quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Nota de Esclarecimento da Associação de Praças do Corpo de Bombeiros (APRABMAC)


A APRABMAC, em razão das declarações feitas pela Sra. Coordenadora do SAMU no Acre, Lúcia Carlos Paiva, veiculadas através do sítio AC.24horas no dia de hoje (24/08), concorda que os Bombeiros Militares envolvidos na ocorrência no Bairro Airton Sena foram rápidos e ágeis na resposta ao chamado de emergência, conforme inclusive demonstra os arquivos do CIOSP.
Infelizmente, a criança não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo várias horas após ser entregue com vida pelas Guarnições do 1º BEPCIF aos cuidados de equipe médica do HUERB. O socorro foi prestado da melhor forma possível dentre as técnicas e materiais disponíveis pelas equipes do 1º Socorro (ABTF) e Salvamento (ABTS). O ST BM Mário, responsável pelas equipes, possui anos de experiência como socorrista, sendo inclusive instrutor da disciplina em vários cursos para policiais militares e civis, bombeiros, agentes penitenciários, agentes socioeducativos e sociedade civil de modo geral. A ação deste militar com mais de 20 (vinte) anos de serviço prestado ao CBM foi determinante na entrega da criança Kauane Oliveira da Silva com vida à equipe médica do HUERB. Em caso de resgate, socorros de urgência e ação do emergencista pré-hospitalar, cada segundo é determinante, logo não pode haver perda de tempo. Como a viatura do SAMU não chegou ao local da ocorrência, as viaturas do CBM conduziram a criança e a mãe ao HUERB. Por outro lado, reafirma-se que as equipes mantiveram contato com o SAMU via rádio e telefone durante toda a ocorrência, ocasião na qual também foram passadas orientações clínicas pelo médico plantonista.
Quanto ao percentual de Bombeiros Militares que compõem o importante grupo do SAMU, infelizmente, com todo o respeito aos profissionais não-militares que integram o quadro, não estamos presentes na proporção indicada pela Coordenadora (70%, segundo a mesma). Não obstante, a APRABMAC não vai polemizar o assunto, dando-o por encerrado. Até porque devemos gastar nossas energias em idéias que beneficiem os bombeiros militares e a sociedade civil que depende dos nossos serviços.
Por fim, esperamos poder reconstruir novo momento na relação do CBMAC com o Governo do Estado, visando melhoria nas condições de trabalho, no salário e na expansão dos nossos serviços. Acreditados que já foram dados os passos iniciais durante a reta final de fechamento das pautas de negociação na primeira quinzena do mês de julho. Hoje, Governo e Representações Militares Estaduais têm dialogado com respeito, cordialidade e boas idéias. Alguns resultados positivos já aparecem. Mas temos muito ainda no que avançar.

Francisco Jusciner – Presidente da APRABMAC.

2 comentários:

  1. A senhora Lúcia perdeu uma grande oportunidade de ficar calada.

    Quem fala o que quer, ouve o que não quer.

    Vá procurar o que fazer minha senhora!

    ResponderExcluir
  2. Essas verdades ditas por major e deputado rocha , Abraão, é de doer,não apenas em militares e bombeiros ,mas especialmente as familias que além de conviver com o descaso de politicas publicas com relação a sobrevivência e segurança dos militares e bombeiros. Sofrem com a ausencia de seus maridos e esposa em casa devido a carga de horas que se submetem por amor a vida ,e o mais impressionante é que esses herois sofren por amor a vida de outros e des uas familias. parabéns BOMBEIRO,MILITARES.vocês são verdadeiramente HEROIS.
    Raquel Romeu

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.