sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sobre a sessão de ontem na ALEAC, por Abrahão Púpio


Chegamos (Sargentos Jusciner, Isaque e J. Pires e eu) agora a pouco da sessão itinerante da Assembleia Legislativa que foi realizada em Acrelândia, por requerimento do Deputado Rocha. Estava prevista para hoje a votação da lei de iniciativa do Governo do Estado que criará 1 vaga para coronel BM (atualmente somente temos 2 postos de coronel no Quadro Organizacional do CBMAC). Como já escrito no post anterior, APRABMAC e AME são totalmente favoráveis a criação de 1 vaga de coronel BM. Porém fomos à sessão em Acrelândia para solicitar que fosse realizada expansão do Quadro Organizacional do CBMAC tal qual ocorreu na Policia Militar ano passado, no mesmo período. Naquela ocasião, apoiado por todos os segmentos (Governo do Estado, Comando-Geral PMAC, AME/AC etc.), houve a criação de novas vagas em todos os postos e graduações na policia, beneficiando militares praças e oficiais, do quadro combatente, médicos e administrativos. A expansão do quadro CBMAC de 2012 equivale ao que ocorreu com a PMAC ano passado (está na nossa pauta de negociações para 2013 novo aumento do quadro organizacional da PMAC também, especialmente nos pontos de “engarrafamento”).

Na Sessão Legislativa de hoje tivemos a chance de falar com vários deputados (conforme fotografia anexada), inclusive com o Líder do Governo, Deputado Astério Moreira e o Presidente da Casa, Deputado Élson Santiago. Reiteramos que não somos contra a criação da vaga de 1 coronel, até porque se trata de enorme conquista para a instituição. Apenas solicitamos que seja considerada a proposta construída pelo próprio Comando-Geral do CBMAC no segundo semestre do ano passado, que contempla criação de novas vagas para tenente coronel e major combatente, influenciando no quadro de oficiais administrativos, médicos e das praças bombeiros.

Mais uma vez, esclarecemos que dos 12 majores BM que temos hoje, a maioria já ultrapassou o interstício para ser promovido a tenente coronel BM, mas não existe a vaga. De igual forma acontece com capitães BM que já possuem o interstício há anos e não possuem vaga para serem promovidos a Majores BM. Em pouco tempo, por exemplo, dezenas de primeiros sargentos terão interstício para promoção a Subtenente e não terão vagas, razão pela qual também solicitamos novas vagas criadas para subtenentes, que pelo efeito cascata abrirão vagas para 1ºs e 2ºs sargentos, considerando o interstício.

O Líder do Governo na ALEAC se comprometeu em ser um dos interlocutores da pauta junto ao Governo do Estado, afirmando até mesmo que a Excelentíssima Secretária de Estado do Gabinete Civil, Dra. Márcia Regina, fez contato por telefonia móvel garantindo a discussão do quadro organizacional com a APRABMAC, independente da aprovação da vaga somente de 1 coronel no dia de hoje (25/04). O Presidente da ALEAC disse que o projeto de lei não seria votado hoje, dentre várias CIRCUNSTÂNCIAS, pela falta de quórum, afirmando que na terça-feira (30/04) será votado, de acordo com determinação da Secretária de Estado do Gabinete Civil.

O projeto foi encaminhado pelo Gabinete Civil em regime de urgência e não cabe pedido de vistas, sendo que o Deputado Rocha sugeriu a análise pela Comissão de Constituição e Justiça. Por outro lado, o Assessor Especial de Governo Carlos Alberto convidou a APRABMAC para conversar ao vivo na segunda-feira, acrescentando que a Dra. Márcia Regina quer falar conosco a respeito das pautas salariais e por melhores condições de trabalho. Assim sendo, certamente havendo a recepção do Governo do Estado à APRABMAC e AME na segunda-feira (29/04) através da Secretária Márcia Regina iremos colher os melhores resultados institucionais, políticos e sociais.

6 comentários:

  1. Brincadeira! Já temos o ditado popular que na PM "tem mais cacique que índios". No CBMAC então!...
    12 Majores... kkkk. Desculpem! É uma piada, hein! E Praças, principalmente Soldados? Acredito que pra essa quantidade de Majores, no mínimo 600, o que daria 50 para cada um Major. Desculpem! Precisam uma política de conscientização para os futuros oficiais, que o quadro de bombeiros é pequeno e, como tal, terão dificuldades de ascensão funcional. Com efetivo pequeno, os interstícios a cumprir e trinta anos de serviço não dará outra. Claro, entendemos que a criação de um posto de coronel ocasionará a criação de mais vagas em todos os postos e graduações. É o que se espera. apesar de achar que dois coronéis já são suficientes para o efetivo atual.

    ResponderExcluir
  2. Na PM o quadro é igual estamos dobrando interstício e ninguém resolve o caso.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de saber, porque os senhores não tentam conseguir com o governo ate ao menos a 1 ten. acabar com esse negocio de vagas porque perdemos muito tanto no salario quanto na profissao onde tem terceiro sargento que ja esta ai a 5 anos como terceiro perdendo dinheiro senhores vamos pensar nisso!!!!!!teremos ai efetivamente aumentos de salários. Enquanto oficiais que nao tem nem 3 anos de oficialato ja foram promovidos coitados dos soldados 6 anos pra aumentar 250 reais pra cabo!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Não é só esta questão que não foi debatida com a associação. Tem muita coisa além disso e mesmo quando debate tem gente no comando que emperra propositalmente. alguns de nós bombeiros procuramos a associação para reclamar que em epitaciolandia não tem alojamento feminino. Daí a militar feminina que nós temos aqui no alto acre está usando o mesmo alojamento que os cabos masculinos. a aprabmac já garantiu várias vezes que o coronel pires já determinou a resolução da situação, porque em vista das limitações do 5º bepecif não há necessidade de alojamento distinto para comandante, subcomandante e sargenteante. um desses deve ser transformado no alojamento feminino, em respeito as questões de sexo. daí quando a bombeira estiver de plantão os cabos não poderão utilizar o alojamento que é deles. na prática não funciona, pois eles repousam lá na espera de ocorrências e a intimidade da bm fem não é respeitada. um absurdo em pleno século XXI. ainda tem gente que diz que nosso regulamento é bom. como? se nos torna indefesos ante a vontade e maldade nefasta de superiores? bem dizia o cfsd que militar não tem sexo, é tudo igual, é bicho.

    ResponderExcluir
  5. Que desunião e essa? trabalhei nos tempos dos box, com varias policiais femininas e nunca fora desrespeitadas,por ninguém da guarnição, ser por isso agora vão ter que fazer um alojamento pro homossexuais, que estão na corporação, basta o respeito multo,

    ResponderExcluir
  6. Vixe e tem isso aqui no BM e PM ahahahaha?

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.