sexta-feira, 15 de março de 2013

Brincando de Segurança Pública


Governo do Estado e Comando da PM entregam viaturas sem sirene, giroflex e xadrez para batalhão da PM em Cruzeiro do Sul

Esses dois grandes personagens são dignos de tais felicitações, pois foi na tarde de hoje, 14 de março de 2013, por volta das 15h30min., que os mesmos realizaram um feito histórico. Fizeram a entrega de duas viaturas Hilux no 6º Batalhão PM de Cruzeiro do Sul-AC, por ocasião de uma formatura, para substituir os dois Pálios que estavam sucateados. Que os novos veículos são confortáveis, isso ninguém pode negar, mas o que de fato marcou a solenidade foi observarmos que as viaturas não dispunham de SIRENE, nem de GIROFLEX, e muito menos de compartimento viável (xadrez) para condução dos detidos. Digo “viável” porque é óbvio que eles irão alegar que existe a carroceria da viatura. A verdade é que eu, talvez, não tenha entendido a mensagem do senhor comandante e do excelentíssimo senhor governador, pois nas entrelinhas já estava subentendido: “Primeiro: não se desloquem para as ocorrências em velocidade superior a 30 ou 40km/h pois pode gerar risco de morte para os senhores PPMM, e incorrer em crime, uma vez que podem gerar perigo de dano, pois os veículos não dispõem de dispositivos sonoros e luminosos, típicos dos veículos de urgência/emergência. Segundo: evitem ao máximo conduzir pessoas detidas, pois a viatura não dispõe de compartimento fechado e seguro para o transporte das mesmas”.
            Utilizei a expressão supracitada “mesmas” porque “sinceramente” não sei se os gestores da PMAC e do Estado se preocupam com a segurança dos PPMM. Ao que tudo indica, o Estado Democrático de Direito só se preocupa com a incolumidade dos “cidadãos”. Diga-se de passagem, que pelo que se tem visto ultimamente, Policial Militar não é cidadão, e se o é, estão sendo tolido de seus direitos. Na verdade cheguei ao clímax deste pensamento relativo à segurança dos Policiais quando lembrei que as guarnições são compostas por apenas dois Militares. Senão vejamos: um policial (motorista) e outro que é o comandante da guarnição e simultaneamente patrulheiro, realizando a condução de um cidadão infrator em uma Hilux (que não tem compartimento adequado para a condução de detidos). Você já imaginou essa cena?! O Policial tentando se segurar na carroceria da viatura, para não cair, e ao mesmo tempo ter que cuidar da segurança dele mesmo para não ser atacado pelo infrator, uma vez que é comum tentativa de agressão contra as guarnições, e ainda ter que zelar pela segurança do mesmo para que ele não ouse empreender fuga saltando da VTR, e acabe se machucando. Sinceramente acho que o senhor governador não quer que conduzamos qualquer pessoa, ou, a menos que o façamos contendo-os com mata-leão, ou com sucessivos disparos de TASER. Há, lembrei que em ambos os casos, além de ilegal, neste último seria impossível, pois dificilmente tem cartuchos disponíveis para as guarnições de Rádio Patrulha.
            Para finalizar, gostaria de “parabenizar” também a iniciativa do senhor subcomandante geral da PMAC em determinar a composição das guarnições de Rádio Patrulha com apenas dois Policiais. É realmente algo magnífico! Estava mesmo na hora de copiarmos o modelo de policiamento norte-americano e europeu, pois a cultura (uso constante de faca e terçado) do povo acriano e tremendamente convidativa à implementação desta forma de policiamento. Isso sem falar no preparo técnico de cerca de 80% dos Policiais que compõem as RPs.
            A princípio parece louvável o argumento do mesmo quando diz: “se colocarmos três Policiais em cada RP será necessário reduzir a folga”. Ora! E por que não enxuga as seções dos Batalhões, inclusive as Policiais Femininas que se formaram e ninguém as ver.

9 comentários:

  1. Sinceramente,quero parabenizar o relator desta matéria,pois esse militar sabe realmente o que se passa dentro dos batalhoes.Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Sem contar que a nossa gloriosa Policia Civil recebeu alguns coletes balistico e um barco com dois remos e nenhum motor e algumas Cpus sem teclados isso foi até motivo de chacota para a imprensa de Cruzeiro do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Amigos do blog, vamos com calma, vamos baixar o pau depois das negociaçoes salariais, kkkkkkkkkkkk, esse governo e perseguidor

    ResponderExcluir
  4. Ate que em fim escreveu o que realmente todos nos militares sentimos parabéns. agora gostaria que alguém me explique porque as coisas na PM não chegam no MP qual e o motivo e a causa, temos a AME com advogados e não vejo nenhuma publicação da mesma dizendo que entrara na justiça para que os direitos dos militares sejam de fato respeitados exemplos: fardamento, diárias, folgas, complementação,aparelhamento, interstício, promoção, vemos cada coisa acontecer e não adianta falar com comandantes pois os mesmos não querem perder sua grande oportunidade de serem promovidos e aqueles comandantes que querem ser promovidos não irão reivindicar perante ao governo para não se queimarem e muito menos por causa dos praças essa e a grande verdade quer dar credibilidade realmente direitos ao militares acabem com esse negocio de MERECIMENTO que o que acaba com os militares pois quem era para pedir melhorias eram para ser os comandantes de batalhões e por final o comandante geral mas, que na pratica isso e impossível quem quer se queimar. quem quer ir para a geladeira ninguém então senhores JUSTIÇA, se administrativo não resolve vamos para a JUSTIÇA não e assim quando o militar ERRA então se ta errado vamos para JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  5. 2 VIATURAS SEM SIRENES E GIROFLEX, PARA A PMAC. BARCOS COM REMOS E CPU SEM TECLADO, PARA A PC... BRINCADEIRA! AINDA BEM QUE NÃO TEMOS SECRETÁRIO DE SERGURANÇA, CMT DE PM E SEC DE POLÍCIA CIVIL. SE TIVÉSSEMOS NÃO ACEITARIA OS PRESENTES.

    ResponderExcluir
  6. Policiamento ostensivo é a modalidade de exercício da atividade policial desenvolvida intencionalmente à mostra, visível — em contraposição ao policiamento velado, secreto. Caracteriza-se pela evidência do trabalho da polícia à população, pelo uso de VIATURAS CARACTERIZADAS, UNIFORMES, OU ATÉ MESMO DISTINTIVOS CAPAZES DE TORNAR OS AGENTES POLICIAIS IDENTIFICÁVEIS POR TODOS. (PM). A atividade de policiar consiste resumidamente em fiscalizar comportamentos e atividades, regular, ou manter a ordem pública, reprimindo crimes, contravenções, infrações de trânsito etc., zelando pelo respeito à legislação pelos indivíduos.

    ResponderExcluir
  7. A esqueci de colocar no texto: as policias femininas, os PPMM que está mamando nas tetas do governo, os mais de 30 oficiais fora da função, enquanto tem gente se ferrando e ainda tem gente fingindo que trabalha de segurança de desembargador, né SGT Ranzi, e segurança de Jornalista, né SD Eduardo... é

    ResponderExcluir
  8. Seria cômico se não fosse trágico!!!

    PÉ PRETO.

    ResponderExcluir
  9. Kkkkkkkk, o Ranzi nem CFS quis fazer, ele ganha mais cuidando das fazendas do papai.....Porte de arma ele ja tem como soldado.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.