quinta-feira, 3 de março de 2011

Representantes de militares apresentam pauta de negociação salarial para comandantes gerais


Dentro do possível, harmoniosa. Assim pode ser definida a reunião que aconteceu na tarde de ontem, dia 02, no Quartel do Comando Geral (QCG) entre o deputado Major Rocha, líderes militares e o comandante geral da PM, coronel Anastácio, do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Pires e da chefe do Gabinete Militar, tenente coronel Margarete.
O objetivo da reunião era apresentar uma prévia da pauta de negociação com o governo e obter dos comandos o apoio para que os militares possam freqüentar a assembléia geral sem serem pegos de surpresa por escalas absurdas, como as formaturas e reuniões de um passado recente.
“Temos que acabar com o mito de que o comandante geral é inimigo da tropa. Isso não é verdade, somos uma instituição e estou do lado da minha instituição”, disse coronel Pires, comandante do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o coronel Anastácio, os policiais militares não têm com o que se preocupar. O governo, segundo ele, já manifestou a vontade de conversar e o comando da PM não iria divergir desse pensamento.
“Peço apenas cautela. O governo possui pessoas como o professor José Fernandes Rego que é uma pessoa sensível, que conversa bem. Também o comando já conversou com o governo sobre as principais reivindicações da tropa no tocante a efetivo, condições dos quartéis e aos pouco estamos fazendo as melhorias”, declarou Anastácio.

Pauta de negociações

A pauta de negociação foi apresentada pelo deputado Major Wherles Rocha, acompanhado do soldado BM Abrahão. A pauta salarial é o piso salarial de R$ 3.500,00 (Três mil e quinhentos reais) em parcela única, o chamado soldão.
“Estamos nos preparando para as negativas do governo, vamos negociar, mas isso não significa que temos que perder. Nossos ganhos devem ser muito maiores que nossas perdas. Os militares não toleram mais perder”, afirmou major Rocha.

Assembléia Geral

De acordo com a comissão, a provável data para a realização da Assembléia Geral será o dia 17 de março, possivelmente no Auditório da Escola Armando Nogueira. Entretanto, os militares pretendem passar pelos batalhões apresentado uma previa mais detalhada da pauta e de outras idéias de melhorias e convidando para o evento. Entre essas idéias estão o fim do Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS) e a promoção automática por tempo de serviço, o que eliminaria a espera por vagas. Hoje diversos sargentos já possuem interstício para serem promovidos, mas se esbarram na falta de vagas. Outra idéia que ganhou notoriedade nos últimos dias, mas ainda não foi debatida pela comissão é a sexta parte para as militares. De acordo com uma militar, o beneficio abrange os 26 anos de efetivo serviço, acontece que as mulheres se aposentam com 25 anos de serviço o que as fazem ter prejuízos com relação aos homens.  

Nosso Blog como pauta

O blog 4 de Maio foi o primeiro assunto a ser debatido na reunião. A divulgação dos problemas envolvendo o corpo do sargento Correia mexeu com os brios do comandante geral José Anastácio que, de maneira sóbria, apresentou suas críticas.
De acordo com o coronel, o blog teria apresentado informações falsas sobre o fato e seria veículo para mostrar apenas o lado ruim da instituição. Em resposta, o Major Wherles Rocha defendeu a matéria afirmando que os parentes do sargento é que foram os principais informantes.
“Os próprios militares de setores estratégicos do QCG e fora dele também realizaram ligações e escreveram comentários em matérias do blog, todos apresentando indignações, que por questões éticas e de bom senso não publicamos a todos. Quanto a publicarmos o lado ruim, o blog não faz nada mais do que tentar defender os interesses dos militares. Diariamente recebemos pautas para matérias oriundas de batalhões espalhados pelo Estado. Quem faz a pauta são os militares, apenas escrevemos e publicamos depois de termos constatado a veracidade nas sugestões. O blog é um espaço aberto para as assessorias de imprensa da PM e CB, basta enviar matérias para nosso e-mail como fazem nossos colaboradores” afirmo como administrador.
Do lado do Corpo de Bombeiros, o coronel Pires também apresentou suas queixas. De acordo com ele, o blog é um instrumento que pode levar uma péssima imagem das corporações para “fora”, para setores externos.
Segundo uma fonte do Blog que trabalha no QCG do Corpo de Bombeiros, já foram realizadas algumas reuniões do Estado Maior apenas para debater matérias do blog. Contudo, afirmamos que a melhor maneira de não aparecer mal no blog é estando do lado dos militares e procurando fazer sempre o que é bom e justo.

12 comentários:

  1. Temos que colocar em pauta também,a questão da promoção,não só quando o militar tiver completado o interstício na graduação más quando houver vagas abertas independentemente de tempo ou não ele fazer jús a sua promoção.


    SGT DA PZ.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Informação é tudo!
    Quanto à reunião, penso que deveria ser em frente ao QCG, seguindo o "rito tradicional" dos movimentos reivindicatórios: Deputado Rocha + comissão + microfones + pms + bms + população passando e vendo - AME = demonstração de força, organização e UNIDADE!
    O que pode ser dito num auditório que não pode ser dito nas ruas sem que o governo saiba?
    Vamos pra rua!

    ResponderExcluir
  3. Se o Blog só tem mostrado coisas ruins das instituições militares, isso se deve por não haver o que se mostrar de bom. Quanto ao Blog, ele é um MARCO na História militar Estadual. Outra coisa que deveria estar em pauta era a nossa carga horária, eu só queria ter uma carga horária definida e que ela fosse respeitada.

    ResponderExcluir
  4. SD BM Epitaciolândia3 de março de 2011 às 19:06

    kkkkkk. Parece piada. Rapaz, os coroneis dos bombeiros não tem o que fazer não? Convocar reunião para discutir o Blog? Deveriam discutir é a gerência da CBSAÚDE, isso sim. Pessol que comanda o blog, manda bronca mesmo, por aqui por Epitaciolândia eu estou anunciando o blog. Gostei quando ouvi falar que os senhores estão falando em acabar com faxina feita pela gente. ela quando a gente é forçado é uma humilhação. Valeu pessoal.

    ResponderExcluir
  5. quer dizer que o blog é o maior problema dos nossos militares Estaduais, ainda bem que somos um dos melhores salários do BRASIL, o efetivo tá sobrando, a gerencia CBSAUDE nunca teve melhor, só temos coisas boas a relatar nesse blog, este é o melhor principado para se viver.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se ainda vai fazer parte de gratificações, a sexta parte e o adicional de titulação. Isto estou falando se reirarem as outras gratificações que todos ganham e ficar somente o Soldão. Alguém me esplica?

    ResponderExcluir
  7. Tanta coisa para esses comandantes se preocuparem e eles querem falar do blog. É triste. Por que não debatem uma diária integral e justa para os militares? Por que não debatem as promoções de praças? Por que não debatem mensalinho e uma punição para os oficiais? Por que não debatem melhorias para os quartéis que estão caindo aos pedaços? Por que não debatem uma nova administração da Policlinica, para ver se melhora os serviços e demais atendimentos por lá? Por que não debatem novos investimentos para o setor de fisioterapia e Ação Social da Policlinica? Por que não debatem a humilhação que nos causa a faxina, quando somos obrigados a fazê-la? Por que não debatem a gerencia da CBSAUDE? Por que não debatem uma melhor carga horária para PM e CB?
    O que me respeitem os coronéis, mas debater um blog não é andar para frente. Vamos debater os problemas que o blog mostra, isso sim é o mais correto. Eu já estou cansado dessa hipocresia.
    Para o major Rocha: major tente mudar essa carga horária. Não temos tempo nem para se coçar em casa. Certa vez tinha que marcar uma reunião na igreja e em todas as datas sugeridas eu estava de serviço. Temos que ter um tempo para cuidar da gente mesmo major, do jeito que tá, não estamos bem. Estou acompanhando seu trabalho para elogiar e para criticar também. Sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Caros colegas, o mais certo é escrever INGERÊNCIA DA CBSAÚDE, pois gerência por lá não existe, ou então criemos um termo novo, que tal "apadrinhência", ou "se deu bência", ou "afundência" e outros é claro, que a nossa criatividade possa criar!

    A propósito, corre "à boca miúda", dentro das cercanias do comando geral do CBMAC, que essas reuniões do Estado Maior é justamente para descobrir um mecanismo de conseguir informações sobre os autores de artigos e comentários postados no blog A 4 de Maio, mesmo que tenha que ser impetrada ação judicial, para que os administradores do blog informem tais autores.
    Vamos ficar atentos...Abraços.

    ResponderExcluir
  9. ATENÇÃO!Acessem e comecem a ser seguidores do mais novo blog.WWW.XAPURIAMAX.BLOGSPOT.COM




    ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES E AMIGOS DE XAPURÍ.

    ResponderExcluir
  10. O ato de administrar, não inclui preocupar-se com as críticas, e sim tirar proveito delas. Façam bem feito e sejam perfeito. Quem teme críticas jamais pode ser comandante de alguma coisa, até em suas casas sofreram crítica de alguém.

    ResponderExcluir
  11. VIVA O NOSSO BLOG 4 DE MAIO!!!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.