sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

"Coronel Pires sabia"

Corpo de Bombeiros utiliza viatura com irregularidades em atendimentos de ocorrências. Novidade?


Até a semana passada o 1º Batalhão de Educação e Proteção e Combate a Incêndio (BEPCIF) estava utilizando a viatura ABS (auto-bomba de salvamento) 0101 com várias irregularidades. De acordo com militares que não quiseram se identificar, a viatura de salvamento costumou percorrer as ruas de Rio Branco com a placa de uma moto CG 125 FAN, além de não ter giroflex, sirene e não possuir local para armazenamento de água e, a partir de agora, rodando sem placa como comprova o Relatório de Atendimento 65/2012.


- O coronel Pires sabe da irregularidade, porque a tenente Lessa fez uma parte para o Comandante Geral e nada foi feito, disse o militar.

A viatura ABS 0101 foi utilizada recentemente para o corte de uma árvore próximo a antiga Delegacia de Repressão a Entorpecente (DRE), conforme conseguimos apurar através do Relatório de Atendimento Nº 3095/2011 – 1º BEPCIF.

- Isso é culpa do comandante, coronel Pires sabe o que acontece, ele foi avisado e nada está fazendo para melhorar as coisas aqui no Batalhão. O coronel deu cadeia na gente agora quer matar a gente na unha, declarou o bombeiro revoltado.

Para o conserto

Depois de saber que o Blog 4 de Maio estava realizando um levantamento da situação das viaturas junto com os militares do 1º Batalhão, pelo menos dois carros foram para o conserto. Isso nos tira uma notícia bomba, mas oferece mais segurança para os pobres trabalhadores da unidade.  

Confira a declaração de um bombeiro

“No ano de 2008 a VTR ABS 0101 foi empenhada em socorro de vitimas presas em ferragens na estrada de Porto Acre apos o Café Contri, esta viatura no deslocamento estava com o giroflex e sirene quebrados, contando apenas com a buzina para alertar os carros. O esperado aconteceu, um acidente, a viatura se chocou com dois carros ao chegar no local da ocorrência. Normalmente os bombeiros atenderam a ocorrência e infelizmente uma das vitimas o condutor do veiculo saveiro preto faleceu antes da chegada dos bombeiros. Mas voltando para o acidente envolvendo  a viatura dos bombeiros ABS 0101 aconteceu o seguinte: Os policiais ao consultar a placa da viatura MZR 5461 constataram que a mesma não era da viatura e sim de uma CG 125 FAN PRATA ano 2008 do município de Brasiléia de propriedade do senhor GEVAILTON TOLENTINO LEONARDO. A TEN que atendeu a ocorrência disse ao senhor na época MAJ GUNDIN que a viatura teria que ir para o pátio do DETRAN em virtude da irregularidade, em contrapartida o MAJ que era Superior de Dia disse que a viatura iria para o CORPO DE BOMBEIROS, a TEN por sua vez consentiu em virtude do autoritarismo do oficial bombeiro. Em meados de 2011, três anos depois a TEN Lessa fez uma parte especial ao COMANDANTE GERAL informando que a viatura continuava irregular, nada foi solucionado e viatura continua quebrando galho das guarnições, pois a demais viaturas continuam quebrando e na ultima sexta-feira (29/12/2011) a viatura agora além de estar com a sirene e giroflex com defeito está agora sem placa e atuou como trem de socorro do salvamento servindo para cortar uma arvore a mando do TEN CEL FLORES  na antiga DRE (delegacia de repreensão de entorpecentes) boletim 3095/2011 do SIGO onde foi afirmado no relatório que a arvore foi cortada somente porque a solicitante reclamou que atrapalhava a iluminação da rua”.

Confira o Relatório de Ocorrência






7 comentários:

  1. Quero ver qual vai ser a desculpa do Cel Pires dessa vez...

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber qual é a mentira que vocês TC Flores, Gundim e Roney vão inventar agora, além do Cel Pires que sabia de tudo e não fez nada. Espero que o Governador seja sensato e não coloque nenhum desses no comando ou subcomando. Esses caras Governador fazem cagada sempre e vão sujar seu governo. Abre o olho Tião!

    ResponderExcluir
  3. Essas situações foram passadas para a APRABMAC, mas como eles querem agradar o comando, não fazem nada.

    ResponderExcluir
  4. Esses bombeiros parece que um dia que não tem notícia dos bombeiros não estão felizes, isso é coisa pra se resolver dentro de casa, já viu um médico reclamando do outro na mídia , professor dizendo que o colega é incompetente e outras categorias, imagine se o efetivo fosse grande, todas as notícias do blog seriam dos bombeiros, misericórdia.....

    ResponderExcluir
  5. Está faltando um blogueiro lá dentro.

    ResponderExcluir
  6. Até hoje, praticamente todas as denúncias que foram postadas no blog já eram de conhecimento prévio da atual Diretoria da APRABMAC. Não sabemos o momento da publicação nem a angulação da matéria, própria dos administradores. Mas sabemos a natureza do problema. Nós não somos omissos, sempre estamos em diálogos, críticas mas também sugerindo e solicitando apoio do Comando-Geral. O Blog faz a parte dele, que é jornalística. Nós fazemos a nossa, que é de Gestão, Política e "Sindical", embora não sejamos formalmente um sindicato. Geralmente buscamos antes o viés da negociação através das instituições públicas responsáveis (Comando, Gabinete Civil, Ministério Público, Secretárias de Estado etc.). Sorte é temos várias instituições de defesa dos nossos interesses, cada uma a seu modo. O Blog talvez seja o instrumento que goza da maior liberdade de expressão. Nós da APRABMAC, no interesse do Associado, precisamos ter traquejo político mais refinado. Não podemos corrigir o problema das viaturas, pois somos uma entidade privada, não pertencemos à esfera da gestão pública. Em conversa com o Major BM Batista a esse respeito, dentre muitas informações, o mesmo disse que há um problema na licitação para peças e assessórios. Por uma questão de erro na CPL o objeto "aquisição de assessórios" foi omitido, inviabilizando a compra de material para viaturas. Por outro lado, é público e notório que há anos o CBMAC passa por problemas graves de infra-estrutura, prejudicando a prestação de serviços à comunidade e segurança pessoal dos bombeiros em serviço operacional. Estamos atentos! Mas aceitamos as críticas de bom grado.

    SD BM Abrahão Púpio - Tesoureiro da APRABMAC.

    ResponderExcluir
  7. Só asa arvores que dão frutos é que são apedrejadas, aqueles que nada fazem e nunca fizeram, estão sempre o anoimato e agora querem ser os santinhos, vão trabalhar e mostrar para servem bando de preguiçosos...

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.