quinta-feira, 23 de junho de 2011

Abrahão Púpio fala sobre as eleições da AME e a negociação salarial. Vale a pena ler o texto.

sobre as eleições ame/ac, negociações salariais e envolvimento das lideranças milicianas nesses acontecimentos

A essa altura todos os milicianos já sabem que dia 30 de junho (sexta-feira) serão as eleições para composição da nova diretoria executiva e conselhos fiscal e deliberativo da AME/AC.
Também deveriam saber que no dia 28 de junho (terça-feira) ocorrerá nova Assembléia-Geral com todos os servidores públicos (exceto os representados pelo SINTEAC e SINDAP), a partir das 8 horas da manhã, em frente à Assembléia Legislativa do Acre (ALEAC).
Daí, enquanto um dos representante legais da APRABMAC e um dos representantes de fato da PMAC (pois, no fim das contas, somos a mesma categoria) trago à baila algumas considerações:


I.           Dos autores da ação judicial que desconstituiu a Gestão do Sargento Natalício Braga

Na segunda metade do ano de 2009, em Assembléia-Geral convocada pelo Conselho Deliberativo da AME-AC, com o ex-presidente SGT PM Natalício Braga já envolvido em situações desagradáveis aos olhos dos associados, foi aclamada e empossada comissão para ajuizar ação judicial visando desconstituir a reeleição da antiga diretoria executiva, com base em comprovada nulidade do processo eletivo e outras irregularidades. Pouca gente acreditou no sucesso da batalha judicial. E, notem, os milicianos que puseram a cara às tapas estão na Chapa 1: dos três autores, a SGT PM Candeias e eu, SD BM Abrahão, integramos com orgulho a Chapa 1 (Chapa RESGATE).
No dia da audiência de instrução e julgamento além das provas documentais que provaram a nulidade da reeleição, bem como além da ausência de provas elencadas pela defesa do SGT PM Braga que comprovassem a legitimidade da mesma, a principal testemunha, SGT PM João Ricardo Peres Leorne, depôs com muita convicção e ajudou a formar a convicção da juíza de direito. SGT PM Leorne também compõe a Chapa 1.
Lembrem ainda que a SGT PM Candeias foi autora da denúncia que trouxe à tona os desvios de combustível da gestão SGT PM Natalício Braga. Todos reconhecem, ou deveriam reconhecer, sua honestidade.
Enquanto muitos falavam em criar mais uma Associação de Militares, os membros da Chapa 1 foram à luta para reconquistar a AME/AC para os associados. Por isso, eu propus que o lema da Chapa 1 fosse o mesmo lema da reconquista da APRABMAC para os bombeiros militares: CHAPA RESGATE (autoria do SGT BM Jusciner, presidente da APRABMAC).


II.        Do envolvimento dos membros da Chapa 1 nas negociações salariais em andamento e da formação da Chapa

Todos os militares já perceberam o quanto tem sido difícil a negociação salarial com o Governo do Estado. O quanto o atual Governo procrastina, adia, “cozinha o galo”, com relação a nossa pauta salarial e de condições de trabalho.
Tenho visto muitos comentários neste espaço questionando a paciência da Comissão com o governo do Estado. Alguns até questionam/insinuam que já nos vendemos. Desde o início, tenho afirmado que esta “Guerra ideológica” será longa e dura. Primeiro passo era adquirirmos consciência de classe (estamos bem nesse objetivo). Agora precisamos traduzir a consciência de classe em mobilização. E aqui está o maior desafio. Analisem a Chapa 1 (Chapa RESGATE) e vejam que quem mais tem andado nas OPM’s e UBM’s somos nós. E temos andado acima de tudo para falar de negociação salarial. Pouco tempo temos para fazer campanha eletiva, pois entre nós é consenso que o momento é de luta por dignidade salarial.
Temos o SD PM Fontinele que foi o autor da Planilha Salarial que protocolamos e é o nosso economista na comissão de negociação. Temos um dos administradores do Blog 4 de Maio, que tem sido um dos veículos de comunicação mais acessado do Estado do Acre e nos colocou no cenário estadual e nacional, sendo protagonista de vários furos jornalísticos. Temos a SGT PM Candeias que tem histórico extenso de luta e que foi convidada também pela Chapa 2 para ser candidata a Vice-presidenta. Ela chegou inclusive a participar de reuniões para discussão de idéias e planejamento com os SGTs PM P. Gonçalves e Deusimar. Estranhamente, agora a Chapa 2 está denegrindo a imagem da SGT PM Candeias, embora não tenham dito em sua campanha que a queriam na equipe.
Temos o SGT PM Leorne que é um dos representantes da Turma PMAC de 2.000 na Comissão de Negociação Salarial legitimada na Assembléia-Geral do dia 17 de março na Escola Jornalista Armando Nogueira.
Temos o SD PM Charles França que é o representante da Turma PMAC de 2.002 na Comissão de Negociação Salarial formada na ocasião descrita no parágrafo acima. Além disso, O SD PM Charles França foi um dos precursores da discussão acerca da luta por isonomia da Gratificação do Risco de Morte com o Coronel PM/BM.
Em Cruzeiro do Sul temos as 2 (duas) maiores lideranças deste processo de negociação salarial: SGT PM J. Lima e SD PM Gleidson. No ato público Geral de Servidores Públicos do dia 14 de Maio deste mês o SD PM Gleidson foi um dos principais articuladores no Vale do Juruá. Por sua vez, durante a passeata e assembléia-geral do dia 4 de Maio deste ano os milicianos e familiares do Vale do Juruá certamente ainda se lembram dos discursos e postura do SGT PM J. Lima.
Sem medo de falar em causa própria, desde os tempos em que fui do DCE da UFAC (Diretório Central dos Estudantes), na última gestão totalmente independente de partido político (2005-2006), sempre me dediquei com afinco aos desafios que me propus. Sou membro da Associação de Moradores do Bairro Mocinha Magalhães (há alguns mandatos) e fui Membro do Centro Acadêmico de Direito da UFAC de 2003 a 2005. Atualmente, sou o Tesoureiro da Gestão Resgate da APRABMAC e Secretário da Comissão de Negociação Salarial PMAC/CBMAC.
Por fim, temos o SGT PM Isaque Ximenes como Candidato à Presidente, que a convite por sua liderança, postura integra e sensatez também tem participado das reuniões relativas à questão salarial. O SGT PM Isaque Ximenes em nenhum momento foi arbitrário no processo de escolha dos nomes para cada cargo. Pôs seu nome à disposição, mas deixou claro que apoiaria o escolhido dentre o grupo.
Inclusive, na votação interna e democrática que elegeu o SGT PM Isaque para presidente da Chapa RESGATE, o SGT PM Deusimar foi candidato, mas democraticamente perdeu. Os SGTs PM Candeias e Leorne também perderam para o cargo de presidente na Chapa 1, mas permaneceram com o grupo, dando prova de respeito às decisões da maioria. O SGT PM Jácome foi por mim convidado para a reunião de formação da Chapa RESGATE, mas não compareceu porque estava em uma propriedade rural no Bujari para assuntos pessoais. Também o SGT PM Vasconcelos foi convidado para a eleição interna que formou a Chapa 1 mas não compareceu.
Afirmo e provo que convidei várias lideranças da PMAC e CBMAC, oficiais e praças, da ativa e reserva remunerada, para a reunião interna de composição de Chapa para a AME/AC, incluindo, além dos já citados, nomes como Coronel PM RR Deodato, Deputado Estadual MAJ Rocha, MAJ PM Jauri, MAJ PM RR O. Célio, Capitão PM RR Mário, ST PM Romeu, ST PM Maria Inês, SGT BM Marques, SGT BM Jusciner, SGT BM Cícero, SGT PM Kallyl, SD BM Wellington, SD PM R. Carmo e SD PM Oséias Silva.
Sempre acreditei no trabalho em grupo, coletivamente discutido e deliberado. Mas vejam qual grupo está cuidando dos interesses reais e mais emergentes dos militares estaduais. Aprendi a ter o maior respeito e apreço pelos Bombeiros Militares; nos últimos meses também conheci mais profundamente e adquiri grande afeição pela Policia Militar. Já conhecia centenas de policiais desde o ano de 2.004, quando fui PM Temporário por 11 (onze) meses.


III.     Especificamente acerca da Negociação Salarial

Militares estaduais, não se enganem, a Comissão de Negociação não está “dormindo no ponto”, “não vai se vender ao Governo”, nem vai traí-los. Eu e meu Presidente (SGT BM Jusciner) não temos descansado nem esquecido por um dia sequer sobre o assunto salarial com o Governo. Infelizmente, não tenho pernas suficientes para visitar as UBMs e OPMs todos os dias durante as trocas de plantões. Se tivesse faria. Tenho tentado conciliar família, negociação salarial, APRABMAC, faculdade e trabalho social no A.C.R.E. Capoeira. Mas inevitavelmente a pauta salário tem tomado a dianteira. Tenho como profissão e fonte de renda somente a remuneração de Soldado do CBM. Entendo o sentimento geral de indignação e dificuldade financeira provocado pelo achatamento remuneratório.
Dia 28 de junho, a partir das 8h da manhã, em frente à ALEAC, contamos com a participação em massa dos milicianos, parentes e amigos. Como sempre escreve algum dos comentaristas deste Blog, “nossa vitória é do tamanho da nossa luta”.


SD BM Abrahão Carlos Mota Púpio – Candidato ao cargo de praça da ativa do Conselho Deliberativo da AME-AC (CHAPA 1- RESGATE) e Tesoureiro da APRABMAC.

2 comentários:

  1. PARTICIPEI DO 13 DE MAIO, FALTEI SERVIÇO, ESTOU PRESTES À SER PUNIDO DISCIPLINARMENTE, E ESTÃO QUERENDO FAZER MOVIMENTO COM CIVÍS, SE NÃO FOR PARA RADICALIZAR NÃO CONTEM COMIGO, NÃO TÔ A FIM DE SER ENRROLADO MAIS UMA VEZ POR ESSE DESGOVERNO, VAMOS PRA TORA JÁ PASSOU DA HORA, VAMOS AQUARTELAR MEUS IRMÃOS, OU RISCO DE MORTE SAI OU NÃO TEM MAIS POLÍCIA.MAIS UMA VEZ DIGO JÁ PASSOU DO TEMPO DE PARAR.

    ResponderExcluir
  2. REEINTERO: MILITAR NÃO SE MISTURA COM CIVIL, VISTO QUE NEM A POLÍCIA CIVIL SE UNIU CONOSCO, TEMOS QUE FAZER O NOSSO LADO E SOMENTE NÓS, AQUARTELAMENTO JÁ.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.