Coronel Luis manda instaurar sindicância contra sargento que criticou atendimento da Funsau
Doído por ler no blog 4 de Maio as críticas da sargento Rosa Maria sobre o atendimento da Fundação de Saúde da PM em novembro do ano passado, coronel Luis ordenou a abertura de uma Sindicância Sumária para apurar, preliminarmente, suposto crime de insubordinação, previsto no artigo 166 do Código Penal Militar. De acordo com a solicitação, a sargento teria ferido a hierarquia e a disciplina por ter realizado criticas infundadas contra superior hierárquico.
O processo que transcorreu sob a responsabilidade do tenente W Assis, que atualmente serve na Companhia de Guarda Penitenciária. depois de ouvidas as testemunhas, não se confirmou o crime, mas uma transgressão disciplinar previsto no Anexo I, nº 70 do Regulamento Disciplinar da PM. O parecer será enviado para o comandante da unidade a que serve a sargento para que seja punida de acordo com o enquadramento.
“Publicar ou contribuir para que sejam publicados fatos, documentos ou assuntos policiais militares que possam concorrer para o desprestígio da Corporação ou firam a disciplina ou a segurança” (RDPMAC, Anexo I, Relação de Transgressões nº 70).
O parecer final não agradou em nada a vice-presidente da AME/AC, sargento Maria das Candeias, que saiu em defesa de Rosa Maria.
- O que a Rosa fez foi exercer um direito e eu vi e falei em meu depoimento que o objetivo dela não era criticar um superior hierárquico, mas a prestação de um serviço e ela tem o direito de reclamar ou elogiar já que é uma associada, declarou.
A vice-presidente da AME não está sem razão. De acordo com a Portaria Interministerial de Nº 2, assinada pelo ex-presidente Lula no dia 15 de dezembro de 2010, que estabelece as Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública, os militares estaduais podem se manifestar livremente através de blogs, sites e fóruns de discussões. De acordo com ela, as instituições devem:
“Assegurar o exercício do direito de opinião e a liberdade de expressão dos profissionais de segurança pública, especialmente por meio da Internet, blogs, sites e fóruns de discussão, à luz da Constituição Federal de 1988”.
A mesma portaria publicada também no Diário Oficial da União afirma que as instituições de segurança pública devem “Adequar as leis e regulamentos disciplinares que versam sobre direitos e deveres dos profissionais de segurança pública à Constituição Federal de 1988”. Isso para não acontecer fatos lamentáveis como a de Rosa Maria.
Ao que ficamos sabendo, o processo consistiu no famoso OUVIR E PUNIR. Rosa Maria deveria ser punida exemplarmente para acabar com a críticas à Funsau. Seria melhor o coronel Luis ajudar os militares e os funcionários civis a prestarem um serviço melhor. Reunir os servidores, ouvir sugestões e críticas é um grande passo. Na Funsau existem pessoas muito competentes para isso.
Sim, se tem um decreto, a constituiçao ver esse direito, mesmo assim ela sera punida? nao entendo todas essas normas que nao servem para militares, eu acho que a contituiçao serve para militares estaduais. porque se existe um DIREITO era para se cumprir o que determina as leis maiores. Principalmente nesse caso que se apurou e a conclusao era de absolver a acusada.
ResponderExcluirTem que meter a boca no trombone mesmo, a cooperativa de saúde do bombeiro é outro antro, cabide de emprego, maracutaia, e aguardem o buraco negro nas contas e no caixa quando o presidente largar o osso.
ResponderExcluirPOR ACASO, ELA NÃO É UMA CONSUMIDORA? NÃO É DESCONTADO NADA DO SALÁRIO DELA PRA ESSA ILIBADA INSTITUIÇÃO? TEM QUE SER COMPETENTE PRA FORNECER UM SERVIÇO DE QUALIDADE E NÃO REPRIMIR UMA PESSOA QUE PAGA POR ISSO. CASO ACONTEÇA ISSO É SÓ REPRESENTAR POR ABUSO DE AUTORIDADE.
ResponderExcluirSou do Interior, Meu esposo e contribuinte e quando precisamos dos serviços desta Intituição não ficamos totalmente satisfeitos principalmente com os médicos que atuam ai dentro. Só colocam os vovôs com o pé na aposentadoria para atender os pacientes e quando chegamos lá eles nem olham para nós e perguntam o que você deseja?
ResponderExcluirinacreditavel, um coronel desrespeitar uma Portaria Interministerial de um presidente! esse coronel tambem deveria ser punido com TODO RIGOR, por desrespeitar e não acatar uma ordem de um superior hierarquico!
ResponderExcluirA época da ditadura passou, a da escravidão tbem, será que é racismo? porque a Sgt tem pele morena, foi-se o tempo daquele coronelzinho Jair Tomás que dizia Ouvir e punir, a justiça tem que ser feita, todo militar é associado a policlinica querendo ou não,e é descontado em seus vencimentos todo mês uma mensalidade, devemos usufruir de tudo que precisamos desse fundo de saúde, que na realidade é mau administrado.
ResponderExcluirRailda Roque, sou irmã da sargento Rosa Maria, minha irmã tem 23 anos de serviço prestado a sociedade e estar sofrendo este tipo de tratamento pelo comando desta corporação, um tratamento desumano, minha irmã tem personalidade forte,procura ser justa nas suas ações, seja na vida pessoal ou na vida profissional e tem mais até agora não conseguiu ser atendida naquela unidade de saúde, ela é hipertensa e qualquer coisa que acontecer com ela, nossa familia irá chamar a responsabilidade do ESTADO na JUSTIÇA.
ResponderExcluirO diretor da policlinica, não tem compromisso com o cargo que assumiu, não é porque é o mais antigo que tem quer ser o diretor, tem que ter competência.Fora cornel Luiz.........
ResponderExcluirOi colegas,cadê o Comandante Geral que não torma uma posição em relação a policlinica.Tá vendo tudo e finger que não ver.Comandante pare d dizer amém para o governo e cuide de sua tropa ou peça para sair.
ResponderExcluirConversando informalmente com um policial que trabalha na policlinica, o mesmo disse que o direto nunca fez um reunião para expor suas metas de trabalho naquela unidade, simplesmete chegou pensando que direcionar uma unidade e ter punho de aço(eu mando e tu obedecer).Tenha brio diretor diga não tenho competencia e saia do cargo, assumar sua profissão na odontologia que isso o senhor faz muito bem.
ResponderExcluirApoiada combatente Rosa Maria, mulher guerreira,vc tem uma qualidade que muitos desejam mas essa garra é exclusivamete sua, parabéns por sua derteminação, um caracter que poucos tem, pessoa como você é que faz a história mudar e acontecer.Conte com o nosso apoio.ROSA MARIA 2012!!!!!!!!
ResponderExcluirSe prenderem a Rosa vamos invadir a Policlínica!
ResponderExcluirQue merda é essa? A gente PAGA e não pode reclamar atendimento melhor???
Militarismo de MERDA!
Punam a Rosa e vamos ver a Policlínica invadida!
Ditadura já acabou!
Rosa Maria, quem conhece você sabe que isso não lhe abala, uma pessoa como você que acredita em Deus com toda a sua força, sabe que não a vitória sem lutar.A minha alma espera somente em Deus;dele vem a minha salvação.Só ele é a minha rocha e a minha salvaçao;é a minha defesa;não serei grandemente abalado.(SL62)bjs linda
ResponderExcluirQueremos a volta do coronel Sérgio Lira.kkkkkkkk
ResponderExcluirQueremos a volta do coronel Sérgio Lira.kkkkkkkkkk
ResponderExcluirA constituição diz que, ninguem será obrigado a se associar ou permanecer associado em nenhuma associação.Então por que todos militares são obrigados a serem sócios "ter o desconto no contra-cheque" na policlinica,ou seja,pagar o fundo de saúde?
ResponderExcluirPAU NA NUCA.
Temos que acabar com o quadro de oficial médico; o médico civil é mais barato para o estado e o atendimento melhoraria com certeza, sem contar que acabariamos com a farra dos privilégio de alguns que entraram como combatente e foram apadrinhados para sair mais antigo,simplismente por sendo transferido para a POLICLINICA..
ResponderExcluirPessoal alguém sabe o que ela fez la?
ResponderExcluirAcabar com os Oficiais da policlínica? e se vc sair médico na bolívia, fizer um concurso e passar não deve assumir?
Invadir a póliclínica? esta sonhando companheiro?
todos nós pagamos e devemos exigir um bom atendimento, mas como em qualqur lugar^, não só na PM, com respeito.
Que tem gente mais competente que o atual diretor ningém duvida, por isso existe a AME pra nos representar.
Vamos valorizar a nossa associação
Rosa Maria, estou com vc, o que vc fez foi nada mais do que exercer seu direito de associada. E os serviços da policlinica são uma porcaria, sem falar que as primeiras fichas sempre estão preenchidas mesmo que seus donos nem sempre apareçam. O que vc fez foi exercer a democracia, ou não estamos numa sociedade democrática de direito?
ResponderExcluirRosa, amiga de curso, estou com vc. Se vc cometeu algum crime, qual crime cometeu o diretor da policlinica? O que tem que ser mudado é o sistema de atendimento, nossa policia está aumentando, então também está aumentando o número de associados. E, outra coisa é com relação a falta de um pronto atendimento aos finais de semana. Será que o policial não adoece final de semana? Os policiais merecem atendimento prioritário e diferenciado.
ResponderExcluirPoliciais que servem na policlinica estão pedindo transferência em massa,por causa da falta de compromisso dos médicos e o descauso do diretor, será que estes médicos estão sendo mau remunerados, ou o salário estão atrasado? ou como sempre só pegam profissionais que ninguém quer?
ResponderExcluirNão vamos generalizar pois existem excelentes profissionais na instituicão!
ResponderExcluirNão vamos generalizar pois existem excelentes profissionais na policlinica!
ResponderExcluir