quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Notícia postada no blog: www.contilnet.com.br

Caçada a assaltantes do BB dura 8 dias; helicóptero não está na operação
Há uma semana na caçada pelos assaltantes do Banco do Brasil de Feijó, militares e civis de todo Acre têm passado os últimos dias vivenciando um dos períodos de maior temor dos últimos anos no Estado.
Bandidos fortemente armados, portando fuzis AR-15 e metralhadoras, mesmo com a forte chuva e o aumento do efetivo policial, continuam mostrando à sociedade acreana a fragilidade do sistema de segurança pública estadual.
Nos municípios de Feijó, Tarauacá, Manoel Urbano e Sena Madureira, o clima continua tenso entre as famílias da região, que têm redobrado o cuidado com sua segurança, mantendo portas e janelas fechadas. Revoltados com a falta de estrutura para trabalhar e com o agravante do assassinato do sargento Josimar Serafim, o Mazinho, por um dos bandidos do grupo, alguns militares começam a expressar seus sentimentos à imprensa, pedindo apenas sigilo para evitar retaliações.
Segundo um deles, que manteve contato direto com a Agência ContilNet, o helicóptero João Donato, comprado pelo governo do Estado para auxiliar operações dessa natureza, não está nas buscas pelos assaltantes foragidos.“O helicóptero não saiu do solo desde o domingo passado porque ele chegou ao limite de vôo e deve ser encaminhado para revisão. Portanto, não estamos contando com seu apoio porque ele está em Cruzeiro do Sul e será encaminhado para revisão”, disse.
“Helicóptero não levantou vôo por causa do mau tempo”, diz secretária de Segurança
A secretária de Segurança Pública do Estado, Márcia Regina, admite que o helicóptero João Donato não está participando da operação de busca aos assaltantes do BB, mas destaca que se deve a uma estratégia do Serviço de Inteligência, que entende que o uso do equipamento faria com que os bandidos ouvissem o som do movimento da polícia e criassem novas estratégias de fuga.
O fato de a polícia não está usando o helicóptero também na busca pelo corpo do sargento Mazinho se deve ao mau tempo, e não à revisão da aeronave, que, mesmo estando próximo do tempo de análise mecânica, ainda tem horas para voar.
“No entanto, se for solicitado o auxílio da aeronave na operação, tanto de resgate do corpo do sargento quanto na captura dos assaltantes, será autorizado de imediato”, garantiu Márcia.
Policiais reclamam da falta de estrutura para operação
Os policiais afirmam que não há viaturas dando apoio ao trabalho na região e as que existem estão com dificuldades por causa das fortes chuvas que caem na região durante toda a semana.
Em Sena Madureira, o policiamento é feito com carro dos policiais militares e da comandante Marilena, sendo que esses homens que estão na estrada usam armas particulares em decorrência da falta de armamento no quartel da Polícia Militar do município.
“Segunda -feira um policial de Sena estava trabalhando com uma pistola com somente três balas por cauda da falta de munições no quartel, mas na quarta-feira chegaram muitas munições depois de muita insistência dos policiais”, destaca um dos policiais.
Outro militar disse à Contilnet que, apesar das autoridades de Segurança terem prometido armas e carro para apoiar as buscas dos assaltantes, nada chegou, apenas a ordem para que todos os policiais de Sena Madureira retornassem ao município, mas a ordem não foi acatada.
“O coronel Paulo César foi até o local ontem (quarta-feira) com o objetivo de convencer os policiais de retornar e proibiu de outros policiais que estão em Sena de ir para lá. Apesar de prometer que viriam 10 fuzil 556 para apoiar, ele veio juntamente com dois policiais da COE para dar segurança a ele mesmo. Esse policiais estão utilizando coletes com placas de cerâmicas que protegem de tiros de fuzil, enquanto isso vários policiais nossos estão lá sem material”, detalha.
Os PMs afirmam ainda que vários policiais estão lá com a mesma roupa há vários dias, debaixo de chuva. “Nós estávamos utilizando apenas revólver 38 pra trabalhar, enquanto os assaltantes estão bem armados. Junto com os policiais de Sena está o Capitão Emílio, que, mesmo estando de licença especial, se deslocou ao local de confronto com os bandidos e está juntamente com os seus policias nas buscas”, finalizou.
Comandante da PM garante coletes, uso de fuzis AR-556 e pistolas ponto 40
O comandante-geral da PM, coronel Romário Célio, falou por telefone com a Agência Contilnet e negou que os policiais participantes da operação de captura aos assaltantes do BB estejam sem estrutura para trabalhar.
Segundo ele, não é verdadeira também a informação da retirada das tropas da balsa do Purus. “O que está havendo é o revezamento constante das tropas para evitar o desgastes dos nossos policiais”, declarou.Quanto ao armamento dos PMs, Romário garantiu que estão sendo usados na caçada aos bandidos fuzis AR-556 e pistolas ponto 40.
“Nesse momento, estou liberando duas equipes aqui em Feijó e todos policiais estão devidamente protegidos e armados. Acho que algumas pessoas estão querendo que nós usemos armas nuclear”, afirmou.
Em relação à busca dos assaltantes, Célio informou que as fortes chuvas que caem no Estado estão sendo ruim para a polícia, mas muito pior para os bandidos, que estão na mata sem alimentos e, certamente, cansados ao extremo.“Não vamos desistir. Enquanto tivermos o mínimo de vestígios desses assaltantes, estaremos na busca de capturá-los”, comentou.

6 comentários:

  1. francamente, esse comandante está mais perdido que cego em tiroteio..

    ResponderExcluir
  2. A secretária não sabe de nada sobre a aeronave. O Helicóptero está sim sem horas de voo. A aeronave saiu no dia seguinte ao assalto e cotava com apenas 5 Ccinco) horas de voo. Dessas 5 horas, 2 foram a viagem até Feijó, 1 patruljou e as outras duas para voltar a Rio Branco pra revisão.
    No domingo passado houve um voo vip, não sei o tempo, mas cada minuto de voo desnecessário está fazendo falta nessa hora. Querem comprovar, vá até o aeroporto, no hangar da aeronave e vejam os planos de voo...

    ResponderExcluir
  3. Brincadeira.
    Uma mulher como secretária de segurança.
    É o fim.
    Será que ela já foi até o local para ver onde os PMs trabalham e o que estão passando? Ou fica em seu gabinete protegido pelos colegas que são obrigados a aguentarem quem acha que entende de segurança.
    Depois que criaram estes cargos de secretários políticos a coisa só vem piorando.
    Quem tem que dirigir a segurança no estado é a Polícia Militar, quem entende de segurança, quem está no combate no dia a dia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito apenas nos policiais que estão na luta para capturar esses bandidos, e não acredito em nada que esse comandante disser e a secretária de segurança pois os dois (***moderado***)do Binho e não estão nem aí para a tropa que está passando frio, na lama e arriscando suas vidas para capturar esses bandidos.

    ResponderExcluir
  5. Quando será meu Deus que esse CEL irá para com essa mentiras, será que ele pensa que alguém está acreditando em tanta mentira, (***moderado***) estamos cheios dos senhores. Que também expressar a minha raiva aqui também referente as diarias que não estão sendo pagas desde Maio, seus mentirosos. Acham que é bom tirar do bolso para a missões e não receber bando de hipócritas, oportunistas etc...

    ResponderExcluir
  6. Se vocês acharem que o cmt da Pmac estar falando a verdade a respeito de apoio ao policiais do Municipio de Sena Madureira, é só perguntar a qualquer um dos policiais do 8º batalhão, pois mesmo sabendo que os policiais estavam com armas particulares, porque no quartel não tinha armas nem para a metade do efetivo, onde o referido Cmt foi pessoalmente para Sena para prestar melhores informações a sociedade, onde não podia ver um microfone passar perto que ele abandonava qualquer coisa, era muito importante passar uma imagem que não deixassem a população em panico e também o governador Acre, pois macharia a imagem da frente popular que estar desenvolvendo um trabalho magnifico a segurança pública, me lembro um dia que o sub-comandante da Pm participou de uma reunião em Sena Madureira, são tantas que agente nunca esquece, policiais sem viaturas para trabalhar, mesmo o sub cmt sabendo que não tinha mas deixou a população sem um trabalho de qualidade, desta vez foi o cmt geral que estava em Sena mais uma vez a única viatura que tinha era um pálio que deu problema na instalação elétrica, começou a pegar fogo às 08h e o cmt chegou as 09h o município ficou sem viatura para dar o atendimento de qualidade oferecido pelo o governo do PT e do então cmt geral, só foi deslocada uma viatura para o município no outro dia pela parte da noite por volta de 23h, porque a população do bairro Ana Alves Vieira estava em pânico pensando que os assaltantes do banco de feijó estava no bairro e a polícia estava sem viatura para atender a ocorrência, agora o cmt diz que estava disponibilizado todo aparato policial, ontem mesmo os policiais militares de Sena Madureira se deslocaram até o ramal do km 34 em veículos particulares e uma viatura da Policia, estar certo o cmt tem que defender a galinha dos ovos de ouro que é o seu cargo, será que o cmt estar igual o presidente Lula no caso do mensalão, "eu não sei di nada, eu não vi nada" eo cmt vai dizer tem tudo: fuzil, pistola,metradora,munição, para o armamento que se tem,colete balístico, farda, e também o helicoptero João Donato para dar apoio como ele havia afirmado para os jornais.A pergunta que eu faço ao cmt geral é se ele tem coragem de dizer para a família o SGT Jossimar da Costa Moreira, que ele não morreu, será que ele vai defender esta tese?

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.