segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Paralisação da PM do Piauí


PM:Governo solicita mil homens da Força e fará projeto de reajuste

Mais 900 membros da Força Nacional que foram solicitados podem vir ao Estado caso seja necessário.

130 homens da Força Nacional estão atuando na cidade de Teresina desde a noite do último sábado (13). Entretanto, o governo do Estado solicitou que viessem ao Piauí 1.030 integrantes do grupo especial para substituírem os policiais militares que estão paralisados dentro do que chamam "Operação Polícia Legal - Tolerância Zero", através da qual reivindicam melhores condições de salário e equipamentos. Na tarde deste domingo, mais integrante da corporação desembarcaram no aeroporto Petrônio Portela.
De acordo com o comandante da PM do Piauí, coronel Rubens Pereira, os demais 900 membros da Força Nacional que foram solicitados devem vir ao Estado caso seja necessário. "Eles estão substituindo a PM no policiamento ostensivo. Caso seja necessário, mais homens virão, não só para Teresina como também para o interior", explica. Aproximadamente 30 viaturas do grupo vieram também para a capital, segundo o coronel. 

Em visita ao município de José de Freitas, na noite de sábado, o governador Wilson Martins falou sobre o assunto. “Convocamos a Força Nacional para assegurar em todos os aspectos que não haverá nenhum problema quanto à segurança da população”, enfatiza. Segundo ele, parte do contingente grevista de PMs já retornou aos seus postos e que em breve a situação estará totalmente regularizada.

O governador Wilson Martins destacou que os investimentos em segurança pública não param e exemplifica a afirmação com o processo de aquisição de 2.500 coletes a prova de balas, que já está em andamento. O Governo também elabora um projeto de lei que estabeleça o patamar de reajuste salarial dos policiais militares no Piauí pelos próximos quatro anos.
O Coronel Rubens destaca que a greve foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Piauí e a determinação é de que os policiais retornem aos seus postos imediatamente. Segundo a determinação do desembargador Luiz Gonzaga Brandão, a segurança é direito essencial do cidadão e a Constituição Federal proíbe greve do setor militar.

Novo aumento
De acordo com o governador, o Governo está elaborando um projeto de lei para enviar à Assembleia Legislativa do Piauí referente ao aumento salarial dos militares para os próximos quatro anos. “Estamos programando um aumento satisfatório para a classe, mas, como gestor, tenho de ter controle sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como da capacidade de pagamento dos cofres do estado”, explica.

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.