da Corporação. No dia do sinistro, o quartel, que já vinha abandonado há tempo, estava entregue às moscas. E o Subcomandante que não fiscalizou isso?
    Resumindo, na substituição do comando, foi trocado meia dúzia por quatro.
    O comentário acima pede para dar uma chance ao Cel Flores, E os quatro anos que ficou como subcomandante, precisa que chance maior que essa?
    Ao contrário de fazer uma boa gestão, que apontemos uma boa ação dele nesses anos. P que resta é a sensação de que o bombeiro tá mesmo desprezado pela cúpula política do governo. Em vez de se indicar alguém que tenha credibilidade e respeito da tropa, vem uma indicação bizarra, sem aprovação do coletivo e que já chega desgastado, Como alguém tem condições morais e emocionais para fazer um comando pelo menos bom?
    Político faz questão de contrariar, de não se fazer entender, e depois reclama das manifestações e das crítica.

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa é fato incontestável: nunca um comandante foi tão contestado antes mesmo de assumir. Isso não é um bom sinal, ao contrário, é péssimo! Só Deus na causa!

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, não adianta vocês ficarem aqui reclamando porque aí é que o governo faz o contrario do que vocês pedem. Tenho observado que o governo trabalha sempre contra os desejos da tropa. O que a tropa quer ele faz o contrário. Talvez a indicação do Cel Flores tenha seguido esse mesmo critério. Se é ruim para a tropa então é esse que vai ser o comandante. Esse pessoal lida com o serviço público como se eles fossem donos do estado.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.