sábado, 28 de novembro de 2009

Só com nível superior

Policiais civis desejam ascensão escolar ainda esse ano


Melhoria do atendimento ao cidadão, aumento da produtividade, eficiência na coleta de provas, elevação do índice de resolução de crimes, auto-estima da corporação e valorização da Instituição. Esses são alguns argumentos dos policiais civis para a aprovação da ascensão escolar para o nível superior da categoria.

Com apoio do Sindicato dos Policiais Civis do Acre (Sinpol), a proposta já foi enviada para o secretário de polícia civil, Emylson Farias. Segundo informações do site A Gazeta. Net, o secretário acena positivamente para o pedido e considera justa a reivindicação.

A pressão dos policiais é para que a Lei Orgânica da instituição seja mudada antes do próximo concurso, previsto para o ano de 2010 (coincidência eleitoral?). Emylson Farias, no entanto, afirma que isso não será possível uma vez que o processo já está em andamento.

O fato é que os policiais e escrivãos civis contam com ventos favoráveis. Primeiro, o secretário, representante governista na instituição, apóia a proposta. Segundo, eles possuem um representante no legislativo estadual que tem bom contato com o governo. Terceiro, podem grevar e pressionar o executivo. Quarto, contam com uma boa mobilização do Sinpol. Quinto, estamos prestes a entrar em um ano eleitoral em que a Segurança Pública é uma grande preocupação. Outro elemento que pesa a favor é o fato de 22 Estados brasileiros já contarem com aprovação da proposta. Estamos diante de um futuro pedido de aumento salarial e valorização da categoria.

A PM pode pegar o mesmo bonde?

É provável que isso abra essa possibilidade. Em 2006, quando das assembléias militares para a aprovação do Estatuto, a proposta foi sugerida e aprovada. Entretanto, na Assembléia Legislativa o pedido não soou agradável aos ouvidos dos parlamentares e membros do governo que rejeitaram a proposta.

Em Brasília, conforme publicou o jornal Correio Brasiliense no dia 6 de novembro, o presidente Lula sancionou o plano de carreira dos policiais militares e bombeiros do DF. Pelo projeto, o diploma de curso superior passa a ser obrigatório para quem quiser ingressar na carreira de policial militar ou bombeiro. Foram beneficiados cerca de 27 mil pessoas.

Mas, como afirma o poeta: “tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Se a Civil pode, por que os militares não? É hora de preparar a arma do eleitor para 2010, o início da virada.

4 comentários:

  1. Pessoal, o Samy Barbosa foi nomeado pelo governador Binho como o mais novo procurador Geral do MPE. Segundo o site O Acre Notícias, "Patrícia Rêgo foi a mais votada pelos colegas do MPE na escolha da lista tríplice, mas Binho Marques optou por Samy Barbosa". Será que o posicionamento de Samy contra os militares no movimento de 4 de maio foi retribuido pelo governo? O fato é que ninguém é besta. Estamos de olho...

    ResponderExcluir
  2. Os policias civis estão certissimos, porém nós militares temos que brigar por isso também. Creio que unidos somos mais fortes. Amigos da direção da AME que tal pensarem em se unirem ao sindicato dos policiais civis em prol dessa luta?

    ResponderExcluir
  3. Amigos temos que acabar é com esse regulamento disciplinar pré-histórico e lutarmos para sermos civil, policia militar e corpo de bombeiros. Aí sim, vamos acabar com essa palhaçada que fazem com a gente. Vamos ter vários direitos que os civis têm e nos não temos. Vamos à luta AME, 2010 tá chegando pra mudarmos tudo isso.

    ResponderExcluir
  4. Concordo!
    É uma vergonha a situação dos militares da baixa hierarquia enquanto os oficiais só se dão bem, então para quê ainda existimos?!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.