segunda-feira, 18 de março de 2013

Big Brother’ da PM: carros da corporação testam câmeras que gravam a ação dos policiais 24 h por dia



Já utilizada em larga escala por polícias de países europeus e dos Estados Unidos, a “espiadinha” também já chegou à PM do Rio. Desde janeiro, 100 viaturas dos batalhões de São Gonçalo e Niterói já circulam com câmeras, que registram ações policiais 24h por dia. Do batalhão, o comandante pode escolher entre assistir às operações ao vivo via 3G ou esperar o carro voltar à base e ver as imagens gravadas em alta definição.
O sistema, que vai chegar a todos os batalhões do estado e a 2 mil viaturas, custou R$ 18 milhões e é de última geração: grava em áudio e vídeo, mostra imagens noturnas e também registra a localização da viatura e a rota que traçou em um mapa. Todo o investimento tem uma justificativa: transparência.
— Não vai pairar dúvidas sobre o que acontece durante ações policiais — conta o secretário de Segurança José Mariano Beltrame, que, da sua sala, vai ter acesso a câmeras de qualquer viatura.
Apesar de 61 viaturas do 7º BPM, em São Gonçalo, e 38 do 12º BPM, em Niterói, já circularem com os kits de duas câmeras, antena de transmissão e um gravador, o sistema ainda está em fase de testes antes de ser replicado para outros batalhões.
— Ainda estamos vendo qual a melhor solução técnica para a transmissão ao vivo: ela trava muito. Outro problema é o armazenamento, que é caro. Cada batalhão só armazena dois meses de gravações. Vamos expandir isso para criar um banco de dados — explica Edval Novaes, subsecretário de Modernização Tecnológica.
Lei cobra filmagens
O uso de câmeras nas viaturas já é previsto por lei desde dezembro de 2010. Na ocasião, deputados aprovaram o Projeto de Lei 1.625-A/08, de Gilberto Palmares (PT), que obriga a instalação de câmeras nas viaturas da PM. Em sua sustentação do projeto, que havia sido vetado pelo governador Sérgio Cabral, ele afirmou que a lei evitaria “abusos de poder” por parte de policiais.
Além de serem exigência legal, as filmagens também serão utilizadas pela PM de forma didática:
— Pretendo usar as gravações como forma de demonstrar como queremos que se faça polícia, como estudo de caso. Na próxima formatura de policiais, imagens vão ser mostradas como exemplo de abordagem — afirma o comandante do 7º BPM (São Gonçalo), tenente-coronel Luiz Eduardo dos Santos.
Os próximos batalhões a receber a novidade serão Mesquita, Rocha Miranda e Irajá. Eles foram definidos pelo comando da corporação pela quantidade de ocorrências registradas.
Duas câmeras
Cada viatura vai circular com duas câmeras: uma no teto, voltada para a frente do veículo, e outra no painel,que mostra a movimentação dos policiais dentro do carro.
Áudio e vídeo
As câmeras gravam áudio e vídeo. As gravações, em alta qualidade, são armazenadas em um gravador dentro do veículo e são descarregadas, via wi-fi, quando o carro entra no batalhão. Cada unidade tem equipamento para armazenar 16 teras de memória.
Ações ao vivo
Quando o comandante do batalhão desejar, há a possibilidade de as imagens serem transmitidas dos carros em tempo real, via 3G. Nesse caso, a resolução da imagem não é tão boa.

Fonte – Extra

2 comentários:

  1. Na verdade não sou contra, aliás considero estas câmeras mais uma salvaguarda para nós que trabalhamos sem abusos e dentro da Lei, precisamos é parar de querermos ser herói, e resolver o problema todo da sociedade hipócrita, em uma ação, Milicianos do Acre, façamos o que é nossa atribuição, vamos dar o passo até onde a Lei nos permite. Agora se me perguntarem se considero esse investimento prioritário, digo não, pois enquanto o Governo e Sesp gastam dinheiro para monitorar a ação policial, nossos quarteis estão desguarnecidos, não vou longe o QCG é um exemplo disso, pq não colocam cameras de segurança lá??? Acredito que para o momento lá nestes dias estas cameras são infinitamente mais úteis.

    ResponderExcluir
  2. Olá, companheiros! Depois de um longo período de silêncio...
    Sou a favor do uso da câmera na vtr!
    Esta é a maneira mais eficiente do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, enfim, a sociedade, realmente conhecer as dificuldades do serviço PM.
    A câmera vai mostrar, por exemplo, que não há uma simples pistola TEASER para o policial escalonar o uso da força, que vai do não-letal ao letal;
    1)A câmera vai mostrar que embora o policial tente ser educado e cortês, será quase sempre desrespeitado e humilhado, inclusive por autoridades (civis e militares) que deveriam dar o exemplo;
    2)A câmera vai mostrar a escala de serviço sub-humana à qual os policiais são submetidos;
    3)A câmera vai mostrar a falta de condições de trafegabilidade em muitas ruas da cidade;
    4)A câmera vai mostrar que necessitamos de treinamento melhor: mais POLICIAL e cada vez menos MILITAR, como uma das formas de promover a paz social;
    5)A câmera vai mostrar que o sistema de Leis já caducou e as pessoas praticam o crime porque acreditam na força da impunidade;
    Eu poderia passar um dia inteiro escrevendo motivos aqui pra defender o uso da câmera de vídeo nas vtr, mas diante do pouco que escreví, o que é que nós temos a temer, caros companheiros?
    Muita gente dos gabinetes Estado afora sentiu um frio na barriga agora...
    Abraços!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.