segunda-feira, 14 de março de 2011

Novo comando, velhas práticas

Comando da PM determina Educação Física obrigatória para militares

A publicação da Portaria Nº 005/D.A/2011 está dando o que falar nos corredores dos batalhões da Polícia Militar do Acre. Ela estabelece normas relativas ao horário de expediente, formatura geral e treinamento físico obrigatório.
De acordo com os policiais, o documento não é claro quanto ao respeito à carga horária de trabalho semanal, assim, um militar pode trabalhar durante seis dias, por exemplo, no Policiamento Ostensivo, conhecido como PO, e no dia que deveria estar de folga, terá que participar da educação física promovida em sua unidade sob o risco de ser preso caso falte sem justificativa.
“Que tem muita gente com sobrepeso na instituição isso é notório, acho importante que seja dada a Educação Física, o que eu gostaria é que ela fizesse parte da carga horária de trabalho. A gente não tem tempo nem pra se coçar e nas poucas horas que temos com a família temos que sair de casa para comparecer ao quartel para fazer atividade física é um absurdo”, afirma um soldado do 2º BPM.
Outra crítica realizada pelos milicianos diz respeito aos profissionais encarregados de realizar as instruções. Na maioria dos casos são pessoas que não possuem qualquer conhecimento sobre atividades físicas e, que por isso, fazem um pequeno aquecimento para apenas jogar bola.
“Nossa realidade deve ser atendida. Tem muita gente com problemas de coluna e demais problemas ósseos, além de problemas de saúde como hipertensão e com históricos de problemas cardíacos. Essas pessoas não podem ter a mesma atenção que um jovem que acabou de entrar na PM. É por isso que é importante um profissional estar à frente das atividades”, afirma um soldado formado em Educação Física.

5 comentários:

  1. È interessante essa questão da Educação Física Militar, mas já que o Cmdo baixou a portaria para que essa atividade volte a funcionar, vamos exigir também os uniformes completos a que temos direito. É só todo mundo comparecer a tal EFM com roupas comuns já que nunca recebemos o uniforme de Educação Física!

    ResponderExcluir
  2. Se a PM estivesse interessada no bem estar dos policiais, cada unidade faria um levantamento individualizado pra saber as condições físicas e aí, utilizando profissionais da Educação Física (policiais formados ou estudantes universitários PM e da UFAC) faria um trabalho aplicado a cada um deles...
    Aquecimento e caminhada monitorada, natação, musculação, futebol, etc...
    "Mas isso dá muito trabalho e oficial não tem tempo pra pensar e nem fazer isso", aí o melhor é lascar os policiais no TFM que não respeita idade; não respeita condição física; não precisa ser formado em nada; não respeita o princípio da individualidade biológica - base de toda e qualquer atividade física; de quebra ainda lesiona o policial...
    Muito preocupada com a saúde dos policiais está pm...

    ResponderExcluir
  3. educação fisica é salutar,mas sem prejudicar nossa misera folga,uma escala desumana,policiamanto tipo dois,que é ridiculo,cel anastacio,já que o sr. nos surpreendeu com a volta do camburão,que tal,voltar o policiamento tipo três nas rps,isso sim seria evolução,mais segurança para quem faz segurança,mostre a muitos que queriam estar no seu lugar,que dá para comandar,sem ter que esfolar a tropa,para agradar alguem.

    ResponderExcluir
  4. Com relação a Educ. Fís. não podemos contestar sua obrigatoriedade, afinal isso nos leva à saúde física tão necessária e indispensável a nossa atividade policial(MUITA GENTE ACIMA DO PESO... COISA FEIA, HEIM!). Tudo bem,na caserna temos mania de realizar a educação física de forma empírica e entregue a leigos no assunto, que é um risco para todos. Precisamos, pois, de um grupo de profissionais na área, que saiba planejar, orientar e avaliar essas atividades. Constar como carga horária? Em caso de obrigatoriedade, é óbvio e o bom senso diz que deva constar como carga horária, assim como as formaturas realizadas, tanto em Btl como no QCG.
    Precisamos entender que os tempos são outros.

    ResponderExcluir
  5. Cadê o Deputado Rocha que não deu um tapa nessas investidas do PT em desmobilizar nosso movimento?
    Deputado cobre a questão da carga horária, sem isso, esses capachos petistas se apropriam da vida dos policiais!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.