terça-feira, 30 de abril de 2013

Aleac aprova projeto de lei que cria apenas uma vaga para coronel em novo Quadro Organizacional do Corpo de Bombeiros



“O governo deveria ter tido mais sensibilidade na questão envolvendo o Quadro do Corpo de Bombeiros”, criticou o deputado Major Rocha durante a sessão de hoje, 30, na Assembleia Legislativa, que aprovou o novo Quadro Organizacional com apenas uma vaga de coronel para a instituição.

O parlamentar ressaltou que o olhar do executivo deveria ter contemplado os sargentos, subtenentes, tenentes, capitães e majores que já aguardam, durante alguns anos, por uma promoção.

- Os militares do Corpo de Bombeiros estão prestando um grande serviço para a população e como se não bastasse a falta de efetivo se deparam também com prejuízos nas promoções, pontuou Rocha.

O projeto de executivo foi apresentado pelo deputado Eber Machado (PSDC), da base do governo, e foi apoiado por todos os parlamentares da Frente Popular. Antes da votação, Major Rocha ainda reuniu os deputados governistas, as lideranças da Associação dos Militares e o comandante da CBMAC para que houvesse maiores avanços para as praças e demais oficiais, mas não houve jeito.

Considerando o que significa as promoções para muitos bombeiros que já esperam a quase um dez anos, o deputado tucano lamentou o posicionamento do governo.

- Não é todo ano que temos negociações salariais e quando falamos em Quadro Organizacional o lapso de tempo é ainda maior. Hoje, o Corpo de Bombeiros possui 323 servidores, desses, apenas um foi contemplado. Que o projeto de lei aprovado é importante, sim, é importante, mas os demais bombeiros também são, pois são eles que estão no dia a dia salvando e arriscando suas vidas pelas as da população, argumentou.

Em defesa de Sebastião

Na busca por defender o executivo, o líder do governo na Aleac, Astério Moreira (PEN), afirmou que a negociação iria prosseguir. Entretanto, as lideranças militares acreditam que isso não vá acontecer, pois as mudanças poderiam ter sido inseridas no mesmo projeto votado.

Fazendo lobby

A partir das dez horas da manhã, o comandante do bombeiro, coronel Flávio Pires, peregrinava entre os gabinetes dos deputados pedindo a votação do projeto que beneficiaria o seu amigo, tenente-coronel Flores. O oficial não cogitou mudanças para inserir as praças e oficiais no quadro, apenas a importância de se ter mais um coronel na direção do CBMAC. Sob a orientação do governador Sebastião Viana, não foi difícil para o coronel convencer os parlamentares. Foi prometido aos deputados o improvável, a continuidade das negociações do QO.

Recomendação do 4 de Maio

Que o coronel Pires tenha o mesmo empenho que teve hoje na Aleac na busca por melhores condições de trabalho para os bombeiros, por equipamento, fardamento, carros novos, nova carga horária e efetivo, já que cada bombeiro militar trabalha, atualmente, por cinco.

2 comentários:

  1. É uma tristeza comentar uma notícia dessa, mas usando a absurda visão onipotente desse governo (dada por esse povo sem visão) e pergunto: "E daí?"

    ResponderExcluir
  2. Beneficio pra uns ferro pra outros essa politoca nao muda desde cabral!,

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.