sábado, 5 de fevereiro de 2011

Negociação salarial


Documento que deveria ser entregue na segunda passada deverá ser protocolado na próxima segunda


A comissão formada pelas entidades representativas dos militares está encontrando algumas pedras pelo caminho. O documento endereçado a Ildor Graebner, secretário de segurança do estado, solicitando início imediato das negociações salariais, deveria ter sido protocolado na última segunda, dia 31,  mas terá que aguardar até a próxima segunda, dia 7.
Entre os militares a reclamação é forte. Somente no blog 04 de Maio, mais de dez mensagens são escritas por dia pedindo novas informações sobre a negociação, até o momento parada.
De acordo com os integrantes da comissão, a demora se deu porque Natalício Braga, presidente da Associação dos Militares Estaduais do Acre (AME/AC), protelou o máximo que pôde para não assinar o documento. Apesar de não ter mais a confiança dos milicianos, Braga foi chamado para compor a comissão para que a AME/AC também aderisse aos anseios militares, o que não está acontecendo. O sonho de unidade, assim parece estar distante.
“Ligamos para Natalício Braga, mas não conseguimos contato na manhã desta sexta (dia 04). Na última reunião que tivemos, ele tomou o documento e ficou de analisar a proposta”, afirmou o sargento BM Jusciner, presidente da Aprabmac.

Jogada Política
   
Alguns militares ouviram Natalício Braga afirmando que não queria transformar a negociação salarial em “palco político”. O que na verdade Braga deseja é tirar o deputado Major Rocha da questão. A relutância em assinar um simples documento [confira logo abaixo] não esconde o medo de aderir ao pedido da categoria e ferir os interesses do governo.
“Essa jogada a gente já conhece. Fui eleito pelos militares para representar a categoria, não vai ser o Braga ou o governo que vai me tirar dessa negociação. Tenho um compromisso com os Policiais e Bombeiros militares e não vou fugir dessa responsabilidade”, afirma o deputado Wherles Rocha.
Além da desculpa de não querer que a negociação seja um “palco político”, a direção da AME/AC também deseja fazer uma grande assembléia para saber se os militares desejam ou não a negociação salarial. Embora a comissão entenda como importante, isso leva a alguns perigos.
Não é preciso realizar uma assembléia geral entre os militares para afirmar que a categoria deseja aumento salarial. Essa atitude pode esconder a articulação para emperrar o início das negociações e jogá-la no “gargalo” de tempo de recesso da Assembléia Legislativa como aconteceu na última negociação cujo aumento foi apenas de 121 reais. Na oportunidade, a equipe da AME afirmou que o governo havia “batido o martelo” e que não iria aumentar a proposta, a categoria acabou por aceitar.

Os perigos

A AME pode ser protagonista de mais uma derrota dos militares frente às negociações. Se ela se inserir nesse processo, poderá fragmentar a comissão “por dentro” e fragilizar qualquer movimento que venha acontecer.
O voto também é importante dentro de uma negociação. Se o Braga já demonstrou de que lado está, os militares não podem ter dúvidas de para qual lado o seu voto penderá.
Com a recusa de Natalício Braga em assinar do documento, legitima a comissão para que leve o processo para frente sem a participação da AME. De acordo com o SD BM Abrahão, tesoureiro da Aprabmac, aconteceram diversos contatos com Braga por telefone, e-mail e pessoalmente. Não tem como alegar então que a comissão não o procurou.

9 comentários:

  1. Pelamordedeus, pessoal!
    AME pra quê? Vcs já sabem o posicionamento desses caras!
    Não tem que chamar AME pra participar de NADA!
    Outra coisa: meu Deputado Rocha, fica atento q o governo vai dar um jeito de te excluir das negociações salariais com a tropa visando de enfraquecer politicamente!
    Há uma orientação do governo para que o cel Anastácio seja a figura central nesse processo de negociação! Fique atento, Deputado!
    Anastácio é governo e governo é Anastácio!
    Tropa é Rocha e Rocha é tropa!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. reunião pra decidir se querem aumento...é uma palhada...

    ResponderExcluir
  3. Assembleia para decidir se os policiais querem aumento? Isso só pode ser uma piada!Pow Braga, desconfia meu!!!Major, o senhor é o nosso útimo cartucho,e sendo o útimo cartucho,temos que deflagra-lo na hora certa.

    ResponderExcluir
  4. Vamos larga o BRAGA com os seus " governo". e vamos nos unir PM E BM e estudar a possibilidade de um greve de adivertência,para o carnaval....

    ResponderExcluir
  5. Acho que nem deveríamos estar discutindo sobre a participação da AME nas negociações salariais, ela deixou de existir no momento em que deixou de atender os interesses da tropa. É bom que nem citemos a AME em nenhum documento de negociação. Ela não nos representa mais. Nosso cartucho agora é o Major Rocha. Vamos à luta!
    St Romeu.

    ResponderExcluir
  6. quero saber quando que os PMs que não estão satisfeito com o tratamento desses que estão no poder irão parar, não quero acreditar que vão deixar passar carnaval, PARALIZAÇÃO JÁ......

    ResponderExcluir
  7. A AME É DOS MILITARES, O MAJOR ROCHA FOI ELEITO PRATICAMENTE PELOS MILITARES. ENTÃO, NÃO TEM PORQUE ESSA COISA DE NÃO MISTURAR A AME COM O MAJOR ROCHA. NOIS TEMOS QUE BOTAR NAS NOSSAS CABEÇAS QUE,TEMOS QUE REESTRUTURAR A AME E UNI-LA AO MAJOR ROCHA PARA FORTALECER O NOSSO MOVIMENTO, OU ENTÃO, VAMOS DESATIVA-LA!

    SGT DA PAZ

    ResponderExcluir
  8. vamos paralizar antes do CARNAVAL..se nao eles NUNCA vao nos leva a serio...temos q mostrar pra esse governo que nos militares somos quem mantem a ORDEM...temos q parar cm essa ideia de ter medo de puniçao e se nos nao se unirmos e paralizar-mos com todos os seguimentos da segurança publica nao teremos o devido rspeito....PARALIZAÇAO antes do CARNAVAL JÁ..........

    ResponderExcluir
  9. Meu caro Deputado Rocha!
    A melhor mídia é ganhar as ruas!
    Na TV e no rádio vc vai passar pela censura do governo petista! Ou seja, só aprece o que eles desejam!
    Faça o seguinte: pegue um microfone, uma caixa de som e uma tenda de sol e ponha tudo isso em frente ao QCG! Lá vc deve dar satisfação aos policiais/bombeiros e à população sobre o resultado das conversas com o governo!
    As pessoas estão tendo a impressão q vc está parado demais, apesar de sabermos do controle da mídia!
    FAÇA A SUA MÍDIA NAS RUAS!
    VÁ PRA FRENTE DO QCG COM UM MICROFONE!
    FOI ASSIM QUE OS petistas CHEGARAM AO PODER!!!
    GARANTO QUE GENTE PRA OUVIR NÃO VAI FALTAR!!!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.