sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Já desceu a ladeira...


Bombeiros militares denunciam descaso da Diretoria de Saúde do CBMAC



O Blog 4 de Maio, nos últimos meses, tem constantemente recebido denúncias de usuários da Diretoria de Saúde sobre o mau funcionamento da mesma. Por respeito aos Representantes da APRABMAC, o Blog sempre que possível tem consultado os membros da diretoria atual, que tal qual na atual diretoria da AMEC/AC, têm tido postura moderada em relação a situações polêmicas, sempre visando o interesse dos militares estaduais. Apesar disso, em vista do aumento no número de denunciantes sobre a má gestão na Diretoria de Saúde do CB e da visível omissão do Comando, prejudicando os usuários em geral, a administração do Blog tornará pública neste espaço parte das mazelas que todos os militares já conhecem.

Já é sabido por todos sobre os problemas existentes na Cooperativa de Saúde do CBMAC – CBSAÚDE. Por ora, não nos pronunciaremos sobre ela.

Com relação à Diretoria de Saúde, vários dos e-mails recebidos comprovam o fato que em vários dias do mês a mesma sequer abre as suas portas. Assim, usuários militares e familiares que necessitam dos serviços médicos e odontológicos que deveriam funcionar todos os dias chegam e dão de cara com as portas fechadas, sem sequer um aviso prévio ou mesmo simples satisfação.

Em entrevista com 3 sargentos que não quiseram ter os nomes identificados, disseram, cada um com suas palavras, que essa inoperância ou simples pobreza no atendimento é um dos principais motivos pelos quais se questiona a necessidade de quadro de oficiais médicos no BM. “Gente para ser atendido há, não há interesse é dos integrantes do quadro. As praças principalmente sempre foram mal atendidas na Diretoria de Saúde.” Um oficial do CB disse: “Não é outro, senão o descaso total da DS, o principal motivo que levou a “maioria” desinformada a “aprovar” o perigoso devaneio de se criar a CBSAÚDE, gerando aumento de gastos, pesada estrutura administrativa e falta de gestão adequada e motivada.” Outro reclamante, soldado do BM, lembrou que certa vez um militar de sua UBM (SCI) que já foi para a reserva remunerada fez uma parte de um sargento que trabalhava na DS por falta de ética, por este ter maldosamente comentado problemas de fórum íntimo de um colega de farda na sala de um dos médicos, que tinha conhecimento em razão do cargo e na presença do autor da parte, deixando-o indignado.

Entramos em contato com o Presidente da APRABMAC, SGT BM Francisco Jusciner, e perguntamos sobre o porquê das praças com formação na área de saúde nunca terem sido adequadamente aproveitadas na DS ou mesmo na CBSAÚDE. Jusciner respondeu: “Tenho formação em bioquímica. Além de mim há outro bioquímico e um biomédico. Temos enfermeiros também. Apesar disso, claramente, os Comandos da corporação nunca fizeram da saúde uma prioridade. A DS caminha para uma inevitável extinção. Apesar de ter sido voluntário nunca trabalhei na DS ou na CBSAÚDE na minha área de formação, onde poderia ter contribuído muito para os bombeiros militares, em termos de saúde e redução de gastos. Poderíamos até mesmo ter construído um grande laboratório que geraria grande lucro para a CBSAÚDE e cooperados, que poderiam inclusive fazer exames com valores abaixo do mercado ou até mesmo gratuitos. Proposta de implementação houve, inclusive a custo quase zero, mas nunca tivemos apoio concreto.”

Ao falarmos com o Tesoureiro da APRABMAC e Presidente do Conselho Deliberativo da AME/AC, Abrahão Púpio, sobre o assunto, o mesmo respondeu em tom de desabafo através de um relato: “Na quinta-feira (ontem), conduzi meu filho de 8 anos, que é portador de necessidade especial, até a DS para uma consulta com o médico que deveria estar de plantão. Não sei quem era o plantonista do dia. Só que estava tudo fechado. Cheguei quase quarenta minutos antes do fim do plantão (10h às 12h) previsto, mas não houve expediente. Outros militares que estavam no local disseram estar frustrados com as várias tentativas de ser atendidos. Daí tive que ir com meu filho na URGIL, conveniada com a CBSAÚDE, pagando consulta particular quando poderia ser atendido gratuitamente na DS. Não me incomodo em gastar com a saúde da minha família (e gasto cerca de 20% do meu salário todos os meses) mas como temos um quadro médico, não posso deixar de alegar que paguei por consulta que poderia ser gratuita e talvez até de maior qualidade, pois em algumas ocasiões tive a sorte de ser bem atendido na DS. Sem saber da gravidade e que era para o meu filho, alguns militares que estavam nas proximidades até brincaram dizendo: talvez consiga atendimento lá para o meio da semana que vem...”

No meio militar, infelizmente, sempre está valendo a lei: aos inimigos os rigores da lei. Aos aliados as benesses da lei. O que acontece quando um soldado ou praça em geral se atrasa ou falta ao serviço? Muitas vezes a punição vem ainda quando a falta ocorre porque (conforme denúncia que recebemos) o Soldado foi escalado em Boletim Interno de fim de semana feito no SÁBADO (e não na sexta-feira), sem que o escalado tenha sido previamente informado! Como se nenhum militar tivesse vida própria fora da caserna, nem família, amigos, compromissos etc. A ainda acham argumentos para negar pedido de reconsideração de ato! É muita ilegalidade... Mas essa é outra denúncia... O Blog, nesse caso, aguardará o pedido de tempo da APRABMAC para tentar resolver o problema internamente. 

13 comentários:

  1. tá tudo falido no CBMAC, a única coisa q se faz muito bem no CB é viajar é só lê o
    portal de transparecnia do governo que se vê o espalho de dinheiro gasto com esse benefício, enquanto isso as reclamações são muitas. esse fim de saúde já deveria ter mudado pq a muito tempo esse time tá aí só se dando muito bem, mordendo esse osso que até parece ter mel. mais mudanças no CBMAC ninguém nem sabe o que é, então vamos continuar assim por no minimo mais 4 anos, espero que não morra ninguém em virtude dessa situação e que algum filho de Deus faça algo para mudar, se é que tem algum com iniciativa para esse fim, porque se tivesse já deveria ter se manifestado.

    ResponderExcluir
  2. Por que que a APRABMAC não começa uma conversação com o Comando Geral do CBMAC, para instituir o quadro de especialista em saúde, pois assim teria-se uma chance que aproveitar os profissionais da área de saúde. Pelo que me consta, alguns interesses (especialmente de oficiais da saúde), a criação deste quadro de especialista, fecharia a vaga para que os atuais oficiais da saúde cheguem a coronel fechado.
    Começem a lutar por isso (criação do quadro de especialista em saúde), desta forma se acabaria com a CBSAÚDE, e os atendimentos seriam realizados pela DS.

    ResponderExcluir
  3. Abrahão, gostaria que você respondesse a um questionamento: Já que em plena 10 horas da manhã de quinta-feira, NÃO havia médico para atender seu filho, ao ponto de você recorrer a um atendimento particular, POR QUE VOCÊ NÃO O LEVOU PARA SER ATENDIDO PELO MÉDICO (PAGO COM NOSSO DINHEIRO) DA CBSÁUDE?

    Será que a agenda do citado profissional estava tão lotada a ponto de não ter "encaixe" de paciente emergencial? Ou será que não havia profissional atendendo por lá também?

    Sugestão: Caso você necessite de algum atendimento emergencial, procure o Pronto Socorro de Rio Branco, garanto a você que o atendimento é bem razoável, tem médico de plantão (inclusive cardiologista), assim você não se estressa e não coloca em risco a querida vida de seu filho.

    Vamos aderir a UNIMED antes que seja tarde demais!

    ResponderExcluir
  4. Muitas das vezes, o diretor de saúde direciona os atendentes do dentista, para ajudar o dentista da cbsaude, pois a atendente de lá, que tem que cumprir oito horas de trabalho, nao cumpre pois vai estudar. Ai quem fica sem atendimento na DS somos nós, aconteceu comigo tive que ser remarcado.

    ResponderExcluir
  5. Só mais uma evidencia do militarismo falido!
    Soldados são soldados não são policiais!

    ResponderExcluir
  6. Cadê o TC RR BM Ricardo! Naquele tempo todos trabalhavam quando ele tava na ativa, agora...kkkk

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente estes oficais médicos BM só querem saber mesmo é de no final do mês irem buscar seu dim dim sem atender nenhum BM, e quando atendem é com arrogância, isto é uma vergonha, cadê o Cmdo que não toma nenhuma providência, como sempre permanece na omissão, até quando, só Deus sabe. Estes médicos são muito folgados, trabalham duas vezes na semana, somente duas horas por dia, isto quando não saem mais cedo, alegando problemas particulares para resolver, e os pacientes BM que se ferrem ou peguem uma guia na CBSAUDE, total falta de ética e desrespeito com a classe BM, kd a moralização Cmt e Subcmt, ou vão continuar sentados ganhando 20.000,00 na maior facilidade, se fazendo de cego , surdo e mudo, espero que depois destas denúncias os médicos realmente honrem a farda que vestem e cumpram seu horário de expediente como todos os demais.

    ResponderExcluir
  8. eu mesmo tô tentando terminar um tratamento odontologico a mais ou três meses e não consigo!tenho ligado tentando marcar as consultas , mais o telefone não atende,tive que ir pessoalmente para marcar.A recepcionista disse que as vezes esquece de desligar o telefone pra depois colocar o telefone no gancho.desse jeito quem liga recebe apenas o sinal de ocupado, vê se pode um negócio desses!Ainda tem mais a recepcionista só marca um consulta por semana, ela diz que a procura é muito grande e não pode agendar.no entanto todas as vezes que eu fui( do dia 1º de agosto até hoje só consegui ir 1 vez, marquei 2 mais fui informada que o dentista não ia atender)no consultorio não tinha nenhum paciente esperando, além de min é claro!passei dois meses de ferias e não consegui terminar o tratamento e agora se quiser ir tenho que faltar trabalho!Ah, e ainda pior da ultima vez que fui o tenente disse que eu tinha assinar uma guia para ser descontada , que só o titular não ia pagar extra, além do que já é pago pelo associado, mas os dependentes tem que pagar extra pelo serviço odontologico!por favor façam alguma coisa! Esses absurdos não podem conttinuar acontecendo!Esses caras tão achando que fazem um favor pra gente, não lembram que na verdade pagamos bem caro e queremos ser bem atendidos!é o minimo que se espera dessa instituiçao!

    ResponderExcluir
  9. Votem no tenente V Fernandes novamente no próximo pleito, isso é, se da cooperativa de saúde durar até lá.

    ResponderExcluir
  10. A título de informação a recepcionista que nunca lembra de colocar o telefone na base, para que a gente possa ser atendido, foi beneficiária de uma ingerência (para pegar leve), por parte da diretoria da CBSAUDE, que comprou as férias da funcionária e em seguida ela apresentou um atestado médico de quinze dias.

    Olha auditoria! Olha a auditoria!

    ResponderExcluir
  11. O verdadeiro motivo que leva o coronel mandar os atendentes do dentista que trabalha na divisão de saúde - como o colega anônimo postou - irem auxiliar o dentista da cbsaúde é que a atendente, vez por outra, não vai trabalhar em virtude das aulas que ela tem que assistir na faculdade. Ela é contratada para prestar serviço por oito horas. O que acontece, ela falta, não descontam do salário dela, o coronel manda os militares atendentes do dentista ir auxiliar na cbsaúde e quem está agendado na divisão fica a ver navios.

    E aí os tratamentos se tornam interminaveis!

    ResponderExcluir
  12. Estão sentindo a falta do coronel Ricardo? Nós éramos felizes e não sabíamos. Muitos criticavam o coronel por que ele era "grosso", mas pelo menos aquilo lá funcionava, e SEM OS RECURSOS QUE HOJE TRAMITAM POR LÁ. Talvez não seja tarde demais, é só essa cambada de oficial mole e preguiçosa que só quer se dá bem e não gosta de trabalhar, deixarem quem tem interesse fazer. Se não querem fazer pelo menos não atrapalhem, espelhem-se no coronel Ricardo.
    OBSERVAÇÃO: o coronel Ricardo a quem me refiro é o médico tá?

    ResponderExcluir
  13. Vixe.....Fiquei sabendo!

    Tem um sargento da DS que está "vendendo serviços odontológicos" a terceiros, e há um outro sargento na CBSAÚDE que já levou todos os membros da igreja dele para ser atendido pelo dentista.

    Querem que eu diga o nome? Minha boca não é túmulo mesmo!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.