quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Deputado Major Rocha faz parte da mesa de honra no II Encontro Regional da Anaspra Nordeste



Com prestígio em outros estados. O deputado Major Rocha foi convidado a fazer parte da mesa de honra no II Encontro Regional da Anaspra Nordeste, mesmo sendo de um estado da região a norte. O convite faz parte da política de bom relacionamento que o parlamentar criou com os militares do nordeste em lutas em favor da PEC 300 e da busca de subsídios para a implantação do Polícia Legal no Acre, o que não veio a se confirmar.

- Foi um honra participar da mesa com personalidades tão bem preparadas para debater assuntos importantes para a categoria, declarou Rocha.

O parlamentar acreano é o representante dos militares do Acre nos debates nacionais a respeito de diversos assuntos, entre eles os que estão sendo debatidos no encontro.

Desmilitarização

Um dos grandes focos do debate é a desmilitarização das policiais militares e instituição do ciclo completo. Na prática, isso significa que deverá haver a unificação das policiais militar e civil, no caso, seria um polícia que cuidasse do policiamento ostensivo/repressivo, além do inquérito policial.

Para o professor de Direito Penal da Universidade de Minas Gerais, Dr. Túlio Viana, responsável pela palestra a respeito da desmilitarização, nos dias atuais é inconcebível policiais estaduais com estrutura militar, isso é reforçado ainda mais quando se trata do Corpo de Bombeiros. Para ele, a grande resistência a mudança é de oficiais superiores que acreditam que perderão autoridade.

O que o professor afirma tem suas razões. Existem alguns oficiais brasileiros que não conseguem comandar sem o auxílio dos regulamentos disciplinares e do Código Penal Militar, institutos completamente ultrapassados e sem adequações constitucionais.

Major Rocha entende que a movimentos como o realizado pela Associação Nacional dos Praças (ANASPRA) é um grande passo para uma mobilização nacional forte e que darão, às policiais estaduais, um novo rumo, uma nova forma de se fazer segurança pública.

- Tive a oportunidade comandar excelentes policiais militares, todos empenhados em combater a criminalidade e consciente de seu papel constitucional. Mas sabemos que nós não podemos tudo, dependemos também da Polícia Civil, através de suas investigações, ou seja, precisamos diminuir ou acabar com a barreiras institucionais para tornar mais efetiva nossas ações. Precisamos levantar essa bandeira em todos os estados a fim de melhorar a vida dos policiais e bombeiros e, consequentemente, da população.

Diferente do Acre

Diferente do que acontece no Acre com um governo petista, perseguidor e antimilitares, em Sergipe, os militares fizeram questão de contar com a participação do governador Jackson Barreto (PMDB) e do prefeito João Alves (DEM) no evento, como forma de reconhecimento à atenção dada às causa sindicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.