Documento que deveria ser entregue na segunda passada deverá ser protocolado na próxima segunda
A comissão formada pelas entidades representativas dos militares está encontrando algumas pedras pelo caminho. O documento endereçado a Ildor Graebner, secretário de segurança do estado, solicitando início imediato das negociações salariais, deveria ter sido protocolado na última segunda, dia 31, mas terá que aguardar até a próxima segunda, dia 7.
Entre os militares a reclamação é forte. Somente no blog 04 de Maio, mais de dez mensagens são escritas por dia pedindo novas informações sobre a negociação, até o momento parada.
De acordo com os integrantes da comissão, a demora se deu porque Natalício Braga, presidente da Associação dos Militares Estaduais do Acre (AME/AC), protelou o máximo que pôde para não assinar o documento. Apesar de não ter mais a confiança dos milicianos, Braga foi chamado para compor a comissão para que a AME/AC também aderisse aos anseios militares, o que não está acontecendo. O sonho de unidade, assim parece estar distante.
“Ligamos para Natalício Braga, mas não conseguimos contato na manhã desta sexta (dia 04). Na última reunião que tivemos, ele tomou o documento e ficou de analisar a proposta”, afirmou o sargento BM Jusciner, presidente da Aprabmac.
Jogada Política
Alguns militares ouviram Natalício Braga afirmando que não queria transformar a negociação salarial em “palco político”. O que na verdade Braga deseja é tirar o deputado Major Rocha da questão. A relutância em assinar um simples documento [confira logo abaixo] não esconde o medo de aderir ao pedido da categoria e ferir os interesses do governo.
“Essa jogada a gente já conhece. Fui eleito pelos militares para representar a categoria, não vai ser o Braga ou o governo que vai me tirar dessa negociação. Tenho um compromisso com os Policiais e Bombeiros militares e não vou fugir dessa responsabilidade”, afirma o deputado Wherles Rocha.
Além da desculpa de não querer que a negociação seja um “palco político”, a direção da AME/AC também deseja fazer uma grande assembléia para saber se os militares desejam ou não a negociação salarial. Embora a comissão entenda como importante, isso leva a alguns perigos.
Não é preciso realizar uma assembléia geral entre os militares para afirmar que a categoria deseja aumento salarial. Essa atitude pode esconder a articulação para emperrar o início das negociações e jogá-la no “gargalo” de tempo de recesso da Assembléia Legislativa como aconteceu na última negociação cujo aumento foi apenas de 121 reais. Na oportunidade, a equipe da AME afirmou que o governo havia “batido o martelo” e que não iria aumentar a proposta, a categoria acabou por aceitar.
Os perigos
A AME pode ser protagonista de mais uma derrota dos militares frente às negociações. Se ela se inserir nesse processo, poderá fragmentar a comissão “por dentro” e fragilizar qualquer movimento que venha acontecer.
O voto também é importante dentro de uma negociação. Se o Braga já demonstrou de que lado está, os militares não podem ter dúvidas de para qual lado o seu voto penderá.
Com a recusa de Natalício Braga em assinar do documento, legitima a comissão para que leve o processo para frente sem a participação da AME. De acordo com o SD BM Abrahão, tesoureiro da Aprabmac, aconteceram diversos contatos com Braga por telefone, e-mail e pessoalmente. Não tem como alegar então que a comissão não o procurou.
Pelamordedeus, pessoal!
ResponderExcluirAME pra quê? Vcs já sabem o posicionamento desses caras!
Não tem que chamar AME pra participar de NADA!
Outra coisa: meu Deputado Rocha, fica atento q o governo vai dar um jeito de te excluir das negociações salariais com a tropa visando de enfraquecer politicamente!
Há uma orientação do governo para que o cel Anastácio seja a figura central nesse processo de negociação! Fique atento, Deputado!
Anastácio é governo e governo é Anastácio!
Tropa é Rocha e Rocha é tropa!
Abraços!
reunião pra decidir se querem aumento...é uma palhada...
ResponderExcluirAssembleia para decidir se os policiais querem aumento? Isso só pode ser uma piada!Pow Braga, desconfia meu!!!Major, o senhor é o nosso útimo cartucho,e sendo o útimo cartucho,temos que deflagra-lo na hora certa.
ResponderExcluirVamos larga o BRAGA com os seus " governo". e vamos nos unir PM E BM e estudar a possibilidade de um greve de adivertência,para o carnaval....
ResponderExcluirAcho que nem deveríamos estar discutindo sobre a participação da AME nas negociações salariais, ela deixou de existir no momento em que deixou de atender os interesses da tropa. É bom que nem citemos a AME em nenhum documento de negociação. Ela não nos representa mais. Nosso cartucho agora é o Major Rocha. Vamos à luta!
ResponderExcluirSt Romeu.
quero saber quando que os PMs que não estão satisfeito com o tratamento desses que estão no poder irão parar, não quero acreditar que vão deixar passar carnaval, PARALIZAÇÃO JÁ......
ResponderExcluirA AME É DOS MILITARES, O MAJOR ROCHA FOI ELEITO PRATICAMENTE PELOS MILITARES. ENTÃO, NÃO TEM PORQUE ESSA COISA DE NÃO MISTURAR A AME COM O MAJOR ROCHA. NOIS TEMOS QUE BOTAR NAS NOSSAS CABEÇAS QUE,TEMOS QUE REESTRUTURAR A AME E UNI-LA AO MAJOR ROCHA PARA FORTALECER O NOSSO MOVIMENTO, OU ENTÃO, VAMOS DESATIVA-LA!
ResponderExcluirSGT DA PAZ
vamos paralizar antes do CARNAVAL..se nao eles NUNCA vao nos leva a serio...temos q mostrar pra esse governo que nos militares somos quem mantem a ORDEM...temos q parar cm essa ideia de ter medo de puniçao e se nos nao se unirmos e paralizar-mos com todos os seguimentos da segurança publica nao teremos o devido rspeito....PARALIZAÇAO antes do CARNAVAL JÁ..........
ResponderExcluirMeu caro Deputado Rocha!
ResponderExcluirA melhor mídia é ganhar as ruas!
Na TV e no rádio vc vai passar pela censura do governo petista! Ou seja, só aprece o que eles desejam!
Faça o seguinte: pegue um microfone, uma caixa de som e uma tenda de sol e ponha tudo isso em frente ao QCG! Lá vc deve dar satisfação aos policiais/bombeiros e à população sobre o resultado das conversas com o governo!
As pessoas estão tendo a impressão q vc está parado demais, apesar de sabermos do controle da mídia!
FAÇA A SUA MÍDIA NAS RUAS!
VÁ PRA FRENTE DO QCG COM UM MICROFONE!
FOI ASSIM QUE OS petistas CHEGARAM AO PODER!!!
GARANTO QUE GENTE PRA OUVIR NÃO VAI FALTAR!!!